segunda-feira, 11 de julho de 2016

Governo reúne órgãos para garantir a comercialização de produtos da agricultura familiar

O programa tem como finalidade a aquisição direta de produtos da agricultura familiar. Foto: Divulgação
 
O Sistema SAF apresentou na última quinta-feira (7) o Programa de Compra da Agricultura Familiar (Procaf) para órgãos do Estado. O programa tem como finalidade a aquisição direta de produtos da agricultura familiar in natura ou manufaturados de agricultores familiares ou de suas organizações sociais rurais e urbanas.
Além de fortalecer a agricultura familiar e aquecer a economia, o Procaf dispensa licitação para aquisição dos produtos e ainda promove o fortalecimento da segurança alimentar, considerado um gargalo das famílias que vivem em estado de pobreza e extrema pobreza.
Para o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Danilo dos Santos, o programa é importante porque é uma forma de fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado.  “Nós da Seap temos uma demanda enorme, em torno de 32 mil refeições por mês, e sabemos que temos um potencial muito grande de ajudar o Governo do Estado a alavancar essa política de fomento da agricultura familiar. Então a proposta hoje foi vir conhecer, dar ideias, discutir e propor junto à SAF que está engajada nessa política, dar o pontapé inicial e efetivamente tirar do papel esse desenvolvimento para a agricultura familiar do Maranhão”.
O secretário Adelmo Soares, da Secretaria de Agricultura Familiar, pontuou que o Procaf é mais uma oportunidade que o Governo do Estado proporciona ao agricultor familiar. “Quando o Governo se disponibiliza como comprador, ele coloca tanto a pesquisa como garantia de acompanhamento da produção, com tecnologia e orientação técnica à disposição do agricultor familiar. Assim que a produção se firmar e o nosso agricultor adquirir credibilidade, nós vamos conseguir tirar o Maranhão desse patamar de fome”, disse.
O programa tem como finalidade a aquisição direta de produtos da agricultura familiar. Foto: Divulgação
 
De acordo com Gerson Pinheiro, secretário de Estado da Igualdade Racial, (Seir) a importância está na segurança que o agricultor terá com a garantia da comercialização da sua produção. “Hoje uma das maiores preocupações do agricultor é produzir e depois não saber como escoar essa produção, então quando o Governo cria um mecanismo como o Procaf o agricultor acaba sendo incentivado, o que também acontece nos quilombos e outras áreas”, explicou.
Com o Programa de Compra da Agricultura Familiar poderão ser beneficiados unidades da rede socioassistencial, programas e projetos e ainda escolas e casas familiares rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário