segunda-feira, 31 de março de 2025

Parceria pelo Esporte: Equatorial Maranhão & Troféu Mirante

 


Atletas, federações, autoridades e a imprensa estiveram reunidos para celebrar a força e a potência do esporte no Troféu Mirante, que é considerado o “Oscar” do esporte maranhense, e chegou a sua vigésima edição, premiando atletas que se destacaram em diversas modalidades.


E desses 20 anos de premiação, há 13 anos o evento conta com o patrocínio da Equatorial Maranhão; que é também uma das empresas maranhenses que mais investem no esporte, com apoio a atletas, projetos desportivos e sociais relevantes.


O idealizador do Troféu Mirante e Presidente do Grupo Mirante, Fernando Sarney, agradeceu o apoio da Equatorial Maranhão e elogiou a distribuidora pelo seu forte apoio ao esporte.


O evento teve como convidado de honra o lendário técnico e campeão da seleção do vôlei brasileiro José Roberto Guimarães. E entre os atletas homenageados, destaque para a ginasta de apenas 11 anos, Ester da Silva Guimarães, que recebeu dois Troféus Mirante, nas categorias Voto Popular e Ginástica. 


Um merecido reconhecimento ao esforço e dedicação da ginasta, que driblou adversidades até conseguir apoio da Equatorial Maranhão, através do programa  “Maranhão na Ginástica”, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.



Compostagem transforma resíduos alimentares em adubo no São Luís Shopping e contribui para a sustentabilidade


No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, iniciativa reforça compromisso com os recursos hídricos

Em um mundo cada vez mais preocupado com a sustentabilidade, iniciativas como a compostagem ganham destaque por seu impacto ambiental positivo. No São Luís Shopping, o projeto Renova+ tem sido uma referência nesse sentido, transformando resíduos alimentares em adubo e promovendo um ciclo sustentável dentro do próprio empreendimento.

A ação visa reduzir o desperdício e incentivar práticas ecologicamente responsáveis. Os restos de alimentos descartados na praça de alimentação passam por um processo de compostagem, onde são decompostos e convertidos em adubo orgânico de alta qualidade. Esse material é, então, utilizado em áreas verdes do shopping, nas plantas que ornamentam o corredor do Mall e doado para clientes, contribuindo para a regeneração do solo e incentivando uma economia circular.

A relação entre essa iniciativa e a preservação dos recursos hídricos é direta. No Dia Mundial da Água, celebrado no último sábado (22), vale ressaltar que a compostagem contribui para a retenção da umidade no solo, reduzindo a necessidade de irrigação e evitando o escoamento superficial que leva poluentes para rios e lagos. Além disso, ao diminuir a quantidade de resíduos orgânicos enviados para aterros sanitários, há também uma redução na emissão de chorume, líquido altamente contaminante que pode comprometer lençóis freáticos.

“Com o Renova+, o São Luís Shopping reforça o compromisso com a sustentabilidade e estimula a conscientização ambiental entre lojistas, clientes e a comunidade. A iniciativa mostra que pequenas mudanças no cotidiano podem gerar grandes impactos na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais essenciais para as futuras gerações”, explica o gerente de marketing do shopping, Igor Quartin.

Sobre o Dia Mundial da Água

Criado pela ONU em 1993, o Dia Mundial da Água tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação desse recurso essencial para a vida no planeta. Em 2025, o tema global reforça a necessidade de ações concretas para garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água para todos.

Sobre o São Luís Shopping

O São Luís Shopping inaugurado no dia 20 de novembro de 1999 possui 55.319,39m²ABL, 2 pavimentos, 232 operações, 45 quiosques, 2 praças de alimentação, 3 parques de diversão, 2.400 vagas de estacionamento e 10 salas de cinema sendo 07 salas convencionais e 03 salas vips, academia e demais serviços que atendem as necessidades dos nossos clientes. O São Luís Shopping desempenha um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico da região através da geração de 170 postos de empregos diretos e 1.650 postos indiretos.


Sobre o Grupo AD

A AD Shopping está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio de administração e investimentos é composto por 43 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 33 anos de experiência em desenvolvimento, planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. O Grupo AD lançou a AlugueON, plataforma digital de locação de lojas e merchandising, que vai facilitar a prospecção dos locatários na obtenção do ponto comercial em sua estratégia de expansão comercial, seja em lojas, seja em quiosques ou mídia no mall.

Vice-governador Felipe Camarão diz que Maranhão será “território livre do analfabetismo”



Ao Café PT, vice-governador do Maranhão afirmou que erradicar o analfabetismo é sua principal meta como político e professor e se colocou à disposição para se tornar o primeiro petista a governar o estado

Camarão: “Somos um estado que reconhece muito o trabalho que os governos do PT fizeram pelo Brasil especialmente por nós do Maranhão”

“Tenho muita convicção de que nos próximos quatro a seis anos a gente vai conseguir tornar o Maranhão um território livre do analfabetismo, que é minha principal meta de vida como político e como professor”, anunciou, nesta segunda-feira (11), em entrevista ao programa Café PT, da TvPT, o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), ao se colocar à disposição para ser o primeiro governador do PT no estado.

Em análise sobre o bom desempenho do partido no estado nas últimas eleições, com destaque para a reeleição do mandato coletivo Nós para a Câmara da capital São Luís, Camarão ressaltou que o PT está se renovando na base. Ele avaliou que, para 2026, “se as coisas acontecerem naturalmente”, será candidato a governador e o PT pode ter, pela primeira vez na história, um governador petista no Maranhão.


“Temos grande orgulho de ser um estado lulista”, assinalou, ao contar que desde 1989 as candidaturas do PT à presidência tiveram mais de 70% dos votos. Camarão foi secretário de Cultura, Governo e Gestão, e se elegeu vice-governador em 2022 na chapa com o governador Carlos Brandão (PSB). Antes, foi também secretário de Educação por sete anos e se orgulha de ter implantado as primeiras escolas em tempo integral do estado. “Não tinha nenhuma até 2014. De 2015 até hoje fizemos 196”, assinalou.
Longa folha de serviços prestados

Procurador federal de carreira, Felipe Camarão foi aprovado no concurso de 2007 quando Lula era presidente. Foi procurador chefe da Procuradoria Seccional Federal de Imperatriz e depois procurador-chefe da Procuradoria Federal do Maranhão. Em 2012, no governo da presidenta Dilma, foi procurador-chefe da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e acompanhou de perto o que ele chama da maior expansão da história das universidades públicas brasileiras com o Reuni, Fies, Prouni, Enem e a criação dos institutos federais.

“Somos um estado que reconhece muito o trabalho que os governos do PT fizeram pelo Brasil especialmente por nós do Maranhão”, exaltou, ao pontuar que a UFMA tinha só um curso de doutorado e hoje há dezenas, como também de mestrados e centenas de especializações.

Camarão relembrou o período difícil e sofrido com o golpe na presidenta Dilma e como o então governador Flávio Dino estabeleceu uma trincheira forte contra o golpismo em 2016 e depois contra o desgoverno que assumiu o Brasil de 2019 a 2022. “O Maranhão estava com muita saudade do presidente Lula. A alegria voltou ao Maranhão”, destacou, ao listar várias ações do governo Lula no estado. Na última semana foram entregues mais de 300 unidades do Minha Casa Minha Vida em Açailândia; há outras 400 prontas para entregar nos próximos dias e mais de duas mil em construção.
PT, um partido plural

A Federação Brasil da Esperança elegeu cinco prefeituras no Maranhão, duas do PT, duas do PCdoB e uma do PV, além de mais de 160 prefeitos aliados do governo do estado e do governo federal.

De 217 municípios elegemos nove vice-prefeitos só do PT e também 63 vereadores, além do Nós, o primeiro mandato do coletivo eleito na história do Maranhão. “São moradores da periferia, da zona rural de São Luís, vieram da Pastoral da Juventude, tiveram 2.000 votos em 2020 e foram para a reeleição tiveram 10.000 votos. Foi o mandato mais votado da história do Maranhão e do PT, a nona maior votação da história do PT no Nordeste.

“É um retrato bom do PT”, pontuou Camarão, ao contar que entre os eleitos a prefeituras pelo PT no Maranhão está, inclusive, um dos maiores empresário do estado. “O PT é isso, é essa pluralidade, ao mesmo tempo que nós temos pessoas que são da periferia, quilombolas, indígenas, a gente também tem grandes empresários, empreendedores que geram emprego, renda e que tem esse perfil petista também. Se a gente pegar um retrato de quem são os petistas, vamos ver que é um partido diverso, é um do evangélico, dos povos de terreiro, dos católicos, dos flamenguistas, dos corintianos, de todo mundo porque o Brasil é assim, desse jeito”, assinalou.
Emprego e renda

Além da erradicação do analfabetismo, outro grande desafio é a geração de emprego e renda. Camarão reporta que o estado ainda tem elevado número de pessoas que recebem Bolsa Família que é necessário mas, por outro lado, é preciso formalizar empregos, ter pessoas com carteira assinada e contribuindo para o INSS.


“O número de empregos tem crescido cada vez mais no Brasil todo e somos muito gratos ao presidente porque isso tem refletido no Maranhão, nós temos crescido cada vez mais”, salientou.

Em 2014 o Maranhão tinha sete milhões de habitantes e 1,1 milhão de pessoas em situação de analfabetismo, com mais de 15 anos. “Ao longo desses 10 anos nós trabalhamos e já diminuímos para 600 mil pessoas. Caímos de 21% para aproximadamente 10% da população. Foi uma redução significativa mas queremos avançar mais”, afirmou, ao falar das parcerias com o MEC e com as prefeituras.

Camarão era secretário estadual de Educação e conta com tristeza sobre os quatro anos em que Bolsonaro jamais teve uma reunião sequer com governadores e prefeitos. “O Ministério da Educação (à época) nunca dialogou com o secretário de Educação, eu fui secretário durante o governo do ex-presidente todo e nunca fui no MEC, nunca teve uma reunião com os secretários estaduais de educação”, lembrou, ao citar que temáticas como antivacina e homescholling se tornaram coisas do passado.

“O debate da educação brasileira é educação em tempo integral, alfabetização e um sistema nacional de educação efetivo; é colocar o jovem para aprender e ingressar no mercado de trabalho ou no ensino superior e é isso que o presidente Lula tem feito”, ressaltou.

Camarão pontuou ainda que te Lula é presidente de todos os brasileiros, não é só de extremistas. O que interessa à vida das pessoas é ter seu emprego, é seu filho estudar numa escola boa, é ter saúde pública de qualidade, o SUS fortalecido, é ter segurança, comida na mesa, água potável, saneamento. Estou muito otimista, creio que o presidente Lula fará o seu melhor ano de governo em 2025, e em 2026 a gente vai colher esses frutos”, previu.
Pé-de-Meia revolucionário

“O Pé-de-Meia foi algo fantástico, uma grande revolução educacional e só um presidente como Lula para ter essa sensibilidade”, salientou. Além da permanência dos estudantes, houve uma maior procura para o tempo integral porque o estudante não precisa trabalhar no outro turno. “Ele passa o dia todo na escola, isso aumenta seu desempenho escolar, aumenta a segurança alimentar porque há três refeições por dia, melhora o Ideb da escola e melhora o número de ingressantes do ensino superior, que é a terceira coisa que a gente percebeu, o maior volume de inscrições de estudantes da rede pública no Enem”, comemorou Camarão.

A relação harmoniosa com o governador faz com que ambos obtenham grandes avanços para o estado nas parcerias com o governo federal. Em menos de dois anos de governo Lula dezenas de ministros e ministras já foram ao Maranhão levar ações, lançamentos, entregas, inaugurações, segundo Camarão, ao falar das fortes parcerias com os municípios, como nas ações para comunidades indígenas e quilombolas em Alcântara.

Marcelo Freixo e desembargador Ney Bello fazem visita de cortesia a Felipe Camarão



O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o desembargador federal Ney Bello realizaram, nesta quinta-feira (27), uma visita de cortesia ao vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão. O encontro ocorreu durante um almoço em São Luís, onde Freixo esteve acompanhado de sua esposa, Antônia, para um momento de confraternização e boas-vindas à capital maranhense.

Além do encontro informal, Freixo está na cidade para ministrar uma aula magna no curso de Direito, evento que contará com a mediação de Felipe Camarão e a participação do jurista Ney Bello. A visita reforça laços de amizade e diálogo entre as lideranças, destacando o crescente prestígio de Felipe Camarão no cenário nacional, especialmente por sua atuação na educação e na gestão pública.

Iracema Vale enaltece obras estruturantes entregues pelo governo Brandão em São Luís



Entre as inaugurações estão a intervenção do retorno do Olho d’Água/Araçagy, além da entrega de carrinhos do programa ‘Minha Renda na Praia’
Ao lado do governador Carlos Brandão, deputada Iracema Vale participou da entrega de obras de intervenções no trânsito entre o Olho d’Água e o Araçagy

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), ao lado do governador Carlos Brandão (PSB), participou, neste domingo (30), em São Luís, da entregas de obras estruturantes e equipamentos que visam melhorar a qualidade de vida da população maranhense.

“O governador Carlos Brandão já entregou obras de ponta a ponta no Maranhão, o que demonstra o compromisso do governo com o progresso e o bem-estar da população. hoje, estamos inaugurando mais obras que vão melhorar o tráfego na Grande Ilha e a qualidade de vida dos cidadãos”, disse Iracema Vale.

Entre as inaugurações estão a intervenção do retorno do Olho d’Água/Araçagy, que proporcionará mais segurança e mobilidade aos moradores da região, além da entrega de vários carrinhos do programa ‘Minha Renda na Praia’, para a venda de milho, churrasco e coco, com o objetivo de apoiar o empreendedorismo e a geração de renda dos trabalhadores da orla.

Carrinhos do programa ‘Minha Renda na Praia’ foram entregues pelo governador Brandão para apoiar a geração de renda dos trabalhadores da orla

Uma carreata celebrou a revitalização da MA-203, uma das principais vias de acesso da capital. A estrada passa a oferecer 20 quilômetros de via, que foram requalificadas, do antigo retorno do Olho d’Água a Raposa, para melhoraria do tráfego e da acessibilidade.

Deputada Iracema Vale, ao lado do governador Carlos Brandão, participou da entregas de obras e equipamentos que visam melhorar a qualidade de vida da população

Também participaram das atividades a primeira-dama, Larissa Brandão; o vice-governador, Felipe Camarão (PT); o prefeito de Raposa, Eudes Barros; os deputados estaduais Antonio Pereira (PSB) e Yglésio Moyses (PRTB); o secretário de Desenvolvimento Social, Paulo Cazé, entre outros.Governador Carlos Brandão, deputada Iracema Vale e outras autoridades percorreram as ruas de Raposa após entrega dos equipamentos públicos no município

Iracema Vale ressalta investimentos do governo do Estado no município de Barreirinhas



Deputada Iracema Vale em agenda no município de Barreirinhas, ao lado do governador Carlos Brandão e do prefeito Vinícius Vale

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou das celebrações em comemoração aos 87 anos de fundação do município de Barreirinhas. O evento foi marcado por uma vasta programação iniciada no último domingo (23) e que se estende até sábado (29), data de aniversário da cidade.

Ao lado do governador Carlos Brandão (PSB), do prefeito da cidade, Vinícius Vale, deputados estaduais e de outras autoridades, a parlamentar participou de entregas de obras de infraestrutura executadas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

“Ao lado do governador Carlos Brandão, do prefeito Vinícius Vale e da população de Barreirinhas, estamos vivendo dias de muitas conquistas. Entregamos obras e reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento da cidade. Ao lado do governador, o prefeito tem feito um grande trabalho para melhorar os indicadores, a saúde e a educação do município”, disse Iracema Vale que, na ocasião, foi agraciada com título de cidadã barreirinhense.Presidente da Assembleia em ato realizado pelo governo estadual em Barreirinhas, por ocasião do aniversário de 87 anos de fundação do município

Na quinta-feira (27), foram inaugurados a nova sede do Corpo de Bombeiros e a ponte sobre o Rio Preguiças. Batizada de Chico Pedro, em homenagem ao ex-prefeito da cidade, Francisco Pedro Monroe da Conceição, falecido em 2012, a estrutura tem um vão de 240 metros de extensão e 12 de largura e modernizará a cidade, facilitando o acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, dinamizando o turismo na região.

“Barreirinhas é uma cidade estratégica para o Maranhão por causa dos Lençóis Maranhenses, que atraem muitos turistas nacionais e internacionais para o estado. Por isso, a cidade precisa estar equipada para atender a qualquer necessidade da região”, ressaltou Carlos Brandão.

Para o prefeito de Barreirinhas, Vinícius Vale, a construção da ponte sobre o Rio Preguiças contempla um sonho antigo da população. “Essa ponte é um sonho sendo realizado, é um sonho da população há muitos anos e, graças à parceria com o governo do Maranhão, um governo municipalista, a gente finalmente está entregando nossa tão sonhada ponte”, afirmou Vinícius Vale.Inauguração da nova sede do Corpo de Bombeiros no município de Barreirinhas

Também foram entregues nove quilômetros de pavimentação asfáltica, melhorando a mobilidade urbana, dando mais segurança no tráfego de veículos e garantindo mais dignidade para os moradores. Os serviços contemplaram 15 vias do bairro Cidade Nova, incluindo as avenidas Principal, Missionária, São José, Brasil e Elizeu.População do município de Barreirinhas se mobilizou em grande número para o evento

Na sexta (28), a festa teve continuidade com a entrega do Estádio Guaribão, no povoado Sobradinho; entrega de asfalto; inauguração do Espaço Dunas do Cuidar; bem como do laboratório municipal. A celebração continua no sábado (29), com entrega de três escolas, além de eventos cívicos, culturais e esportivos.

Grupo Potiguar aposta no modelo de descontos e inaugura Outlet Potiguar no Maiobão



O novo Outlet Potiguar, que vai funcionar sempre de sexta a domingo, ao lado da loja Potiguar no Maiobão.
Na contramão da crise e visando aumentar o poder de compra do consumidor maranhense, o Grupo Potiguar anuncia a inauguração do seu primeiro Mega Outlet, que vai funcionar a partir desta sexta-feira (28) ao lado da loja Potiguar Maiobão, na região metropolitana de São Luís.

A abertura será marcada por uma promoção especial: Produtos com até 50% de desconto em todos os itens no primeiro dia de funcionamento (28.03). Já no sábado (29.023) todos os itens vão estar com 35% de desconto e 25% no domingo (30.03).

O Outlet Potiguar funciona às sextas e sábados das 10h às 18h e aos domingos das 10h às 13h, exclusivamente no Maiobão. Os consumidores encontrarão itens variados dos pricipais departamentos da Potiguar e não apenas materiais de consturção.

“Queremos democratizar ainda mais o acesso aos nossos produtos. O Outlet Potiguar é uma forma de garantir que o cliente possa renovar sua casa, reformar um ambiente ou comprar o que precisa com muita economia e qualidade”, explica Adriano Pestana, Diretor Comercial do Grupo Potiguar.

A novidade representa mais do que uma estratégia de liquidação pontual. Trata-se da consolidação de um modelo de negócio que vem ganhando força no Brasil: o Outlet, formato já consagrado nos Estados Unidos e em diversos países da Europa. A proposta é simples — e eficaz: vender produtos de qualidade com preços reduzidos, normalmente de coleções passadas, itens com pequenas avarias ou excesso de estoque, garantindo vantagens tanto para os consumidores quanto para os lojistas.

O Sucesso do Outlet – Modelo Surgiu nos EUA

O termo outlet surgiu nos Estados Unidos, ainda no início do século 20, quando fábricas começaram a comercializar diretamente ao consumidor itens com pequenas imperfeições. Com o tempo, o conceito evoluiu e se transformou em verdadeiros centros comerciais especializados em descontos, como os famosos Premium Outlets que atraem turistas em cidades como Orlando, Miami e Nova York.

No Brasil, o modelo desembarcou mais recentemente, mas encontrou terreno fértil especialmente em tempos de economia instável, quando o consumidor está mais atento às oportunidades de economia.

Além dos preços mais baixos, o formato outlet permite que o cliente tenha acesso a uma variedade ampla de produtos — muitos deles de marcas renomadas — com descontos significativos.

Com a nova unidade do Outlet, o Grupo Potiguar reforça seu compromisso com inovação no varejo e amplia as opções para o consumidor maranhense que busca economia com qualidade.

Serviço / Inauguração do Mega Outlet Potiguar:
📍 Local: Ao lado da loja Potiguar do Maiobão
📅 Inauguração: Nessa Sexta-feira, 28 de março de 2025
🕘 Horário de Funcionamento: Sextas e Sábados: 10h às 18h / Domingos: 10h às 13h

MARCELO FREIXO (EMBRATUR) VAI PROFERIR AULA MAGNA DO CURSO DE DIREITO DA UNDB: CASO MARIELE EM DEBATE



O Pres. da Embratur Marcelo Freixo, que vai proferir Aula Magna sobre Direitos Humanos e Segurança Pública, a convite do Curso de Direito da UNDB.
Nessa quinta – feira, dia 27 de março, o Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, vem a São Luís a convite do Curso de Direito do Centro Universitário UNDB; para ministrar a Aula Magna sobre “Direitos Humanos e Segurança Pública: O Caso Marielle”.

Marcelo Freixo trará uma reflexão profunda sobre os desafios dos direitos humanos e a segurança pública no Brasil, usando o emblemático caso de Marielle Franco como ponto central da discussão.

Eleito pelo MEC como quarto melhor Centro Universitário do Brasil, na UNDB os alunos do Curso de Direito, além de contarem com um corpo docente composto pelos mais renomados profissionais; também são regularmente convidados a participarem de eventos especiais com alguns dos maiores expoentes do Direito nacional e mundial.

O evento será realizado às 19H, no Auditório Maria Izabel Pereira Rodrigues, localizado na Avenida Coronel Colares Moreira, anexo à UNDB.

UM EXEMPLO DE AMOR AO PRÓXIMO E RESPONSABILIDADE SOCIAL


Empresa maranhense é exemplo de capitalismo consciente ao apoiar com hospedagens famílias e pacientes em tratamento na capital

Nesse Dia Nacional da Saúde (31.03) ação voluntária da Shipping Protection revela
como empresas podem liderar a agenda ESG com impacto social em prol da saúde

Em um cenário ainda desafiador para a consolidação de práticas ESG no Brasil e no mundo, uma empresa maranhense de médio porte tem se destacado por sua atuação ética, voluntária e profundamente humana.

Com sede em São Luís e presença operacional em diversos estados e países, a Shipping Protection, agência especializada em serviços para empresas de navegação, tem dado passos firmes em direção a um modelo virtuoso de capitalismo consciente, no qual o lucro não se sobrepõe ao propósito.

A iniciativa mais recente da empresa, comandada pelo administrador de empresas e ex- agente marítimo Kledilton Cutrim Pinto – que também possui formação específica com um MBA em ESG — foi firmar uma parceria com a Casa de Apoio Viver; para abrigar em um imóvel da empresa, pessoas assistidas pela entidade.

A Casa de Apoio Viver existe há 5 anos e acolhe famílias e pacientes oncológicos vindos de municípios do interior do Maranhão em tratamento na capital. Fundada por três senhoras amigas – Dijé, Lalá e Pedrolina; a instituição sem fins lucrativos atualmente é mantida pelo filho e marido de dona Pedrolina, respectivamente Clézio e Fernando Araújo; em um trabalho voluntário que envolve toda a família.

“Já recebemos pessoas de todo o Maranhão, de Goiás, do Pará e até de Brasília. Nossa sede no Filipinho só consegue abrigar até 30 pessoas e agora, graças à parceria da Shipping Protection, ampliamos esse atendimento para cerca de mais 10 pessoas nas duas suítes disponibilizadas. Somos muito gratos à Shipping Protection que tem acolhido muito bem as famílias que enviamos. E assim, passamos também a acolher pacientes não apenas oncológicos, mas também com doenças neurológicas que são pacientes da Casa de Apoio Ninar” destaca o Presidente da Casa de Apoio Viver Clézio Araújo. Ele orienta que as pessoas interessadas em hospedagem devem contatar a entidade pelo seu perfil no instagram (@casadeapoioviver).

Muitas dessas pessoas apoiadas pela entidade enfrentam a dura realidade de não ter onde ficar durante semanas ou meses de sessões de quimioterapia e radioterapia, o que acaba levando parte delas a interromper o tratamento, por falta de condições financeiras básicas, como hospedagem e alimentação.

Para ajudar a mudar esse quadro, a Shipping Protection decidiu, sem nenhuma exigência legal ou contrapartida fiscal, ceder dois quartos de um prédio próprio situado à Rua de Nazaré, no Centro Histórico de São Luís, aos assistidos pela Casa de Apoio Viver. As duas suítes disponibilizadas são confortáveis, climatizadas, mobiliadas e com banheiro privativo; e representam um alento para quem enfrenta o desgaste físico e emocional do tratamento do câncer longe de casa. Além da estrutura, a empresa também fornece alimentação completa aos hóspedes durante toda a permanência.

Atualmente quem conta com esse apoio é a dona de casa Karla Carvalho Cardoso, que veio de Turiaçu (MA) e está hospedada na casa da Shipping Protection com dois filhos pequenos. O mais velho, Yussef Cardoso Rabelo, está fazendo exames e tratamento de epilepsia, na Casa de Apoio Ninar na Ponta D´Areia e vão ficar na capital maranhense por cerca de duas semanas.

“Já pensou se eu tivesse que pagar diversas viagens para ficar indo e vindo de Turiaçu pra São Luís? Em cada viagem de mais de oito horas de ônibus, eu gasto quase quinhentos reais. Não teria como bancar isso. Seremos eternamente gratos à Casa de Apoio e à empresa que nos acolheu” disse a mãe que está hospedada na Casa da Shipping Protection.

Nesse Dia Nacional da Saúde, celebrado em 31 de março, vale destacar o exemplo humanitário da Shipping Protection que apoia a saúde de maranhenses de baixa renda; e também reforçar uma discussão crucial para o século 21: A necessidade de envolver todos os stakeholders (públicos diversos) — e não apenas os acionistas — na estratégia de ganhos nos negócios das empresas.

Essa ação está diretamente alinhada ao conceito de capitalismo de stakeholders, que entende que as empresas têm responsabilidade perante a sociedade, ao meio ambiente e à comunidade em que estão inseridas. A Shipping Protection é um exemplo claro de como negócios de qualquer porte podem adotar essa lógica e gerar impacto real e mais que isso, uma prova de que todo tipo de empresa pode fazer algo em prol da sociedade.

“Como empresa que adota a agenda ESG, entendemos que o nosso papel como negócio vai além das atividades econômicas. Já tínhamos esse imóvel, e ao apoiarmos essa instituição, estamos usando um espaço físico com mais propósito, e criando um ambiente de negócios mais humano e solidário”, destaca o Coordenador de ESG da empresa, Paulo Renato Lemos.

Para o CEO da Shipping Protection, Kledilton Pinto, a motivação é clara: "Se queremos uma sociedade mais justa e empresas mais respeitadas, precisamos sair da teoria e agir. Essa ação é só o começo do que queremos fazer, mas é imensa em impacto social. Já tivemos famílias que conseguiram concluir o tratamento com dignidade, porque tinham onde dormir e o que comer” , revela o empresário.

Para a Gerente Financeira da empresa, Franciane Moreno Mendes, a atuação social da empresa é motivo de orgulho e de inspiração: “A atuação da empresa em ESG revela um propósito maior e melhor de fazer negócios. Trabalhar na Shipping Protection me dá oportunidade não só de crescer como profissional, mas de ver a empresa ajudar a transformar a vida de outras pessoas. Estamos deixando um legado positivo que muito nos inspira” frisou Franciane Mendes.

Câncer e pobreza: barreiras que ainda matam

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 704 mil novos casos de câncer devem ser diagnosticados no Brasil a cada ano até 2025. Em regiões periféricas ou mais pobres, como o interior do Maranhão, o número de pacientes que abandonam o tratamento por falta de apoio logístico é alarmante.
“Não são poucos os casos em que a pessoa descobre o câncer, consegue o encaminhamento para tratamento, mas simplesmente não tem como vir para a capital e se manter aqui. Falta hospedagem, falta comida, falta tudo. Isso mata”, afirma o coordenador e Presidente da Casa de Apoio Viver, Clézio Araújo.

Diante dessa realidade, o gesto da Shipping Protection vai muito além de uma ação de marketing ou responsabilidade social superficial. Trata-se de uma postura empresarial ancorada em valores éticos, visão de longo prazo e consciência social — princípios centrais do capitalismo consciente.

Com esse exemplo de prática empresarial humana e solidária, o Dia Mundial da Saúde ganha um significado a mais: O de lembrar que todas as empresas podem — e devem — ser aliadas ativas na construção de um futuro mais humano, sustentável e inclusivo, inclusive na saúde.

Sobre a Shipping Protection

A empresa Shipping Protection atua no ramo de agenciamento marítimo com múltiplos serviços é uma empresa de origem maranhense, com matriz em São Luís e que opera com filiais em diversos Estados, além de outros países como Panamá e Colômbia.

Fundada em 2009 pelo maranhense Kledilton Cutrim Pinto, a empresa presta suporte a diversas empresas e organizações do setor naval, garantindo que suas operações portuárias ocorram com eficiência, segurança e conformidade regulatória.

O ideal de Proteção está presente não apenas no nome da empresa, mas também nos serviços prestados e soluções oferecidas com excelência aos clientes; e também, nas ações sociais que a empresa realiza a vários anos, e que está em contante ampliação, a exemplo da nova parceria firmada com a Casa de Apoio Viver. A empresa aposta e adota a agenda ESG, e mantém ações relevantes nas três áreas – Meio Ambiente, Social e Governança.

EVENTOS CIENTÍFICOS DA CENTER HOSPITALAR E BIOSAT APRESENTARAM TECNOLOGIAS DE PONTA



SAÚDE E INOVAÇÃO

 

Aula prática contou com demonstração de equipamentos revolucionários para proctologistas e ginecologistas

 

A empresária maranhense Giselle Pereira, da Center Hospitalar, promoveu dois eventos científicos exclusivos para médicos proctologistas e ginecologistas, no formato de aula científica, na Villa do Vinho Bistrô, em parceria com a Biosat.

 

O objetivo foi apresentar e fazer o lançamento do primeiro fistuloscópio flexível digital do mundo; uma tecnologia inovadora no diagnóstico de imagens proctológicas ainda mais abrangentes e precisas. Segundo o diretor da Biosat Rogério Carvalho "trata-se do primeiro equipamento do tipo no mundo, e São Luís agora conta com essa tecnologia. Ele possibilita uma abordagem mais precisa e menos invasiva, direcionada aos riscos e promovendo melhores resultados" explicou.


Outro destaque foi o laser de diodo, que está revolucionando o tratamento de patologias proctológicas e ginecológicas, com técnicas minimamente invasivas, proporcionando maior conforto e segurança, além de uma recuperação mais rápida dos pacientes.

 

Esses equipamentos oferecem a possibilidade de procedimentos mais eficazes, sem a necessidade de internação prolongada, transformando a experiência tanto do médico quanto do paciente. E já estão à disposição dos médicos, numa exclusividade da Center Hospitalar, que representa a Biosat no Maranhão.

