quarta-feira, 9 de novembro de 2022

AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO “NOVEMBRO AZUL” NA NATUS LUMINE HOSPITAL E MATERNIDADE


Registro de colaboradores da Natus Lumine Maternidade e Hospital com a enfermeira e Coord. de Enfermagem Vanessa Greyce; a Dir. Médica Dra. Sílvia Mochel; o médico urologista e palestrante Dr. Marcelo Costa; e César Dias, Dir. Geral da Natus Lumine na ação de conscientização de saúde masculina do Novembro Azul.
Palestra com Roda de Conversa em prol da conscientização de colaboradores sobre prevenção do câncer de próstata

O mês de novembro é conhecido pela campanha em prol da conscientização e detecção do Câncer de Próstata, doença que ainda atinge muitos homens em todo o mundo, especialmente devido aos preconceitos que cercam os cuidados e exame preventivo da próstata. Segundo dados do INCA / Instituto Nacional do Câncer, são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022. Números que alertam para a importância do diagnóstico precoce e para as ações de informação e de conscientização sobre o tema.

Na Natus Lumine Maternidade e Hospital as equipes de colaboradores de diversas áreas participaram de uma palestra de educação e conscientização, que teve como palestrante convidado o urologista Dr. Marcelo Costa. Ele ressaltou a importância do exame preventivo da próstata, tirou dúvidas e desmistificou questões ligadas ao exame; que além de importante e rápido, é a principal ação na detecção precoce do câncer de próstata.

Vale lembrar que os tumores na próstata se dão preferencialmente, em indivíduos a partir dos 50 anos; e podem progredir lentamente e sem sintomas ao longo dos anos, de modo que boa parte dos pacientes convive com a doença por muito tempo, antes de apresentar algum sintoma. Como não há medidas preventivas específicas para combater o câncer de próstata, o sucesso do tratamento dos acometidos pela doença se dá mesmo graças ao diagnóstico precoce, que pode ser realizado através dos exames de rastreamento, entre os quais destacam-se o toque retal e a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) no sangue, orientados por um médico urologista, com acompanhamento anual a partir dos 50 anos, ou antes, em alguns casos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário