sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Na última semana do setembro verde, HU-UFMA realiza cinco transplantes, além de captações de válvulas cardíacas e córneas


Captação de órgãos mobilizou uma grande equipe, envolvendo profissionais de diversos setores e categorias profissionais

São Luís (MA)- A última semana do setembro verde foi marcada por doações de órgãos. Em uma delas, na última terça-feira (26), a família de uma adolescente de 14 anos, que sofreu morte encefálica, disse sim para a doação de órgãos. Esse ato de solidariedade em meio a dor, fez a diferença na vida de várias pessoas que aguardavam na lista de espera por um transplante. Diante dessa doação, a equipe do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA/Ebserh) realizou a captação de órgãos. Com isso, foi possível a realização de dois transplantes de rim e um de fígado (o primeiro deste ano), no dia 27/09, além da captação de duas córneas e das válvulas cardíacas, estas últimas enviadas para o Banco de Valvas Cardíacas de Curitiba.

O cirurgião cardiovascular, Norman Eduardo Colina Manzano, explica como acontece esse envio do órgão para outro estado. “Encaminhamos o órgão inteiro para o banco de tecido em Curitiba e lá o coração é dissecado, pois pode ser utilizada a raiz da aorta, a válvula aórtica, é separada a válvula mitral e o resto das válvulas de forma separadas, para serem utilizadas em pacientes diferentes que precisam de uma dessas válvulas, de acordo com as suas patologias”, reforçou.

De acordo com a chefe da Unidade de Transplantes do HU-UFMA, Priscila Monteiro, as córneas foram processadas e armazenadas no HU-UFMA e disponibilizadas à Central Estadual de Transplantes para serem ofertadas às clínicas credenciadas em transplante de córneas. Para isso, um trabalho essencial é desenvolvido pela equipe de profissionais que compõem a Comissão Intra-hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HU-UFMA, a CIHDOTT.

Responsável Técnico do Transplante Hepático do HU-UFMA, Orlando Jorge Martins Torres, afirmou que o Programa foi reestruturado visando ampliar os atendimentos e destacou com alegria a realização do primeiro transplante de fígado no ano. “Esse foi o primeiro transplante de fígado do ano, sendo o décimo quinto desde o seu credenciamento. A reestruturação do programa tem por finalidade ampliar o número de realizações de transplante de fígado por ano, baseado na previsão do aumento do número de doações, em uma maior inserção de pacientes na lista de espera e no aumento efetivo de profissionais ligados às principais áreas do transplante hepático. O objetivo maior é atender um maior número de pacientes e consequentemente suprir a demanda da população do nosso estado”, pontuou.

A captação de órgãos envolveu uma grande equipe, envolvendo profissionais de diversos setores e categorias profissionais, entre eles: CIHDOTT; Centro cirúrgico; Urologistas; Nefrologistas; Cirurgiões cardíacos; Hepatologistas; Cirurgiões do Aparelho Digestivo; Banco de Olhos; Enfermeiros; Técnicos de Enfermagem; Anestesistas; Laboratório de Histocompatibilidade - LEGH. O Chefe da Unidade de Clínica Cirúrgica, Romerito Neiva, destacou o empenho das equipes na grande mobilização necessária para a realização dos procedimentos, destacou também a participação dos residentes nas captações e transplantes, sendo um rico momento de aprendizado e fortalecimento da formação profissional.

O HU-UFMA, atualmente, é a única instituição pública no Maranhão com equipes autorizadas para captação e transplante de rins, fígado, coração, tecido musculoesquelético e córneas.

No último domingo (24), a equipe do hospital também foi acionada para uma captação de válvulas cardíacas e de duas córneas em um hospital particular da capital (Hospital São Domingos – HSD). A doadora tinha 43 anos e teve morte encefálica. A partir da autorização de mais essa família, dois transplantes de rim puderam ser realizados no HU-UFMA no dia 25 de setembro, além das válvulas cardíacas e das córneas que foram enviadas para os respectivos bancos de tecidos.

O Hospital realizou 7 transplantes renais no mês de setembro e segundo a médica nefrologista coordenadora da equipe de transplante renal do HU-UFMA, Teresa Cristina Alves Ferreira, com essas doações o Hospital pôde atender crianças, adolescentes, adultos com falência de acesso para hemodiálise e o segundo indígena transplantado no Estado do Maranhão.

A última semana do mês, que se reveste simbolicamente de verde, foi marcada por gestos de amor e solidariedade que dão esperança e fortalecem o incentivo à doação de órgãos.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário