O Maranhão registrou uma importante retomada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A Rede Pública estadual de ensino alcançou a pontuação 3,7, conforme os dados divulgados nessa quarta-feira, 14, pelo Ministério da Educação (MEC), atingindo o maior índice já registrado na história educacional maranhense. A marca reflete significativo avanço, considerando os desafios enfrentados durante o período pandêmico em todo o país.
Para o vice-governador Felipe Camarão, o crescimento do Ideb no Maranhão “é resultado das políticas públicas educacionais que o Governo do Estado vem priorizando ao longo da última década, investindo em infraestrutura, capacitação de professores e estratégias pedagógicas que atendam às necessidades dos estudantes”.
É importante destacar que o Maranhão, no que se refere ao Ideb, alcançou 5,4 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º). O resultado representa um avanço de 0,2 pontos a mais do que a meta estabelecida para o estado no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021). Nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, o Estado registrou 4,5 pontos, e no ensino médio, 3,8 pontos.
O Ministério da Educação e o Governo do Maranhão investem em programas, como o Pé-de-Meia e Escola em Tempo Integral, para enfrentar os desafios nos anos finais e no ensino médio
“A melhora nos índices do Ideb é a demonstração mais leal de que o Maranhão está trilhando o melhor caminho para garantir cada vez mais uma educação pública, universal e de qualidade aos maranhenses, pilares que estão sendo construídos com a democratização do ensino, a redução do analfabetismo no estado e a justiça social no meio educacional”, enfatiza Camarão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário