A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) entregou, nesta terça-feira (17), a Medalha João do Vale e o Título de Cidadã Maranhense à fundadora do Boi de Nina Rodrigues, Maria da Conceição Fortes Braga de Camargo, mais conhecida como Concita Braga. A sessão foi conduzida pelo presidente da Alema, deputado Othelino Neto (PCdoB), e contou com a presença de vários outros parlamentares, entre eles, Duarte Júnior (PCdoB), autor dos pedidos de homenagem.
Othelino enalteceu a homenagem e garantiu que foi justa e ajuda no fortalecimento da cultura popular. "Ela é merecedora da homenagem pelo trabalho que faz, de propagação da cultura popular do Maranhão", afirmou.
De acordo com Duarte Júnior, “Concita Braga merece a Medalha João do Vale, uma das maiores honrarias culturais do Estado, e a concessão do Título, pelo amplo trabalho em prol da cultura popular maranhense”. Ele fez um relato do trabalho de Concita Braga no fortalecimento da cultura popular maranhense.
Outros deputados presentes: Felipe dos Pneus (PMN), Roberto Costa (MDB ), Zito Rolim (PDT), Dr. Yglésio (PCdoB), Wellington do Curso (PSDB) e Zé Inácio (PT); o evento contou também com a participação do secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, e do subprocurador Marco Antônio Guerreiro, representando o procurador geral do Estado, Luiz Gonzaga.
Várias toadas foram cantadas por Joelson Braga na apresentação do Boi em Plenário, durante a homenagem, como "Esperando junho chegar", contagiando os presentes.
Concita Braga fez um agradecimento especial aos deputados, familiares e amigos presentes. "Fazer o Boi de Nina Rodrigues é o maior prazer que hoje tenho. Não saberia viver sem ele. Tenho orgulho de ser cidadã maranhenses e obrigado a todos", disse.

Concita Braga contou que nasceu no Piauí, mas aos cinco anos de idade, mudou-se com a família para Nina Rodrigues e desde nova, militou na cultura popular. Ela é natural de Barras, mas aqui fundou um dos bois de orquestra mais requisitados no período junino em todo o Estado, o Boi Nina Rodrigues, no ano de 1990, no município de mesmo nome, a 112 quilômetros de São Luís.
Nenhum comentário:
Postar um comentário