 

A sócia-proprietária do Center Hospitalar, Giselle Pereira, destacou o impacto dessas tecnologias para a medicina local: "Nossa missão é oferecer técnicas que não apenas beneficiem os médicos em seus procedimentos, mas também proporcionem ao paciente uma recuperação rápida, segura e eficaz. Queremos que eles voltem às suas atividades com disposição e mais qualidade de vida."

 

PROCTOLOGISTAS ELOGIAM AS NOVAS TECNOLOGIAS

 

O primeiro evento aconteceu dia 19.03 e recebeu grandes expoentes da proctologia maranhenses, como os médicos Dóris Rocha, Santiago Servin, Giancarlo Marques, Rebecca Nepomucena, Yana Pavan, Maysa Maciel, Kilson Martins, Bruno Barreto e Marcelo Travassos. Além deles, estiveram presentes a enfermeira Bibiane Nóbrega e o médico e empresário Glouberg Nóbrega.


Rogério Froes, especialista de produtos da Biosat, detalhou os benefícios do laser de diodo para o tratamento de fístulas anais e cistos pilonidais: "O laser de diodo tem um impacto significativo porque fecha o trajeto da fístula ou do cisto pilonidal, patologias orificiais que, tradicionalmente, envolvem uma recuperação muito dolorosa. Utilizamos um comprimento de onda de 1470 nanômetros, comprovado como ideal para esses tecidos, garantindo uma aplicação precisa e eficiente" explicou o especialista.


Esse procedimento, descrito por Froes, utiliza um laser com tecnologia avançada para tratar essas condições de maneira menos invasiva. O método reduz a dor pós-operatória e acelera o processo de recuperação, permitindo que os pacientes retomem suas atividades diárias com mais rapidez e conforto.

 

Complementando, Rogério Carvalho destacou como vantagens do fistuloscópio flexível: “Ele é capaz de acompanhar as formas irregulares e os caminhos mais sinuosos que essas doenças podem se formar. Com o novo equipamento, conseguimos acompanhar os contornos complexos das doenças, como curvas em S ou L, que podem ser difíceis de identificar em exames de imagem. Essa tecnologia permite tratar de forma mais abrangente, evitando trajetos falsos" explicou Carvalho.


Os médicos proctologistas presentes elogiaram as novas tecnologias. O Dr. Kilson Martins considerou a nova tecnologia de laser minimamente invasiva como “um avanço significativo, especialmente para tratar doenças como fístulas anais. A recuperação mais rápida para os pacientes faz toda a diferença no nosso trabalho" explicou ele.

 

Já a Dra. Rebecca Nepomucena destacou o impacto revolucionário para a prática médica: “A possibilidade de procedimentos tão precisos, sem a necessidade de hospitalização, transforma a experiência tanto do médico quanto do paciente” disse ela.


GINECOLOGISTAS APROVARAM EQUIPAMENTOS QUE VÃO REDUZIR TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE PACIENTES

 

O segundo evento foi realizado na quinta-feira (20.03) e dedicado a ginecologistas, para a apresentação e demonstração dos equipamentos com tecnologia a laser de diodo, que possibilita a realização da histeroscopia ambulatorial. Esse exame permite avaliar o interior do útero, diagnosticar condições como pólipos e miomas, e tratar doenças ginecológicas de maneira minimamente invasiva.

 

O procedimento, semelhante a uma endoscopia vaginal, pode ser realizado no consultório médico e dispensa sedação, otimizando o atendimento às pacientes. A nova tecnologia foi amplamente elogiada pelos especialistas presentes. Segundo a Dra. Anne Caroline Amorim, “o equipamento possibilita a remoção de lesões de forma mais segura e delicada em histeroscopias ambulatoriais, sem necessidade de sedação e com rápida recuperação” explicou a ginecologista.

 

O Dr. Alisson Chianca, com 12 anos de experiência em histeroscopia, mostrou-se empolgado com o potencial da nova tecnologia. Ele acredita que o laser de diodo permitirá resolver casos que antes demandavam cirurgias em ambientes hospitalares, facilitando o processo para pacientes e médicos "É uma perspectiva de alta resolutividade para as cirurgias histeroscópicas ambulatoriais", afirmou.

 

Para o Dr. Gustavo Bringel, essa nova tecnologia representa um marco, pois "facilita o acesso a procedimentos e reduz o tempo de espera em relação a cirurgias no centro hospitalar", comentou. Ele acredita que o laser de diodo será uma opção viável para tratar pólipos, miomas e outras patologias de forma mais prática e eficiente.

 

Os dois eventos demonstram o compromisso da Center Hospitalar em prol da constante evolução da medicina maranhense; com a adoção de avanços tecnológicos, que beneficiem tanto os profissionais quanto os pacientes.