quinta-feira, 3 de julho de 2025

Pesquisador debate os limites da participação popular no projeto PAC Rio Anil


“Palafitas ou Moradias: limites da participação popular no PAC de Lula e Jackson Lago em São Luís”. Esse é o título do livro de autoria do professor Sílvio Bembem, doutor e mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP, que será lançado, em São Luís, durante o 1º Seminário Científico Regional: refletindo sobre políticas públicas e questões étnico-raciais.

O lançamento vai ocorrer em dois momentos: na quinta-feira (03/07), no 1º dia do Seminário, no Centro Educacional de Tempo Integral Professor Luiz Alves Ferreira, no bairro da Liberdade, e na sexta-feira (04/07), no Palácio Cristo Rei, na Praça Gonçalves Dias, em atividade que se inicia às 14 horas.

No primeiro dia, o evento conta com a participação do professor Marcos Soares, liderança do bairro da Liberdade; de Lúcio Rogério, diretor geral do Centro Educacional Professor Luizão; da médica Clay Lago; do secretário estadual de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Robson Paz; do coordenador pedagógico da Rede Estadual de Educação de São Paulo, professor Ramon Casas Vilarino; do ex-vereador Joberval Bertoldo, liderança da região durante o projeto, juntamente com Maria José Serrão e Basílio Durans.

No segundo dia, no Palácio Cristo Rei, participam a pró-reitora de Extensão da UFMA, Zefinha Bentivi, a ex-vereadora e ex-secretária adjunta estadual de Direitos Humanos, Creuzamar de Pinho; o ex-deputado federal Julião Amin; o presidente da Fundação Josué Montello Alcimar Pinheiro e os professores Frederico Burnett (UEMA) e Mary Ferreira (UFMA).

Palafitas ou moradias?

A obra, com selo da Editora UFMA, configura-se como uma atualização (doze anos após a defesa, pelo pesquisador, de sua dissertação de mestrado), do debate acerca da participação popular no projeto PAC Rio Anil, na capital maranhense. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi lançado no Brasil na segunda gestão do governo Lula, em 2007, e em São Luís, pelo governo Jackson Lago, em 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário