quarta-feira, 25 de abril de 2018

Governo fomenta inclusão socioprodutiva de centenas de maranhenses com capacitações na área alimentícia

 
As donas de casa Chirléa dos Santos, 32 anos, e Jennyffer Alves, 23 anos, têm em comum a vontade de aprender, ter um oficio e trabalhar para ajudar na renda de suas famílias. E foi na Oficina de Panificação, ofertada gratuitamente pelo Governo do Maranhão aos beneficiários da Cozinha Comunitária do Bequimão, que as duas maranhenses encontraram a oportunidade de realizar esse grande sonho. Na cerimônia de certificação do curso, realizada na tarde desta sexta-feira (20), ambas as mulheres relataram a satisfação com o conhecimento adquirido e a oportunidade de poder empreender na área, a partir de agora. As oficinas já contemplaram mais de 2 mil pessoas em todo o estado e são executadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).
“Realizar o curso de panificação foi uma das melhores experiências que eu vivi. Não é apenas um curso, é a oportunidade que você ganha de aprender e crescer na vida, dando pequenos passos, mas com muita força de vontade e determinação”, disse Jennyffer Alves, cujo pensamento foi corroborado por Chirléa dos Santos, sua colega de turma. “São oportunidades como esta que nos abrem caminhos e nos impulsionam a crescer e compreender que podemos fazer muito mais por nós mesmos e por nossas famílias”, concluiu Chirléa dos Santos.
 
O gestor da Sedes, Francisco Oliveira Júnior, destacou a importância das capacitações no contexto econômico e social vivenciado atualmente. “Os cursos têm exatamente esse viés da empregabilidade, do ganho extra e de redução dos índices de insegurança alimentar no estado, um problema que vem sendo combatido com muito planejamento, seriedade e comprometimento pelo governador Flávio Dino, por meio do desenvolvimento de políticas públicas que resultem na redução da insegurança alimentar em nosso estado”, disse o secretário.
Uma turma de 30 pessoas participou da oficina de panificação, oportunidade na qual aprenderam a fazer pães e biscoitos caseiros das mais variadas espécies, como pães de ervas, de queijo, de coco, pão de forma, pães recheados, além de biscoitos de castanha, de goiabinha, sequilhos de coco, areinha, dentre outros produtos que integram o conteúdo prático do curso.
 
Executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), as oficinas ofertadas aos frequentadores da Cozinha Comunitária do Bequimão integram a política pública de segurança alimentar e nutricional desenvolvida pelo Governo do Estado. O curso visa oportunizar aos frequentadores do espaço o conhecimento necessário para a obtenção de uma renda extra com a produção de produtos no ramo alimentício. A iniciativa visa ainda fomentar a inclusão socioprodutiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social no Maranhão.
As capacitações são coordenadas pela Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Sasan). Além da oficina de panificação, o Governo do Estado oferece ainda uma série de outros cursos na área alimentícia. Entre as oficinas ofertadas estão também as de comidas típicas regionais, caldos, saladas, bolos e doces, confecções de bombons, sanduíches naturais, sucos alternativos, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário