segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Prefeituras de São Luís e Roubaix, na França, avançam em diálogo sobre acordo de cooperação

Por meio de videoconferência, as prefeituras de Roubaix e São Luís deram continuidade ao diálogo entre as duas cidades

Tendo como objetivo discutir os próximos passos para viabilização da assinatura do Acordo de Cooperação Internacional entre São Luís e a cidade francesa de Roubaix, bem como definir parcerias e tratativas na área da gestão de resíduos sólidos, as prefeituras de ambas as cidades realizaram, na última semana, uma videoconferência. A ação foi um pedido da Prefeitura de Roubaix, cidade francesa localizada no Norte da França, como uma consequência da construção do diálogo firmado pela comitiva da Prefeitura de São Luís durante missão internacional realizada na França, Itália e China, no período de 5 a 16 de novembro de 2018.

Representando o prefeito Edivaldo Holanda Júnior estavam presentes à videoconferência a secretária municipal de Articulação Institucional, Ana Paula Rodrigues e a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela. A cidade de Roubaix foi representada por seu conselheiro municipal de Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Garcian, e pela responsável por parcerias internacionais da cidade Roubaix, Hélène Clain.

Segundo a secretária Ana Paula Rodrigues, o prefeito Edivaldo está convidando o prefeito de Roubaix, Guillaume Delbar, para fazer uma visita oficial a São Luís para a assinatura do Acordo de Cooperação Internacional. "Desejamos assinar presencialmente esse acordo de cooperação na ocasião da vinda do senhor Guillaume Delbar a São Luís, e aproveitar para debater detalhes da cooperação entre as cidades. Roubaix se tornou uma referência na França com o seu inovador programa Lixo Zero e sua gestão de resíduos sólidos. Será importante para São Luís a assinatura desse acordo, pois através dele será possível compartilhar conhecimentos de políticas aplicáveis no âmbito da gestão de resíduos sólidos e promover transferência de tecnologias voltadas para ações sustentáveis", informou a secretária.

Carolina Moraes Estrela agradeceu pelo contato dos franceses. "Agradeço a oportunidade, a iniciativa e o contato da Prefeitura de Roubaix. Vamos agilizar as tratativas e as informações necessárias às prefeituras para que a gente possa concluir dentro de alguns dias o envio dos documentos para adiantar a assinatura do acordo", destacou a presidente do Comitê.

Para o conselheiro de Desenvolvimento Sustentável de Roubaix, a situação é bastante favorável para firmar o acordo. "Acredito que 2019 seja um ano propício para a cooperação internacional. O prefeito de Roubaix está bem otimista com a formação dessa parceria", confirmou o conselheiro Garcian, que ainda indicou, em nome do prefeito francês, a responsável pelas Parcerias Internacionais, Hélène Clain, como a pessoa que irá acompanhar o andamento do acordo.

DIÁLOGO

A missão internacional da Prefeitura de São Luís foi composta pelo vice-prefeito Julio Pinheiro, a secretária Ana Paula Rodrigues, e a presidente da Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela. Na ocasião, fizeram uma visita oficial ao prefeito de Roubaix, Guillaume Delbar, e se reuniram com o conselheiro municipal de Desenvolvimento Sustentável da prefeitura, Alexandre Garcian. Também participaram o representante da Agência Francesa de Desenvolvimento encarregado pelas Parcerias Estratégicas dos Atores Nacionais, Jean-Michel Zabiegala.

Na visita a Roubaix a comitiva apresentou o município de São Luís, suas características culturais e os projetos na área de gestão de resíduos e sustentabilidade. A presidente do Comitê pontuou os esforços do prefeito Edivaldo no tratamento do lixo urbano e as iniciativas implementadas como a instalação do sistema de Ecopontos. Consequentemente, a comitiva também pode conhecer melhor Roubaix e seus atributos após uma apresentação elaborada do conselheiro Alexandre Garcian, que compartilhou com os gestores de São Luís informações sobre o programa Lixo Zero. O programa possibilitou à cidade francesa reduzir em até 80% a geração de resíduos em um quarto dos domicílios, enquanto os demais domicílios alcançaram uma redução, igualmente impressionante, de 50%.

Com tantos números positivos, Roubaix demonstra um avanço significativo em direção à implementação de uma economia circular através da política norteada pelos três R's - Redução de lixo na fonte, Reutilização de objetos e Reciclagem de materiais. Tais iniciativas evidenciam a afinidade de objetivos entre as prefeituras no campo da gestão de resíduos sólidos, além da aproximação histórica, já que São Luís é a única cidade brasileira fundada por franceses.


Durante a missão internacional realizada na França os gestores de São Luís tiveram a oportunidade de fazer diversas visitas técnicas em empresas voltadas para áreas de infraestrutura urbana, de tratamento de resíduos e saneamento básico. Participaram, também, de seminário voltado à área de resíduos sólidos e reurbanização.

Na oportunidade a presidente da Comitê Gestor de Limpeza Urbana expôs o projeto de tratamento de resíduos sólidos da Prefeitura de São Luís, que inclui a criação de Ecopontos, apoio às cooperativas de catadores e a aplicação diária de serviços de coleta domiciliar, capina, varrição, coleta manual, roçagem mecanizada, pintura de meio-fio entre outras atividades que garantem a limpeza da cidade, previnem doenças e contribuem para o escoamento adequado das águas das chuvas.

PARCERIAS

A primeira cidade francesa a ter acordo de cooperação com São Luís foi Saint-Malo. O documento foi assinado no dia 14 de outubro de 2017, e visa cooperar nas áreas da cultura, educação, patrimônio histórico e turismo. O termo foi assinado durante visita de uma comitiva de São Luís ao município da França, liderada pelo vice-prefeito Julio Pinheiro.

Na ocasião participaram do Encontro para Internacionalização das Comunidades Territoriais, realizado em Paris com o objetivo de fortalecer a política internacional de cooperação entre o governo francês e governos de outras localidades em diversas partes do mundo. A relação entre São Luís e Saint-Malo remete à história da fundação de São Luís, já que foi desse território francês que partiram as naus trazendo Daniel de La Touche e os colonizadores franceses que fundaram a cidade.

Também participaram da videoconferência os assessores internacionais da equipe da Semai, Nelson Veras e Flávia Batista e a analista ambiental, Jeaniny Ferreira, e a engenheira ambiental, Mônica Almada, do Comitê Gestor de Limpeza Urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário