quarta-feira, 27 de julho de 2016

Frente Parlamentar discute segurança pública na região de Balsas

 Frente Parlamentar discute segurança pública na região de Balsas
Para discutir a problemática da segurança pública na região de Balsas, os deputados Júnior Verde (PRB) e Zé Inácio (PT), integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública e Privada da Assembleia Legislativa, participaram na noite de ontem, 14, de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Balsas. A solicitação foi feita pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Tião Saraiva (PRB).
Também presentes o comandante interino do 4º Batalhão da PM, major Gilberto Coelho Brito; o coronel Eneilson; o comandante do Corpo de Bombeiros, major Mendes; o comandante da Guarda Municipal, sargento Eugênio; o delegado regional de Balsas, Fagno Vieira; o representante da Diocese de Balsas, Fábio, além de empresários, educadores, vereadores e demais membros da comunidade.
Durante a audiência foram discutidas questões referentes ao roubo de cargas dos caminhões que transportam soja, milho, adubos e defensivos agrícolas das fazendas da região, bem como roubos e furtos de motos e assaltos a residências.
De acordo com o delegado Fagno Vieira, por ser uma região limítrofe com os estados do Piauí, Tocantins e proximidades da Bahia, a cidade de Balsas acaba sendo rota de tráfico de drogas; transporte de madeira ilegal, bem como para a prática de outros delitos. Segundo ele, existe uma intensa troca de informações entre a Superintendência de Investigação Criminal e a Polícia do Piauí, bem como com a população, para inibir a prática dos crimes.
“Essa é uma região limítrofe, então aqui acaba sendo uma rota para a prática de crimes. Todos esses fatores somados influenciam esses tipos de delitos. Mas nós temos feito um trabalho ostensivo em parceria a SEIC e a Polícia Civil do Piauí”, afirmou o delegado Fagno Vieira.
Mais investimento
Os deputados Júnior Verde – presidente da Frente Parlamentar –  e Zé Inácio ressaltaram os problemas na segurança pública que atinge todo o país, em especial no Maranhão. Zé Eles também destacaram os encaminhamentos que serão feitos a partir daquela audiência. “O problema da segurança pública afeta todo o país e, o Maranhão, está entre os estados que tem uma deficiência na estrutura das Polícias Militar e na Civil. O sistema está desestruturado há anos; o quadro atual é em decorrência da falta de apoio”, afirmou Zé Inácio, enfatizando que é preciso investir no armamento, no aumento do número das viaturas e motos e na estrutura pessoal, com a realização de concurso tanto na PM como na Civil.
Zé Inácio enfatizou ainda que a questão da segurança pública é estrutural e não se resolve de um dia para o outro. Disse que é preciso um tempo para se colocar em prática ações que possa efetivamente, trazer mais segurança para a população. “Aqui é uma das regiões onde tem o menor número de crimes, mas, ainda assim, a população clama por mais segurança e por mais homens da PM e da Civil. Nós estamos aqui para mostrar que a Assembleia Legislativa não só se envolve, como também vai tirar importantes encaminhamentos”.
“Nós vamos fazer os encaminhamentos para o governador Flávio Dino e ao secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela para que possamos atender as demandas da população”, afirmou Júnior Verde ao enfatizar a importância daquela audiência pública que, segundo ele, teve como objetivo fazer a interação e a participação de todos no combate à violência na região de Balsas.
Júnior Verde também afirmou que em audiência com Flávio Dino onde foram tratados assuntos como assaltos a bancos e a ônibus, tanto na capital como nos municípios maranhenses, o governador disse que no máximo em 60 dias vão ser enviadas mais de 200 viaturas para os municípios. “Eu não tenho dúvidas que essa audiência vai levar os encaminhamentos ao governador que é um entusiasta da segurança pública”.
Mais estrutura
O presidente da Câmara Municipal, vereador Tião Saraiva parabenizou os comandos da PM e da Civil pelo trabalho que estão realizando na região. Ele também fez agradecimentos pela presença dos deputados. “Estamos realizando esta audiência pública no intuito de trazer melhor estrutura para a Polícia Militar, principalmente, viaturas e motocicletas. Também precisamos de mais policiais para dar mais segurança à nossa população”, afirmou Tião Saraiva, enfatizando que a expectativa é que o governador Flávio Dino e o secretário Jefferson Portela atenda as reivindicações.
Dificuldades
Em visita ao 4º Batalhão da Polícia Militar, os deputados Júnior Verde e Zé Inácio conversaram com o major Gilberto Brito Coelho que está respondendo interinamente pelo comando. Na ocasião, foram expostas as dificuldades encontradas para inibir o índice de criminalidade na região. O pequeno número de efetivo e de viaturas são os principais problemas encontrados: são 355 policiais militares, sendo, 160 em Balsas e, 295 policiais para atender 13 municípios da região. O Batalhão também conta com apenas quatro viaturas e três motos para atender a população dos 14 municípios de cobertura do Batalhão.
“Nós precisamos de, no mínimo, dez viaturas e seis motos para atender a população”, afirmou o major Gilberto, frisando que o maior número de ocorrência na região é assalto a mão armada, tráfico de drogas e roubo de aparelho celular. “Aqui na sede – Balsas, nós damos conta do trabalho, mas, no destacamento, não”, afirmou o major.
Assaltos
O caminhoneiro Ailton Oliveira, do Estado de Sergipe, disse que a segurança pública na região é péssima. “A segurança aqui é péssima. Aqui não tem segurança de nada. Vários colegas já foram assaltados pelos malandros que levam desde a carga a pertences pessoais.
A vendedora de Geni Souza Tavares que há 15 dias teve a sua moto Fan 150 furtada foi até a delegacia verificar se a mesma tinha sido recuperada, mas não obteve l. “Eu vim até o pátio da delegacia para conferir se a minha moto tinha sido recuperada mas, infelizmente, não está aqui”, disse a vendedora. Ela enfatizou ainda que é grande o índice de roubos e furtos de motos na cidade. “A violência está muito grande. A gente trabalha e passa muito tempo para adquirir um bem ai vem o malandro e leva o que nós batalhamos para conseguir. Eles estão tomando conta da cidade. Nós não temos segurança”, acentuou Geni Souza.
Encaminhamentos
Durante a audiência pública foram feitas várias reivindicações, dentre elas estão: o aumento do efetivo e viaturas para a Polícia Militar; o aumento do efetivo da Polícia Civil para Balsas, que hoje conta com apenas nove investigadores; a instalação de três delegacias de Polícia Civil, visto que a cidade de Balsas possui apenas três delegacias. Também foi pedido patrulhas rurais para atender os municípios da região.
“Aqui existe apenas três delegacias; seria necessário pelo menos mais três delegacias para dar conta da demanda, pois a gente trabalha no limite”, afirmou o delegado Fagno Vieira, destacando também a ausência de polícia técnica na regional.
O major Mendes, comandante do Corpo de Bombeiros, reivindicou uma sede própria para a corporação para que possa melhorar a execução dos serviços. Hoje a Guarda funciona em um prédio cedido pela Prefeitura Municipal de Balsas. O comandante da Guarda Municipal, sargento Eugênio pediu o apoio dos deputados no sentido de ajudar no aparelhamento bem como na qualificação dos guardas municipais.
“A população de Balsas e região pode esperar que os encaminhamentos vão ser enviados ao governador Flávio Dino e ao secretário Jefferson Portela. Além disso, também vamos fazer audiência com eles para trazer mais demandas para a região”, finalizou Júnior Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário