sexta-feira, 25 de julho de 2025

EQT Lab promoveu Aula Inaugural da 2ª Edição do Capacitech em São Luís


Alunos beneficiados irão contar com capacitação em linguagem de programação e IA

Foi em clima de muita expectativa, curiosidade e alegria pela oportunidade, que os 150 alunos selecionados participaram da aula inaugural do Capacitech, realizada no auditório do Ed. João Goulart, no Centro histórico de São Luís, nesta quarta-feira (23).

Idealizado pelo EQT Lab, hub de inovação e tecnologia do Grupo Equatorial, o Capacitech é um programa de inovação e impacto social de sucesso, que está em sua segunda edição, e vai proporcionar a qualificação gratuita em linguagem de programação e IA.

Além do foco técnico, o programa também desenvolve competências comportamentais essenciais para o mercado de tecnologia. O Capacitech é um investimento do Grupo Equatorial no futuro e reforça seu compromisso como agente de transformação social por meio da inovação.

O programa está beneficiando jovens e adultos, incluindo estudantes do ensino médio técnico / superior e membros de comunidades de baixa renda; em parceria com o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Andressa Gaspar, curadora do EQT Lab, destaca a relevância desse projeto que reúne inclusão social e o incentivo à cultura de inovação entre os alunos; aumentando seu potencial de empregabilidade e protagonismo social. “Por meio dessa capacitação, visamos incluir esses alunos nos processos de tecnologia e inovação, para que possam ter um futuro profissional nesse setor de grande empregabilidade, com boas oportunidades dentro do mercado de trabalho com esse programa de inclusão digital, que foi um grande sucesso em sua primeira edição” explicou.

Para Adryand Coelho, Coordenador de Laboratórios Educacionais do IEMA, instituição parceira do programa, “o Capacitech para nossos alunos do IEMA, tanto para os alunos ativos, quanto para os egressos, é um projeto de grande impacto social e muito importante. A Equatorial, com esse programa, nos dá uma oportunidade para elevar ainda mais a empregabilidade dos alunos. Após essa capacitação, eles terão a possibilidade de entrar no mundo do trabalho muito mais capacitados e habilitados, para terem a chance de conquistar um bom emprego. E já temos alunos que participaram da primeira edição do Capacitech e que foram contratados pela Equatorial, pelo IEMA e outras empresas do mercado de trabalho local” revelou.

O sucesso do programa se revela em cada aluno da primeira edição que já foi aproveitado pelo mercado de trabalho. Jovens como os ex-alunos Breno Leonardo Martins de Sousa, de 19 anos, que atualmente é estagiário no EQT Lab; e Rafael Silveira, ex- aluno do IFMA, e hoje também é estagiário do EQT Lab.

“Me lembro do dia em que soube dessa oportunidade no IEMA e resolvi participar. Foi uma experiência incrível e transformadora, e me vejo nesses alunos que agora ingressam na segunda edição do programa. Desejo a eles o mesmo sucesso que eu tive. Hoje, sou estagiário do EQT Lab, que é um laboratório de inovação onde aprendo muito. Assim vou seguindo minha carreira, e já tão jovem inserido no mercado de trabalho. Vou continuar trabalhando e aprendendo para realizar meu sonho de ser um desenvolvedor sênior de sucesso”, destacou Breno.

“Foi muito proveitosa a formação do Capacitech, que é abrangente e a gente consegue ter um conhecimento bem avançado e prático. Logo que conclui o programa já fui inserido no mercado, como estagiário do EQT Lab, e muito do conhecimento que aprendi no Capacitech, hoje aplico no meu trabalho com sucesso”, revelou Rafael.

Além das vagas para as escolas, o programa também oferta oportunidades para a comunidade e está transformando a vida de pessoas, como fez com Joana Dayse da Silva. Ela soube do programa, se inscreveu na vaga da comunidade e concluiu com sucesso a capacitação. “Hoje, já trabalho como desenvolvedora júnior no EQT Lab e estou realizada. Essa capacitação foi um verdadeiro divisor de águas na minha vida, pois de estudante, me tornei uma profissional e agradeço demais à Equatorial por essa oportunidade, que só veio somar na minha vida. Também faço faculdade de Engenharia de Software e pretendo seguir aprendendo sempre mais. O Capacitech me deu a oportunidade de acelerar a minha carreira e me abriu as portas para o mercado de trabalho”, declarou emocionada.

Marcos Felipe Leal Câmara, Líder de Governança do EQT Lab, destaca que, após os nove meses de capacitação, os alunos dessa segunda turma do Capacitech também estarão aptos a desfrutar de grandes oportunidades de inserção no mercado de trabalho: “Há uma necessidade no Brasil muito grande de profissionais desenvolvedores e de tecnologia; e através do Capacitech encontramos uma forma de levar para a comunidade um treinamento que engloba as habilidades necessárias e mais demandadas pelo mercado, para que esses alunos possam aprender, para suprir as necessidades, tanto do EQT Lab quanto do mercado em geral. Muitos alunos da primeira edição já estão trabalhando ou estagiando, e todos com excelente aproveitamento e construindo uma carreira sólida”, avalia o Líder de Governança do EQT Lab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário