Uma das principais dificuldades dos pequenos agricultores para a aquisição de crédito junto aos bancos é a falta da titulação da propriedade ou do termo de concessão de uso da terra. Essa era uma das principais demandas dos produtores do Agropolo da Ilha, que começa a ser atendida agora pelo Governo do Estado.
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), executora do Programa Agropolos, reuniu-se com o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) para iniciar as ações de regularização fundiária nas mais de 150 propriedades que são Unidades de Referência Produtiva (URPs) nosmunicípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, que compõem o Agropolo da Ilha.
O trabalho será iniciado por propriedades de São Luís, com as etapas de regularização cadastral e georreferenciamento. A demanda por regularização fundiária surgiu durante a reunião do comitê gestor do Agropolo, realizada no início do ano. O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís, Ivaldo Rodrigues, ressaltou a relevância da medida para o setor produtivo do município. “A ação é extremamente importante para os nossos produtores, pois eles terão a legalização do terreno onde plantam e tiram seu sustento e também para nós, nessa parceria que temos com o Governo do Estado”, disse.
No início desta semana, o Agropolo da Ilha, primeiro a ser implantado, recebeu um caminhão refrigerado para transporte das frutas e hortaliças produzidas pelas URPs e 30 agricultores receberam kits de irrigação por aspersão ou gotejamento, para incremento da sua produção. Esses equipamentos se somam às ações de assistência técnica e gerencial, distribuição de insumos, como biofertilizante e sementes e implantação de tecnologias sustentáveis como sistemas experimentais de captação de energia solar, implantados nos municípios de Raposa e São José de Ribamar.
“Nossos produtores têm muita vontade de crescer e essa determinação, unida com a assistência técnica e de gestão, estão gerando resultados muito positivos aqui na Ilha e, em breve, nos outros noveagropolos que estão sendo implantados. O Governo do Maranhão está elevando o patamar tecnológico dos pequenos produtores e inserindo-os no agronegócio, num ciclo de geração de emprego e renda”, destacou o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário