segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Produtos agroecológicos, gastronomia e cultura fazem o sucesso da Feirinha São Luís


Produtos agroecológicos, gastronomia e cultura fazem o sucesso da Feirinha São Luís
O projeto que é a nova opção de lazer das famílias ludovicense aos domingos, a Feirinha São Luís tem comercialização de produtos agroecológicos como carro chefe, além de artesanato, artes plásticas, literárias, opções gastronômicas variadas e atrações culturais. A Edição deste domingo (17) repetiu o sucesso das anteriores e atraiu grande público para a Praça Benedito Leite onde O projeto da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), acontece todos os domingos das 7h e 15h.
Com segurança e diversão garantida, os amigos, familiares e turistas aproveitam o domingo para comprar direto dos produtores familiares as folhagens, verduras, legumes, frutas da estação, farinha e pimenta. No local os visitantes têm uma variedade de produtos e derivados, cultivados na grande ilha de forma agroecológica, ou seja, sem a utilização de fertilizantes tóxicos, não havendo agressão do solo e nem dos lençóis freáticos.
O titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues explica que com o sucesso do projeto a feirinha deve ficar permanente no calendário de eventos da cidade. "A proposta de reocupar o centro histórico aos domingos, por determinação do prefeito Edivaldo, é de grande responsabilidade. Reunimos o melhor que tem em nossa terra, como nossas brincadeiras folclóricas, o artesanato, artes plásticas, a culinária, além da literatura, para valorizar os escritores e poetas da 'Atenas brasileira'. Tudo isso agregou valor ao projeto, que já foi abraçado pela população, atraindo turistas e gerando renda. Tudo isso faz com que a feirinha ganhe forças cada vez mais para ser um projeto fixo", pontuou o secretário. 
 A aposentada, Maria José Piedade é uma das clientes da feirinha. Ela disse que se sente mais segurança adquirindo os produtos cultivados pelos produtores locais. "O precinho é camarada, os produtos são mais gostosos, e a comida preparada com eles fica uma delícia. Eu faço minha feirinha todo domingo aqui, desde que começou, e eu espero muito que ela seja pra sempre", disse dona Maria José de 73 anos.

OUTRAS ATRAÇÕES 
O agito dessa edição ficou por conta da Banda da Feirinha, do Cacuriá Filhas Herdeiras, do grupo instrumental Combo 363, do Boi da Lua e dos cantores Anastácia Lia e Albert Abrantes que fizeram parte da programação cultural desse domingo ensolarado.
A chef Suely Almeida foi a convidada especial que comandou a Barraca do Chef, trazendo muitas delícias típicas da culinária regional. A proposta da Barraca do Chef é que a cada edição, seja apresentado um cardápio com a marca de cada profissional. Nas edições anteriores, nomes como Melquiades Dantas, Cila Brandão, Juja, Danilo Dias, Thiago Ogro, Felipe Marques, Giuseppe Rocha, Paulo Coimbra, e Rosângela Roxo, conquistaram o público pelos sabores variados de seus pratos.
PROJETO
Integram a Feirinha São Luís 11 polos agrícolas da grande Ilha, que comercializam produtos diversos a preços competitivos, distribuídos em mais de 80 pontos de comércio, movimentando o turismo na capital. A Feirinha conta com 29 barracas para produtos agrícolas, 25 para artesanato, 14 de alimentação e 11 food trucks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário