quarta-feira, 22 de março de 2017

Matemático francês, renomado mundialmente, fará palestra no Colóquio do CCET


SÃO LUÍS – Nessa quinta-feira, 23, o Colóquio do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) terá, em sua programação, a palestra do professor, Étienne Ghys, da École Normale Supérieure de Lyon. Ghys é um renomado matemático francês, reconhecido por suas pesquisas em sistemas dinâmicos, topologia e geometria, além de ter notoriedade por ser um dos colaboradores na escolha do vencedor do Prêmio Nobel de Matemática. O evento ocorrerá no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI), localizado no prédio da Biblioteca Central, às 16h.
Ghys é considerado por muitos como um dos melhores divulgadores da matemática no mundo. Este fato foi comprovado em 2015, quando foi o ganhador do Clay Award for Dissemination of the Mathematical Knowledge, concedido pela Clay Mathematics Institute.
Atualmente, é diretor de pesquisa do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e já foi plenarista do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), principal evento da área. Na última edição desse evento, em 2014, em Seul, Coreia do Sul, foi o escolhido para dar uma palestra explicativa do trabalho do matemático brasileiro Artur Ávila, ganhador da medalha Fields naquele ano. Conhecida como Medalha Internacional de Descobrimentos Proeminentes em Matemática, essa honraria é concedida no Congresso da União Internacional de Matemática a matemáticos com idade até 40 anos.
Para o Colóquio do CCET, Étienne Ghys fará palestra com o título “Três bolas matemáticas", em que explanará, didaticamente, notórios experimentos e estudos sobre a geometria de circunferências, como o experimento do matemático do século XIX Pafnuty Chebyshev, teoremas que envolvem a bola da Copa do Mundo de futebol e teorias desenvolvidas pelo Nobel de Matemática de 2015, John Nash

Nenhum comentário:

Postar um comentário