segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

UFMA e cineastas locais definem ações para divulgação da memória dos 40 anos do Festival Guarnicê de Cinema

 
 
A Universidade Federal do Maranhão (Ufma) disponibilizará às crianças, jovens e adultos a oportunidade de viajarem ao passado para conhecerem as primeiras técnicas de produção local e filmes, realizados por cineastas maranhenses, nas décadas de 70 e 80. Uma exposição fotográfica, mostra de filmes e lançamento literário vão contar um pouco dessa história durante a festa dos 40 anos do Festival Guarnicê de Cinema, de 02 a 10 de junho, em São Luís (MA),
O Guarnicê é uma promoção da Ufma, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce), com apoio da Fundação Sousândrade (Fsadu), TV UFMA, Gráfica Universitária e Universidade Fm. Em reunião recente realizada na sede da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), na Cidade Universitária Dom Delgado, realizadores maranhenses de todas as gerações e a equipe de trabalho da Ufma definiram as principais ações que serão realizadas.
Participaram da reunião o assessor especial da Reitoria, Prof. Dr. Antônio Luiz Amaral Oliveira, representando a reitora Nair Portela; a Pró-Reitora de Extensão, Profª. Drª. Dorlene de Aquino; a diretora do Dac, Fernanda Santos Pinheiro, coordenadora geral do festival, os coordenadores de núcleos de atividades do Dac, Saulo Simões (Visuais), e Maria do Carmo Nunes (Literárias e Musicais) e da equipe técnica do Dac, Taís Nunes, José Guterres, Cleide Carneiro, Leandro Reis, Iris Regina, Teresinha Smith e Paulo Beltrão.
Também participaram da reunião os ex-diretores do Dac, professores Mário Cella, Nerine Lobão e Euclides Moreira Neto, todos ex-coordenadores do festival, e ainda os realizadores Murilo Santos, Joaquim Haickel, Ivan Sarney, João Ubaldo, José Maria Eça de Queiroz, atual presidente da ABD-MA, Arturo Saboia, Marcos Ponts e Bruno Gouvêia.
Em seu pronunciamento, o assessor Antônio Luiz Amaral parabenizou a todos por somar esforços com a UFMA na preservação e valorização da memória e história do Festival Guarnicê de Cinema. “Parabenizamos a todos por esta iniciativa de ampliar, preservar e divulgar a memória do Guarnicê”, disse o assessor. E complementou, agradecendo a dedicação de todos “em contribuir e construir com a Ufma a memória do festival”, disse Pereira.
A pró-reitora Dorlene de Aquino afirmou que fazer cinema é proporcionar momentos mágicos às pessoas e agradeceu a todos os presentes “por fazerem parte da memória do nosso cinema e escreverem a história do Guarnicê”, disse a pró-reitora. Fernanda Pinheiro também agradeceu aos realizadores, professores, servidores e colaboradores que vêm ajudando a formatar o Festival e enfatizou que, “com este trabalho de resgate da memória do Guarnicê, a UFMA está reaproximando todos os realizadores maranhenses do festival”.
Durante a reunião foram apresentadas ainda propostas de programação visual para o festival e anunciado o nome de Eduardo Valente como o curador oficial do Festival. Joaquim Haickel colocou a disposição dos trabalhos o acervo, instalações e serviços do Museu da Memória Áudio Visual do Maranhão (Mavam) da Fundação Nagib Haickel. Ao final, ficaram definidas duas comissões temáticas que serão responsáveis pela disponibilidade dos acervos pessoais dos realizadores e produção de artigos assinados por realizadores locais, destacando a importância do Festival e o que representa o Guarnicê na vida profissional e pessoal do realizador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário