quinta-feira, 23 de março de 2017

NeÁfrica oferece curso de aperfeiçoamento em Estudos Afro-Brasileiros e Étnico-Raciais

SÃO LUÍS – O Núcleo de Estudos África e Sul Global (NeÁfrica), grupo vinculado à Universidade Federal do Maranhão e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), promoverá, entre abril e novembro de 2017, o Curso de Aperfeiçoamento “Relações Étnico-Raciais, História e Cultura Africana e Afro-brasileira”, com carga horária de 180 horas, de modo presencial.
O curso será ministrado por professores universitários e é gratuito. Será composto por aulas públicas da XVIII Fábrica de Ideias, que ocorrerá entre os dias 27 a 31 de março, no Auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEMA, localizado na rua da Estrela, 472, Centro Histórico, e também por seis módulos que serão ministrados aos sábados, das 8h às 18h, na Cidade Universitária.
O curso é composto pelos seguintes módulos: “Educação e Relações Étnico-Raciais I”, “Educação e Relações Étnico-Raciais II”, “Estudos Africanos I”, “Estudos Africanos II”, “Estudos Afro-brasileiros I” e “Estudos Afro-brasileiros II”. O público-alvo são professores e demais profissionais da educação.
O aperfeiçoamento é apoiado pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Sepir) e Governo Federal. As inscrições só poderão ser feitas, das 17h às 19h, entre os dias 27 a 31 de março de 2017, no Prédio de Arquitetura e Urbanismo da UEMA, com os seguintes documentos: cópia do RG e CPF, comprovante de residência e comprovante de vínculo empregatício.
Durante as aulas públicas da XVIII Fábrica de Ideias, os interessados em participar do curso de aperfeiçoamento "Relações Étnico-Raciais, História e Cultura Africana e Afro-brasileira" deverão participar de, no mínimo, cinco dessas aulas públicas, que serão o pré-requisito para cursar os módulos seguintes do curso de aperfeiçoamento.
As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cursodeaperfeicoamento2016@gmail.com.
Mais informações
O seminário Fábrica de Ideias foi iniciado em julho de 1998. Tem sido reconhecido como experiência única no mundo acadêmico, no sentido de sua contribuição ao debate, em nível de pós-graduação, e a formação de redes entre docentes e estudantes das mais variadas regiões e países do mundo, principalmente entre os países da América Latina e da África.
Trata-se de um seminário intensivo constituído por aulas expositivas, grupos de estudos e leitura, palestras e seminários temáticos, bem como aulas e conferências abertas ao público. Sua primeira edição ocorreu no Centro de Estudos Afro-Asiáticos (CEAA) da Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro.
Em 2002, o curso transferiu-se para o Centro de Estudos Africanos e Afro-Orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia, com realização em Salvador e Cachoeira. Em 2015, o seminário ocorreu em Lisboa. Nos últimos 17 anos, a Fábrica de Ideias tem tido como palestrantes alguns dos principais pesquisadores e estudiosos do campo dos estudos étnico-raciais e africanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário