Uma das óperas mais amadas e a mais popular composta por Gaetano Donizetti, O Elixir do Amor é um espetáculo em dois atos que estreou no Teatro Della Canobbiana de Milão, na Itália, em 12 de maio de 1832. Essa foi a ópera escolhida pela educadora Ceres Murad para marcar os 25 anos do seu projeto Ópera Para Todos - uma aclamada metodologia de alfabetização criada por ela, e que já foi premiada como Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, como um relevante e inédito projeto de educação com foco na alfabetização, ressignificada através da expressão artística mais completa que é a ópera, reunido música, dança e teatralização para enriquecer o processo de alfabetização.
As apresentações de “O Elixir do Amor” aconteceram no último final de semana, com adaptação e direção geral de Ceres Murad e Raíssa Murad; marcando a finalização da etapa de alfabetização dos alunos do 1º ano, e tendo como elenco todos os formandos das classes de alfabetização 2022 do Dom Bosco Exponencial. O Ginásio de Esportes Prof. Luiz Pinho Rodrigues (anexo ao Dom Bosco) foi transformado com um lindo projeto cenográfico assinado pelo arquiteto Roosevelt Murad, com apoio da Casa e Cor e do Centro Elétrico.
O público foi transportado para a aldeia basca do final do século XVIII, onde Nemorino, um rapaz ingênuo e pobre, apaixona-se por Adina, moça rica, que está interessada em Belcore, um militar de passagem pela região. Nemorino encontra no Elixir do Amor, comercializado pelo charlatão Dulcamara, o remédio para solucionar o seu mal de amor.
Essa trama divertida de um amor improvável foi apresentada com brilhantismo pelos formandos da alfabetização do Dom Bosco; que além de aprenderem a ler e a escrever; demostraram como dominam com maestria a habilidade de vivenciar todas as emoções das expressões artísticas, contagiando o público com uma performance exemplar digna do mais alto Bravo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário