O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), realizou durante toda a Expoimp, uma vasta programação de palestras, capacitações e ações de educação sanitária, atingindo um público de mais de 500 pessoas, entre produtores, técnicos e estudantes da rede pública.
De acordo com o subsecretário da Sagrima, Edjahilson Souza, “o Governo do Estado tem apoiado e participado das feiras agropecuárias, inclusive a Expoimp, uma das maiores do estado e vem realizando um intenso trabalho de capacitação e de educação sanitária, além das ações previstas no programa Mais Produção, com fortalecimento das cadeias produtivas”, disse.
A programação foi realizada no “Espaço de Todos Nós”, em parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Entre as palestras proferias, estão outorga de água, uso correto e seguro de defensivos agrícolas e a devolução de embalagens vazias de agrotóxicos e o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose.
Para Samuel Vale, a palestra sobre vacinação abriu uma nova perspectiva de futuro. “Muito boa a palestra; já conhecia um pouco de aftosa e de brucelose e os riscos que haviam e aprendi mais. Vamos levar o que aprendemos aqui para as outras pessoas e agora quero aprender mais sobre vacinação e me cadastrar com um veterinário como vacinador”, ressaltou.
Já o público infanto-juvenil participou do projeto Fazendo Educação, da Aged, com teatro de bonecos e palestras de educação sanitária. Estudantes da rede pública dos municípios de São Francisco do Brejão, Senador La Rocque, Davinópolis, João Lisboa, Imperatriz e Ribamar Fiquene puderam aprender, entre outros temas, sobre prevenção e combate a doenças que afetam o gado e sobre o uso adequado de defensivos agrícolas.
Encerramento a participação do governo na Expoimp no sábado, a programação da Sagrima foi dedicada à cadeia produtiva do leite, com reunião com produtores para apresentar as ações previstas e em andamento do
Programa Mais Produção nas regiões Tocantina e do Médio Mearim, além de palestras sobre brucelose e tuberculose.
Luís Alves Correia, que há 25 anos cria gado de leite em São Francisco do Brejão, ressaltou a atenção que o Governo do Estado vem dando a essa cadeia produtiva. “Essas palestras e ações são muito necessárias e foram muito proveitosas, principalmente para quem é pequeno. Agradecemos muito a palestra e a atenção do nosso governador com o desempenho da nossa pecuária e, se Deus quiser e com atuação da equipe de governo, nosso produto vai ser mais valorizado”, observou.
Ações na cadeia produtiva do leite
Entre as iniciativas do Programa Mais Produção voltadas para a cadeia de leite e derivados que foram apresentadas na Expoimp 2016, estão a revisão tributária do setor, aquisição de tanques e caminhões de resfriamento e ordenhadeiras mecanizadas e melhoramento genético dos rebanhos.
Além disso, se inicia ainda este ano a assistência técnica e gerencial (ATEG)a 650 propriedades nas regiões Tocantina e Médio Mearim, por meio de convênio com o Senar, em que o Governo do Estado investiu quase R$ 4 milhões para a oferta de ATEG nas cadeias de hortifruticultura, leite e derivados, carne e couro, arroz e aquicultura
O projeto será implantado pela Sagrima e o Senar, envolvendo as demais secretarias componentes do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (SEPAB), e parceiros como o Sebrae, secretarias municipais de Agricultura, instituições financeiras, sindicatos de trabalhadores rurais e instituições de ensino.

Nenhum comentário:
Postar um comentário