O Grupo Plantec, especializado em atividades de produção, beneficiamento e comercialização de tomates, foi recebido pelo governador Flávio Dino na tarde desta quarta-feira (30), no Palácio dos Leões. Durante a reunião foi debatido o início das atividades da empresa no Maranhão, previstas para o primeiro semestre de 2017, no município de Nova Colinas.
De acordo com o governador Flávio Dino, a atração de agroinvestimentos como esse atende a uma das diretrizes de governo, que é a substituição de importações. “Precisamos diversificar e verticalizar as cadeias produtivas, além de integrar os pequenos produtores. A chegada da empesa vai ajudar muito a população de Nova Colinas, um município muito importante para nós”, disse.
Estima-se que a instalação do grupo no Maranhão possa gerar, em um prazo de dois anos, mais de 400 empregos diretos. Há, ainda, a possibilidade de se iniciar a produção não somente de tomate, como de repolho, pimentão, pepino e brócolis.
Vanderlei Cesconetti, da Plantec, avaliou positivamente as conversas com governo estadual. “A gente sente que há bastante interesse não só nosso, como do Estado também. Conversamos bastante e só temos que fechar os últimos detalhes. Agora é trabalhar!”, disse.
A articulação entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e a empresa, originária do Espírito Santo, vem acontecendo desde maio e agora envolve, também, o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) e a Prefeitura de Nova Colinas.
O secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, conheceu as instalações da Plantec em junho e avalia que a vinda da empresa para o Maranhão é um grande avanço para o setor agropecuário do estado. “A empresa já fornece mais de 10 mil caixas de tomate a supermercados maranhenses. Com a instalação de unidades de produção no nosso estado, essa produção passa a ser maranhense, diminuindo o preço para o consumidor e gerando emprego e renda”, destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário