terça-feira, 14 de junho de 2016

Programas de pós-graduação colocam a UFMA na liderança entre as IES do MA

 
SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) é a Instituição de Ensino Superior (IES) que mais oferta Programas de Pós-Graduação em todo estado do Maranhão. Até 2007, a UFMA tinha somente 12 cursos de Mestrado e um Doutorado (Políticas Públicas). A partir de 2008, a UFMA experimentou uma expansão sem precedentes na Pós-Graduação. Atualmente são oferecidos 35 cursos de  Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em nível de mestrado e 9 cursos de Doutorado. 
 
O quantitativo de Programas de Pós-Graduação da UFMA é bastante representativo, observando-se a oferta de Mestrados e Doutorados por áreas de conhecimento, são: 12 cursos nas áreas de Ciências Sociais e Humanas, 13 na área da Saúde e Biológicas, 11 na área de Ciências Exatas e 1 na área de Ciências Agrárias. Ao todo, são ofertados na UFMA 44 cursos, sendo:
 
  • 27 Mestrados Acadêmicos (Políticas Públicas, Ciências Sociais, Saúde Coletiva, Engenharia de Eletricidade, Física, Odontologia, Ciências da Saúde, Educação, Química, Saúde e Ambiente, Saúde do Adulto e da Criança, Biodiversidade e Conservação, Cultura e Sociedade, Matemática, Ciência da Computação, Desenvolvimento Socioeconômico, História, Enfermagem, Psicologia, Ciência Animal, Direito e Instituições do Sistema de Justiça, Design, Ciência dos Materiais, Letras, Ensino de Ciências e Matemática, Oceanografia e Educação Física, este último recentemente aprovado pela CAPES e com início previsto para o segundo semestre/2016);
  • 2 Mestrados Profissionais (em Energia e Ambiente e Gestão de Ensino da Educação Básica);
  • 6 Mestrados Profissionais em Rede (Rede de Nordeste de Formação em Saúde da Família – RENASF, Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Mestrado Profissional de Artes em Rede Nacional – PROFARTES, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNEPF, Mestrado Profissional em Rede em Saúde Coletiva e Mestrado Profissional em Rede em Filosofia);
  • 7 Doutorados da instituição (Políticas Públicas, Ciências Sociais, Saúde Coletiva, Engenharia de Eletricidade, Física, Odontologia, Ciências da Saúde;
  • 2 Doutorados em Rede (Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO e Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal – BIONORTE).
Vale ressaltar que no dia 3 de março de 2016, a UFMA ganhou mais um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, o Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF). O Mestrado Acadêmico foi aprovado pela CAPES durante a 162ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).
 
Esse ano a PPPGI encaminhou oito propostas na Apresentação de Propostas de Cursos Novos (APCN 2016) a CAPES:
 
a) Mestrado Acadêmico – Programa de Pós-Graduação em Letras (Campus Bacabal), Programa de Pós-Graduação em Geografia, Programa de Pós-Graduação em Biociências (Campus Chapadinha), Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais (Campus de Pinheiro) e Programa de Pós-Graduação em Filosofia;
 
b) Doutorado Acadêmico – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto e da Criança e Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
 
Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Vice-Reitor da UFMA, professor Fernando Carvalho Silva, com o Programa de Qualidade (PROQUALI), a pesquisa, pós-graduação e inovação da universidade avançaram muito nos últimos anos. “A UFMA, com seu grande número de cursos de pós-graduação, é a principal responsável  pelos indicadores científicos e tecnológicos do estado, assim como pela formação de recursos humanos qualificados, que estão atendendo as demandas das diversas instituições de ensino no Maranhão", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário