O Governo do Maranhão, por meio da Agência Executiva Metropolitana, assinou, na manhã desta sexta-feira (19), em Paço do Lumiar, um decreto que oficializa a criação de um grupo de trabalho para elaboração do memorial do município, tombamento da Vila de Paço como patrimônio histórico e elaboração do projeto do Santuário de Nossa Senhora da Luz. Além do presidente da Agem, Pedro Lucas Fernandes e Domingos Dutra, prefeito de Paço do Lumiar, a solenidade também contou com a presença de pelo menos 10 vereadores do município, a magnífica reitora da UFMA Nair Portela, representantes da arquidiocese de São Luís, representantes da paróquia de Nossa Senhora da Luz, representantes do consulado de Portugal, Secretários Municipais de Paço do Lumiar, estudantes da rede pública de ensino e grupos culturais do município.
A iniciativa pretende tornar a cidade mais atrativa para o turismo, além de resgatar a história do município, que teve seus primeiros registros em 1620, quando os jesuítas chegaram em terras luminenses, mas só em 1959 através de uma lei estadual, Paço do Lumiar foi levado a condição de Município. Além de resgatar e descrever fatos importantes da história, esse projeto também implica na proteção às manifestações e memória das culturas populares, indígenas e afro-brasileira daquele povo.
O grupo de trabalho será constituído por técnicos da prefeitura de Paço do Lumiar, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estado Maranhão (Uema), Secretaria de Estado da Cultura (Secma), Agência Metropolitana (Agem) e representantes da Arquidioceses de São Luís, Igreja Nossa Senhora da Luz e do Consulado de Portugal. A previsão é que sejam entregues, em seis meses, os projetos que irão colocar em prática.
“É importante a valorização da história de Paço do Lumiar, através do tombamento da Vila. Esse grupo também deverá deliberar sobre a construção do Memorial de Paço e do Santuário de Nossa Senhora da Luz. São ações que terão reflexo extremamente positivo para o turismo religioso não apenas da cidade, mas da grande São Luís. Faremos o que estiver ao nosso alcance, nesta parceria entre prefeitura e governo”, disse Pedro Lucas Fernandes, presidente da Agência Executiva Metropolitana.
“Paço do Lumiar é o quarto município mais antigo do Maranhão, já está mais do que Na hora de tombar nossa vila. Temos um vasto patrimônio histórico, cultural e religioso, que vinha sendo destruído pelos gestores passados. Nada foi feito até agora para dar visibilidade à nossa história e a nossa cultura. Com o santuário vamos colocar Paço no roteiro turístico nacional e internacional”, afirmou o prefeito Domingos Dutra (PCdoB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário