segunda-feira, 23 de setembro de 2019

PT/PED: entre tapas e beijos, muita briga e pouco debate




O PT não passou incólume por oito anos no poder e, se não alterar a rota, tende a acumular mais desgastes nas próximas eleições. Como já não se imaginava, o partido foi engrossado, nas bases, por um contingente de militantes lulistas – o partido de classe média intelectualizada, de esquerda, não apenas capturou eleitores na base da pirâmide social, como incorporou parte desse contigente em sua militância. 


Esse é o sonho de todo partido de trabalhadores, mas isso acontece no momento em que a legenda, totalmente institucionalizada, consolidou um processo de transferência de lideranças criadas na estrutura burocrática para o Parlamento e elas delimitaram territórios, ungidas por um sistema partidário uninominal. A bancada parlamentar era o elo menos importante da organização partidária e os eleitos petistas, muitas vezes submetidos a decisões de outras instâncias que não tinham lógica na luta institucional. Essa dificuldade interna foi sendo resolvida aos poucos, na medida em que as lideranças passavam a postular cargos eletivos e se consolidava ideologicamente, no partido, o consenso em torno da via democrática de conquista do poder. Hoje a situação é bem diferente de outrora. Com a influência das redes sociais a situação ficou mais vulneráveis com Fake News e inverdades. Ninguém mais acredita nas instituições e nas representações. Fiz essa abordagem para ilustrar a situação do PT do Maranhão. As eleições do PED que deveria aglutinar forças para unir o partido teve um movimento inverso. As forças ou tendencias petistas que são muitas não rezaram a mesma cartilha. Criou-se um palco de brigas, atritos e desunião.

Aqui no Maranhão existem três forças que podem fazer a diferença nas próximas eleições. O grupo liderado pelo deputado estadual Zé Inácio que aglutina várias tendência no partido.
O outro grupo é formado por Francimar e liderado pelo vereador Honorato Fernandes. E o terceiro grupo é formado pelo deputado Federal Zé Carlos. Esse tem crescido muito nas contendas partidárias, apostando na organização do partido,  de forma que pode ser um pré-candidato natural. As eleições do PED deste ano deixaram marcas profundas e que até agora ainda não houve nenhuma decisão definitiva. Único laço que une o PT é o Lula Livre. Quem será o pré-candidato do PT à sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, o deputado Estadual Zé Inácio, o vereador Honorato Fernandes ou deputado Federal Zé Carlos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário