“É o renascimento da ginástica no Maranhão”. Desta forma, a presidente da Confederação Maranhense de Ginástica, Liane Bezerra, definiu a entrega da reforma do Ginásio Rubem Goulart, realizada pelo governador Flávio Dino nesta sexta-feira (26). Localizado no Bairro de Fátima, o local estava há mais de 11 anos com as atividades paradas devido à precariedade da estrutura, e, agora, foi revitalizado e está pronto para o treinamento de novos campeões.
Fundado em 1977, o ginásio da ginástica artística maranhense recebeu o nome em homenagem ao desportista e professor Rubem Teixeira Goulart. Desde então, a estrutura não passou por nenhuma reforma e foi se deteriorando com o tempo, quando, há 11 anos, teve que fechar as portas. Com a mudança, o local está apto para receber dignamente as crianças, com idade a partir de 5 anos, que treinam ginástica no Maranhão.
O governador Flávio Dino destacou a importância de revitalizar um equipamento esportivo de enorme tradição após mais de 10 anos de abandono. “Ficamos felizes de entregar esse equipamento porque é um estímulo para formação de novos atletas no esporte educacional, e, ao mesmo tempo, um estímulo aos atletas de hoje e de ontem”, ressaltou.
O telhado do ginásio, que já tinha desabado por duas vezes ao longo dos anos, passou por revisão completa e blocos de ventilação foram reconstruídos. A calçada e as rampas foram restauradas para possibilitar o acesso de pessoas com deficiência. O piso de madeira foi substituído por uma malha de concreto a pedido da Federação Maranhense de Ginástica (Femag). As salas de apoio e os dois banheiros também passaram por revisão, inclusive hidráulica, com instalação de 16 chuveiros. A parte elétrica também recebeu revisão completa.
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, disse que hoje o Governo do Estado celebra esse reforço de retomar equipamentos esportivos que são importantes, marcantes e tradicionais de São Luís “como esse aqui que é um ginásio que foi construído em 1977, a casa da ginástica”, uma modalidade olímpica que sempre teve tradição, grande adesão e muitos praticantes no Maranhão. “Então é uma grande alegria podermos devolver esse equipamento para a comunidade da ginástica maranhense”, enfatizou.
Além da presidente da Femag, Liane Bezerra, que definiu o momento como um marco histórico para o esporte maranhense, a solenidade de entrega do Rubem Goulart contou com a participação da presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende. “Isso fortalece o nosso esporte. São compromissos importantes na nossa sociedade, e dá oportunidade às crianças”, frisou ela.
Encontro de gerações
“Há 40 anos, quando recebemos esse ginásio, eu era um efetivo professor de ginástica sem as mínimas condições. Então nós ganhamos esse espaço, foi uma alegria muito grande para nós. E produzimos efeitos. O Maranhão se destacou muito na ginástica olímpica. Depois que o ginásio foi desativado, a ginástica do Maranhão praticamente acabou. E como agora o nosso governador está dando de volta o nosso ginásio é uma segunda grande alegria. E eu ainda estou aqui colaborando, ajudando. Estou feliz por isso”, contou professor Dimas.
A nova geração da ginástica maranhense fez várias apresentações no novo espaço durante a solenidade. Com uma estrutura adequada, o multicampeão Júnior da Conceição também era só emoção ao narrar sua história de superação. Natural de Presidente Médici, ele iniciou a carreira sozinho, aos 12 anos, adaptando os aparelhos com materiais como bambu e cela de cavalo e aprendendo as técnicas com vídeos na internet.
Seu dom chegou até a Femag, que investiu na sua carreira. Júnior da Conceição, hoje com 22 anos, passou oito meses realizando treinamento em Goiânia e rumou para Belém, devido a falta de estrutura em São Luís. Após três anos de peregrinação, o ginasta hoje pode voltar à capital maranhense, pois a cidade possui um espaço adequado para o seu treinamento.
“É um grande salto da ginástica maranhense. E para mim é muito gratificante. Vou agradecer ao Governo pelo resto da vida. Faz muito tempo que a ginástica do Maranhão está ocultada. O governador me deu um presente que não tem preço. Vou poder voltar para o meu estado, treinar, competir e trazer resultados para nós”, contou emocionado Júnior da Conceição, que coleciona dois títulos internacionais, três nacionais, um Norte-Nordeste e dois paraenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário