A décima edição do Desfile de Carros de Boi em Cururupu recebeu, pelo segundo ano, o apoio do Sebrae Maranhão, por se tratar de um importante evento cultural para a cadeia do turismo da região.
O carro de boi é um dos meios de trabalho e transporte mais antigos da história da humanidade. Foi trazido para o Brasil e introduzido na cultura do país-colônia pelos primeiros portugueses que aqui chegaram e logo ganhou destaque como ferramenta, até então de trabalho, para comerciantes e fazendeiros. O transporte também foi indispensável nos engenhos de cana de açúcar espalhados pelo nordeste brasileiro nos séculos XVI e XVII.
Hoje, este meio de transporte sobrevive em pequenos municípios, a maior parte na zona rural. Como atração cultural podem ser facilmente encontrados em grandes festivais e desfiles nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais e no interior do Nordeste, como na cidade de Cururupu, na região do litoral ocidental maranhense.
A cidade preserva o uso do veículo e realiza ações de promoção e preservação da tradição, como ações que mantém até hoje por todo o município o que eles chamam de “Caminhos de Carro de Boi” e na vertente cultural realizou, pelo décimo ano consecutivo, o grande encontro anual dos carros de boi, que em cortejo pela cidade para a população e traz um resgate cultural, que coloca em holofote uma tradição que tenta sobreviver ao passar dos anos.

Este ano, aproximadamente 60 carros de boi participaram do evento, ganhando as ruas da cidade de Cururupu e atraindo a atenção de todos por onde passavam, muitos enfeitados ou acompanhados por manifestações culturais de matriz africana. O encontro reuni ainda várias gerações, que lutam para manter viva uma tradição centenária da região, além de apresentar a diversidade local ao turistas e visitantes.

Na manhã de domingo é a vez da grande festa pelas ruas da cidade, os carreiros, como são conhecidos os donos de carros de boi, reúnem-se e saem em um emblemático e barulhento cortejo pelas ruas da cidade, isso porque as rodas dos carros de boi, feitas de madeira e revestidas por uma camada de aço, em contato com o solo e por efeito da fricção, produzem um som inconfundível, que pode ser ouvido à distância de onde estão passando.
A chegada dos carreiros e seus carros é o ponto alto do desfile, em frente ao palco de honra, um a um, eles passam tendo seus nomes e os nomes de seus bois, fiéis companheiros, anunciados no sistema de som, o que provoca uma verdadeira louvação
aos participantes. Todos recebem um troféu que parabeniza-os pela participação no evento.
“Uma belíssima festa, que com toda sua simplicidade alerta a importância de manter viva as tradições do nosso estado, e esse tem sido o maior objetivo da organização do evento, manter viva nas novas gerações o interesse pelo assunto e a participação no desfile para que ele não se torne mais uma celebração cultural extinta pelo passar dos anos. Devido essa importância cultural e de viés turístico é que o Sebrae apoio a tradição”, afirmou a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, que atende a região.
Toda essa pujança cultural ainda é desconhecida por boa parte do grande público, até mesmo dentro do estado, por isso o Sebrae Maranhão, com o objetivo de estimular e desenvolver os pequenos negócios locais relacionados ao turismo, vem executando inúmeras ações estratégicas dentro da região do litoral ocidental maranhense.
Parcerias com o poder público municipal e entidades de classe que trabalham em prol da promoção de atrativos turísticos e culturais vem sendo desenvolvidas, o que proporciona para a região visibilidade positiva e uma melhor capacitação de empresários, empreendedores e colaboradores de empresas locais, tudo com uma única finalidade, a de poder atender melhor e com maior diversidade de atrativos os turistas que chegam até a região.
Uma das ações que merecem destaque nesse hall foi o I Seminário de Turismo da Região do Litoral Ocidental Maranhense, que contou com a participação de mais de 700 atores envolvidos com o trade turístico da região e representantes do restante do estado. Empresários, gestores públicos, estudiosos e instituições ligadas ao turismo também participaram do evento que integra um plano de ações que serão executadas na região nos próximos anos.
Em 2019, o projeto do Sebrae Maranhão, Desenvolvimento Econômico e Territorial – Litoral Ocidental (DET) será inteiramente voltado para a cadeia do turismo, fortalecendo e estruturando ainda mais o setor na região.
“A cultura é uma atividade complementar do turismo, o turista vem para consumir não apenas atrativos turísticos, mas também atrações culturais e é esse o nosso objetivo quando apoiamos eventos como este, provar que o Maranhão tem inúmeros atrativos culturais espalhados por todo o estado, além do nosso já consagrado bumba meu boi e nós queremos mostrar essas potencialidades dentro e fora do estado”, garantiu o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário