sexta-feira, 29 de junho de 2018

Governador apresenta avanços do Maranhão em Congresso da Associação Brasileira de Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação

 
O governador Flávio Dino participou, nesta quarta-feira (27), da abertura da nona edição do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), que pela primeira vez é realizado no Maranhão, em parceria com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

“Recebemos aqui um congresso de âmbito nacional das instituições que cuidam de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, portanto, é muito importante que o nosso Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação possa ter esse diálogo com outras instituições congêneres de outros estados brasileiros”, afirma o governador Flávio Dino.
Com o tema ‘Desafios e Propostas para um Brasil Inovador’, que tem o foco em áreas estratégicas, como educação, desenvolvimento socioeconômico, inclusão social e saúde, o congresso se estende até a sexta-feira (29).
 
Durante a abertura do evento, o governador fez questão de enumerar os avanços realizados nos últimos três anos no setor de tecnologia e educação do Maranhão.

“Nós temos investido fortemente nesse sistema, a exemplo da criação do IEMA, o aumento das bolsas de pós-graduação, consolidação da UEMA, a criação da Uemasul, o Casarão Tech Renato Acher, que também cuida da inovação de incubação de empresas que tratam de tecnologia”, explica Flávio Dino.
“São vários exemplos de uma política vitoriosa, por isso, acreditamos que esse evento vai fortalecer e dinamizar ainda mais esse setor no Maranhão, que é vital para o nosso desenvolvimento”, completa o governador.
Na programação do evento foram contempladas diversas atividades internacionais, dentre elas: o InfoDay e o Responsible Research Innovation Workshop, sobre a cooperação entre o Brasil e a União Europeia (UE), e a experiência do projeto INCOBRA no âmbito do Programa Horizonte 2020 – programa da UE para pesquisa e inovação.
O reitor do IEMA, Jhonatan Almada, destaca a relevância de receber representantes de 156 instituições de pesquisa e inovação tecnológica do Brasil no Maranhão.
“Nós temos aqui um debate fundamental de como fazer um Brasil inovador e, nesse debate, o Maranhão tem muito a mostrar. Nós temos, de fato, um sistema estadual de Ciência, Tecnologia e Informação, temos a UEMA, Uemasul, a Fapema, o IEMA como grandes instituições que fazem com que o Maranhão contribua com a pesquisa de ponta e que forma cada vez mais novos pesquisadores”, destaca Jhonatan Almada.
Para o presidente da Abpti, Júlio César Felix, sair dos grandes centros e discutir tecnologia no Maranhão demonstra que os novos caminhos da inovação estão por todo o Brasil.
“É a primeira vez que o Congresso da Associação Brasileira de Instituições de Pesquisa Tecnológica e inovação é realizado fora de Brasília e é uma experiência fantástica participar desse evento aqui no Maranhão. Com isso, nós buscamos conhecer um pouco mais da realidade do Brasil para poder opinar sobre quais caminhos tomar na área da ciência, tecnologia e inovação”, destaca Júlio César Félix.
Sobre o Abipti
A Abipti é uma instituição que representa as secretarias e órgãos públicos e privados ligados à área de ciência, tecnologia e inovação e pesquisa. É uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne entidades públicas e privadas de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, com presença nas cinco regiões e 27 unidades da Federação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário