A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Fundação Vale (Rio de Janeiro), lançou esta semana o Projeto de Iniciação à Qualificação Profissional dos Estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Mais de 1.500 jovens e adultos, alunos das Unidades de Educação Básica do Município localizadas nas áreas da Cidade Operária e Itaqui-Bacanga, participarão dos cursos de qualificação.
O secretário de Educação Moacir Feitosa destacou a importância de parcerias que unem o público e o privado com o intuito de fortalecer as políticas públicas. "O objetivo do EJA Profissionalizante é contribuir para o aumento da escolaridade de jovens e adultos maiores de 15 anos que ainda não concluíram a educação básica, oferecendo a eles qualificação profissional. Por recomendação do prefeito Edivaldo, trabalhamos intensamente garantir essa oportunidade para aqueles que, por diversos motivos, tiveram oportunidades diferentes", explicou o titular da Semed.
No lançamento do projeto, o educador Miguel Farah ministrou a palestra "Educação de jovens e adultos – conquistas e desafios". Farah, que está de volta a São Luís depois de 35 anos, quando veio para contribuir com o projeto Mobral, lembrou que a EJA mudou muito ao longo do tempo. "Antes os professores eram leigos, arrebanhados da educação popular", pontuou.
Em sua fala, a representante da Fundação Vale, Andreia Rabetin destacou o trabalho da EJA em São Luís e pontuou que a Educação de Jovens e Adultos vai além do pedagógico. "A EJA de São Luís é feita com alma, fiquei encantada do quanto de emoção e de amor é feito este projeto. Para a Fundação é um orgulho fazer parte deste projeto porque São Luís é referência em Educação para Jovens e Adultos", pontuou.
FORMAÇÃO
Ainda como parte do projeto "EJA Profissionalizante", aconteceu também uma oficina de co-criação voltada para a captação de parceiros, pouco antes do lançamento do projeto. Foram convidadas cerca de 40 empresas e instituições que, de alguma forma, trabalham com a profissionalização de jovens e adultos.
"Foi um momento de apresentação do projeto, com o objetivo de buscar parcerias que possam somar com o trabalho que estaremos desenvolvendo com os estudantes a partir de agosto", explica Áurea Borges, Superintendente da Área de Educação de Jovens e Adultos da Semed.
Antes do início dos cursos para os estudantes, haverá uma formação específica para os gestores, professores e coordenadores pedagógicos das escolas que participarão do projeto. Haverá a formação inicial com oficinas específicas para cerca de 130 gestores, professores e coordenadores pedagógicos.
Os professores da rede que participarão das oficinas de formação desenvolverão um trabalho de orientação e estímulo vocacional em sala de aula, junto aos estudantes. Estes mesmos estudantes estarão inseridos em um dos cursos de iniciação à qualificação profissional que será oferecido, a partir de agosto, pelo Projeto EJA Profissionalizante – Turismo ou Logística. Eles preencherão uma ficha de participação e terão que optar por um dos cursos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário