Em seu último ano de mandato na reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o professor Natalino Salgado Filho consolidou mais um importante avanço para a comunidade acadêmica. Com a aprovação dos novos doutorados em “Cultura e Sociedade” e em “Química” e o mestrado Profissional em “Ciência da Informação”, a UFMA elevou de 12 para 68 os cursos de pós-graduação stricto sensu. Nesse mês, a Universidade passou ainda a integrar o doutorado da Rede do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – Prodema.
O resultado da avaliação das propostas para novos mestrados e doutorados foi anunciado, no dia 7 de junho, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação do Ministério da Educação (MEC). A Capes trabalha para expandir e consolidar a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no país. O reitor Natalino Salgado destacou que esse aumento do número de cursos de pós-graduação stricto sensu resultam do trabalho focado da sua equipe de técnicos administrativos, professores e de gestores nacionais.
“Construímos a excelência da Universidade em várias frentes de trabalho. Ao ampliarmos o número de cursos de pós-graduação stricto sensu, oferecidos pela UFMA à comunidade acadêmica, estamos promovendo excelência profissional. São profissionais mais preparados e adequados para liderarem processos e melhores resultados. Ampliar a oferta dos cursos de pós-graduação significa potencializar os currículos dos nossos profissionais. São mestres e doutores com alta qualificação, conhecimentos técnicos e visão completa e sistêmica da profissão”, disse o reitor Natalino Salgado.
AGEUFMA - Para o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização da UFMA (AGEUFMA), professor Fernando Carvalho Silva, esse resultado reflete o esforço que vem sendo feito, ao longo dos anos, para melhorar a pós-graduação na UFMA. “O doutorado em Cultura e Sociedade e o doutorado em Química, bem como o mestrado profissional em Ciência da Informação são frutos e reflexos de um trabalho muito bem-feito, com base em um planejamento desses programas e do esforço coletivo dos professores, técnicos-administrativos e alunos e, claro, do suporte dado pela gestão superior da nossa Universidade. É uma ação coletiva que resulta nesse resultado muito significativo para todos nós”, comemorou Fernando Carvalho.
Números – Em uma década e meia, os números da pós-graduação da UFMA ampliaram muito. Em 2007, a Universidade possuía apenas 12 programas de pós-graduação, oferecendo 12 mestrados e 02 doutorados. Hoje, com as recém-noticiadas conquistas, a UFMA passa a ter 50 mestrados e 18 doutorados. Para a diretora de Pós-Graduação da UFMA, professora doutora Flávia Nascimento, “O avanço da pós-graduação na UFMA, desde o início da gestão de prof. Fernando, em 2007, é inquestionável. Os dados mostram que, em 2007, tínhamos 13 cursos de pós-graduação stricto sensu na UFMA, sendo 11 de mestrado e 2 de doutorado. Atualmente, temos 68 cursos, sendo 50 de mestrado e 18 de doutorado”, informou Flávia Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário