quinta-feira, 30 de março de 2017

Embalagens de agrotóxicos são recolhidas pela Aged em Balsas

 
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) iniciou, na terça-feira (28), em Balsas, uma ação de fiscalização para combater o descarte indevido de embalagens vazias de agrotóxicos em propriedades da zona rural no município. A ação aconteceu depois de denúncia no escritório da unidade da Agência nesse município do sul do Maranhão.
Na propriedade rural denunciada, localizada no povoado São Cristóvão, na BR 230, foram encontradas 145 embalagens de agrotóxicos vazias, descartadas irregularmente sem realizar a tríplice lavagem e em desacordo com a orientação do fabricante. Desse total, 117 foram encontradas em um açude que abastece o riacho Tanque, que é utilizado por diversas famílias que residem nas proximidades. Outras 28 estavam na sede da propriedade, sendo reutilizadas para armazenar sabão líquido.
 
O proprietário, já identificado, será autuado por descarte irregular de embalagens vazias de agrotóxicos e responderá processo administrativo, além de ser multado no valor de R$ 4.256. As embalagens apreendidas foram recolhidas pela Associação de Revendedores de Insumos Agrícolas de Balsas (Ariab) para incineração. A ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, que participou da fiscalização garantindo a segurança aos fiscais da Aged-MA e funcionários da Ariab.
Para o chefe da Unidade Regional da Aged-MA em Balsas, Eugênio Pires, a operação fortalece as ações que tem como objetivo combater crimes ambientais com agrotóxicos em propriedades rurais no sul do Maranhão e prevenir a população da região de contato com resíduos tóxicos. “Essas embalagens de agrotóxicos apreendidas estavam na propriedade rural e no açude que abastece um riacho conhecido na região, que é fonte de água para inúmeras famílias ribeirinhas; estavam com resto de produtos químicos, podendo causar consequências sérias para a saúde humana e para o meio ambiente”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário