Prestes a encerrar mais uma edição, os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), registraram novas marcas em 2016 e continuam a levar o legado do esporte para estudantes de todas as partes do estado. Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), com o tema “Viver o sonho olímpico, você também pode!”, a 44ª edição da tradicional competição maranhense atingiu novos recordes em 2016, oferecendo para milhares de atletas, estruturas dignas de alojamento, alimentação, saúde, transporte, lazer e cultura.
Em aproximadamente quatro meses de realização das etapas municipal/metropolitana, regional e estadual, os jogos receberam 75 mil alunos, de 12 a 17 anos divididos entre as modalidades infantil e juvenil. Ao todo, 1.600 escolas de 83 municípios disputaram desde a etapa municipal, passando pelo regional, até a estadual, nas modalidades Atletismo, Badminton, Basquete, Beach Soccer, Capoeira, Ciclismo, Dama, Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Jiu-Jitsu, Judô, Natação, Tae-Kwon-Do, Tênis de Mesa, Karatê, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez, nas categorias masculino e feminino.
Entre as melhorias oferecidas aos atletas pelo Governo do Estado nas últimas edições, alojamento, cardápio variado com assistência de uma equipe de nutricionistas e transporte foram os que mais se destacaram. O secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, explica que as melhorias foram propostas pelo governador Flávio Dino. “Em mais uma edição, conseguimos cumprir as metas estabelecidas pelo próprio do governo Flávio Dino e melhoramos as ofertas de alojamento, alimentação, saúde, transporte, lazer e cultura dos jovens atletas maranhenses, a fim de garantir condições mais dignas aos jovens do interior do estado e a qualidade das disputas nos jogos”, afirma Jardim.
Na edição de 2016, foram organizados três grandes centros de alojamento para vivências dos atletas maranhenses, sendo no Parque Folclórico, da Vila Palmeira; no Estádio Castelão e no Centro Social dos Servidores do Maranhão (Ipem). Os espaços foram preparados para abrigar os jovens de forma confortável e digna, garantindo segurança, higiene e conforto dos esportistas. Com a convivência, os jovens atletas ainda puderam trocar experiência com atletas de vários lugares do estado.
Para garantir o bom condicionamento físico dos atletas dos JEMs, o Governo do Estado montou uma Clínica de Fisioterapia equipada com equipamentos modernos e uma equipe de especialistas da área, oferecendo assistência e continuidade nos tratamentos.
Sobre o legado dos jogos para atletas envolvidos, o secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, destacou o incentivo em praticar esporte e seguir na vida esportiva e as oportunidades de intercâmbio de conhecimento entre os jovens e suas comissões técnicas. “Por meio dos JEMs, o governo promove o intercâmbio entre os atletas de todo estado, trocas de experiências e vivência esportiva cultural e de lazer, tão fundamentais para sua formação. Aqui também mostramos que o Estado reconhece o trabalho de nossos jovens atletas e incentiva a continuidade e profissionalização de suas carreiras no esporte”.
Conhecimento dividido
Visando o aprimoramento técnico e a elevação do nível de conhecimento de equipes técnicas e atletas, a organização do JEMs realizou as ‘Clínicas Esportivas’, palestras ministradas pelos principais destaques do esporte educacional brasileiro. Conversaram com os jovens maranhenses nomes como o da professora Florência Rodrigues, que foi técnica da seleção brasileira de Ginástica no Campeonato Sul-Americana de 2015; professor Gustavo de Sousa, técnico do basquete feminino da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Marcelo Lima, treinador do Centro de Excelência Esportiva do Governo do Estado de São Paulo e do Clube de Atletismo BM & FBovespa; e do professor Flávio Cabral, especialista em Luta Olímpica; Rani Yahya, sobre Jiu-Jtsu.
Esporte e Cultura
Depois de darem o máximo nas competições, os jovens que participaram dos jogos também tiveram momentos de descontração promovidos pelo Governo do Maranhão. O projeto ‘Agita JEMs’, contou com programação de passeios, apresentações culturais e atividades educacionais que envolveram cerca de três mil atletas que vieram a São Luís para a etapa estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário