quinta-feira, 21 de julho de 2022

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA ENCERRADO COM LEGADO POSITIVO


O Simpósio Internacional “As Potencialidades do Maranhão na Nova Rota da Seda da China: Oportunidades de Negócios e de Desenvolvimento para o Brasil” promovido pela Fundação Sousândrade em parceria com a SEDEPE / Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos do Governo do Maranhão foi encerrado com sucesso. Foram três dias de uma intensa agenda sobre logística internacional e a proposta para a expansão da Nova Rota da Seda da China, incluindo o Brasil nessa rota marítima de comércio, através do Maranhão, por seus diferenciais logísticos, portuários e características especiais nos setores de energias renováveis e projetos de hidrogênio verde, gás e petróleo.
O evento foi promovido pela Fundação Sousândrade em parceria com a SEDEPE / Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos do Governo do Maranhão, com patrocínio da FIEMA - Federação das Indústrias do Maranhão, Suzano, GPM (Grão -Pará Multimodal), Granel Química, Equatorial Energia e Universidade Ceuma, e apoio da Gasmar - Companhia Maranhense de Gás e do Porto do Itaqui.
O Simpósio trouxe ao Brasil o professor Paul Lee, da Universidade Zhejiang (China), expert em logística global que mostrou

a empresários e investidores, representantes do Governo e da Academia no que consiste o programa BRI, iniciado pela China em 2013, com foco em mais de 700 projetos de infraestrutura e construção de portos, ferrovias, rodovias e aeroportos em mais de 100 países que hoje fazem parte do programa Belt & Road Initiative (BRI).
No segundo dia, a agenda foi sobre logística portuária e aconteceu na sede do Porto do Itaqui, iniciando com a apresentação de Ted Lago, Presidente do Porto do Itaqui, considerado o “Porto do Arco Norte do Brasil”. Também foram apresentadas as potencialidades do cluster portuário incluindo Porto da Alumar; Porto São Luís da Ligga e o Terminal Portuário de Alcântara (TPA) da empresa Grão-Pará Multimodal, estes dois últimos já estão em fase de licenciamento, e sendo relevantes para reforçar a forte vocação portuária do Maranhão - necessária para fortalecer a estratégia de entrada do Maranhão na Nova Rota da Seda proposta pelo Prof. Paul Lee.
A agenda do terceiro dia foi realizada na sede da FIEMA e contou com apresentações sobre ferrovias e projetos da SEDEPE,

voltados para temas que são bastante valorizados atualmente pela China - as energias renováveis e a nova economia verde, mercado de carbono zero, fertilizantes e hidrogênio verde. Outro destaque foi o projeto para a implantação de uma ZPE / Zona de Processamento de Exportações no Maranhão que será determinante para facilitar negócios globais no Estado.

No encerramento do Simpósio, o Sec. José Reinaldo Tavares agradeceu a vinda de Paul Lee ao país e sua importante contribuição para colocar o Maranhão no lugar que merece ocupar: O de player relevante para o mercado global através das rotas marítimas privilegiadas, e sendo o Estado o ponto mais estratégico do Brasil para as rotas no bloco CASA – China, Ásia, África do Sul e América do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário