O evento marca o início da formação de 25 novos eletricistas para atuar em redes de distribuição de energia elétrica
Após um processo seletivo com mais de 300 inscritos, 25 alunos iniciaram as aulas da quarta turma do Projeto Escola de Eletricistas da Equatorial Maranhão no município de Imperatriz. A cerimônia de aula inaugural foi realizada na tarde desta terça-feira (01) e reuniu os alunos selecionados, além de representantes da Equatorial Maranhão, da DPL Construções, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Prefeito Municipal Rildo Amaral. O Programa Escola de Eletricistas é uma iniciativa do Grupo Equatorial, em parceria com o Senai, que oferece qualificação gratuita para quem deseja ingressar no setor de distribuição de energia elétrica.
Durante a aula inaugural da nova turma, o Superintendente da Regional Sul da Equatorial Maranhão, Filipe Leal, marcou presença e deixou uma mensagem de incentivo aos alunos. “A Equatorial Maranhão está cheia de portas abertas para quem quer crescer, aprender e se dedicar. Acompanhamos de perto todas as turmas da Escola de Eletricistas, visitamos salas de aula, conversamos com alunos, porque, para nós, o curso não é apenas para formar eletricistas, mas formar profissionais que compartilham do nosso jeito de trabalhar. A missão de levar energia elétrica é nobre, e precisamos de pessoas preparadas e comprometidas com esse propósito. A jornada de vocês começa hoje, e o futuro vai depender do esforço de cada um. Sejam bem-vindos!”, destacou.
Na cerimônia de início das aulas, os futuros eletricistas conheceram um pouco mais sobre a capacitação, receberam as orientações necessárias e o kit de boas-vindas. A edição de 2025 do Programa Escola de Eletricistas iniciou as inscrições em abril, com turmas em Imperatriz, no Maranhão, e em outros estados onde o Grupo Equatorial atua. O curso contempla uma carga horária semanal de 40 horas, totalizando 520 horas de capacitação técnica, incluindo 112 horas voltadas ao desenvolvimento comportamental. As vagas foram oferecidas por meio de processo seletivo realizado em etapas eliminatórias e classificatórias.
Alana Cristina, graduada em jornalismo e uma das alunas da turma da Escola de Eletricistas de Imperatriz, contou que, após um período dedicada à família, decidiu retomar sua trajetória profissional e viu no curso uma oportunidade de recomeçar e construir uma nova carreira. “Como essa é minha primeira experiência profissional, estou colocando todas as minhas expectativas aqui. Além de representar uma nova renda para minha família, essa será mais uma profissão no meu currículo. Eu sempre cuidei da parte elétrica em casa, porque meu esposo viajava muito. Mesmo sendo uma área onde a maioria é masculina, eu me sinto muito à vontade”, conta Alana.
A jovem destaca ainda a importância da iniciativa conjunta da Equatorial e do Senai. “A Equatorial Maranhão é uma empresa sólida, bem conceituada, inclusive no mercado financeiro, e o Senai é uma instituição de ensino reconhecida em todo o país. Por isso, me sinto entrando pela porta da frente. Estou muito feliz e quero estar na certificação em novembro”, reforçou a aluna.
O Gerente Interino do Senai Imperatriz, Deglisson Xavier, destacou a força da parceria com a Equatorial Maranhão, que vem garantindo formação técnica e oportunidade de inserção no mercado de trabalho. “A parceria entre a Equatorial e o SENAI já existe há bastante tempo e tem gerado muitos resultados. Temos uma longa experiência em atendimentos específicos com a Equatorial. Sabemos da responsabilidade que temos com o sonho de cada um de vocês. Todos estão aqui buscando um objetivo e o nosso papel é trabalhar para que esse sonho se realize. Esperamos atender às expectativas de todos, e que ao final do curso, vocês colham os frutos dessa formação!”, destacou.
O Prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, também esteve presente na cerimônia e, durante sua fala, relembrou sua trajetória e destacou a importância de estar preparado para as oportunidades. “Venho de uma família humilde e precisava me destacar, não bastava esperar pela sorte, eu aproveitava as chances que surgiam. A minha qualificação veio antes da oportunidade e quando ela surgiu, eu estava pronto. Deixo aqui essa palavra de estímulo: aproveitem essa oportunidade! Quem conclui esse curso sai muito mais preparado para o mercado. Viva a oportunidade e parabéns a todos vocês!”, concluiu, incentivando os alunos a se dedicarem ao máximo desde o início.
Sobre a Escola de Eletricistas
A Escola de Eletricistas faz parte do E+ Profissional, projeto que compõe a Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Equatorial Energia e conta com o apoio do Programa de Eficiência Energética do Grupo, regulado pela ANEEL, com objetivo de qualificar pessoas para o mercado de trabalho no setor elétrico. Desde sua criação, em 2022, o programa do Grupo Equatorial já formou 1.607 profissionais para atuar no setor elétrico, dos quais 960 foram contratados, em última pesquisa e mapeamento de contratação realizado em maio de 2025.
No Maranhão, 193 alunos já se formaram pela Escola de Eletricistas, e 95 deles foram contratados. Na região Sul, o projeto já certificou três turmas, sendo duas em Imperatriz, no ano de 2023, e uma em Balsas, em 2024, totalizando a formação de eletricistas capacitados para atuar em redes de distribuição de energia elétrica. Dessa forma, a iniciativa continua impulsionando a empregabilidade e fortalecendo a formação de profissionais qualificados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário