Ação incentiva o uso consciente da energia elétrica entre estudantes e é coordenada pela Abradee, com apoio da Equatorial Maranhão
A primeira Blitz Educacional da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2025 ocorreu nesta quarta-feira (3), na UEB Dr.ª Maria Alice Coutinho, localizada no bairro Turu, em São Luís.
O evento teve a participação especial dos alunos João Felipe Assunção Costa, que foi finalista na edição passada, e de Sofia Rosa da Silva Costa, que foi medalhista da Olimpíada de 2024. Eles conversaram com a turma de alunos e professoras e incentivaram a todos a se inscreverem nessa edição.
“Foi muito bom ter entrado na Olimpíada e conquistado essa medalha. Estudei muito sobre eficiência energética, e foi útil pois é um conhecimento que serve para minha família também e é algo que vamos usar em toda a vida”, declarou a estudante Sofia Rosa, motivando outros alunos a se inscreverem na competição.
“Eu aprendi coisas interessantes sobre energia elétrica, por exemplo, como calcular o quanto se gasta de energia em certas atividades; como comprar produtos mais eficientes e que vão economizar energia, em especial aqueles eletrodomésticos que mais consomem como ar condicionado e geladeira. São dicas que todos devem saber para usar melhor a energia”, disse o aluno João Felipe, que cursa o 9° ano.
A ONEE é promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Programa de Eficiência Energética, e coordenada pelo Instituto Abradee, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). Essa Blitz integra a programação da Olimpíada e tem como objetivo aproximar alunos e professores do tema da sustentabilidade, estimulando práticas de uso consciente da energia elétrica.
Para a Diretora do anexo Leonardo Da Vince, pertencente à UEB Dr.ª Maria Alice Coutinho, Helene Caroline Silva da Rocha, foi importante ter recebido a Blitz Educacional: “O evento ajuda a motivar os alunos e traz mais conhecimentos práticos sobre o uso da energia elétrica, isso enriquece muito a bagagem dos nossos alunos”, disse a Diretora.
As Blitz Educacionais são consideradas estratégicas para difundir conhecimento e fortalecer a cultura da eficiência energética no ambiente escolar. Voltadas para estudantes do 8º e 9º ano, essas iniciativas buscam engajar a comunidade em torno da ONEE, uma competição nacional que une aprendizado, cidadania e conscientização sobre os impactos sociais, econômicos e ambientais relacionados ao consumo de recursos naturais.
A professora de ciências, Vanessa Cristina Alves dos Santos, já participou em duas edições anteriores e está animada com a Olimpíada de 2025: “Participamos em 2022 e 2024 e fomos medalhistas nessas edições; e queremos repetir a vitória. É ótimo para os alunos que participam, pois eles se engajam na busca por conhecimento e adquirem novos hábitos, acabam influenciando seus pais a trocarem as lâmpadas e eletrodomésticos de casa por modelos mais econômicos, aprendem a fazer cálculos de uso da energia, se tornam verdadeiros embaixadores do uso eficiente da energia. Isso é bom para eles, mas também para as futuras gerações”, destacou.
Em 2025, a expectativa é que a Olimpíada alcance cerca de 500 mil estudantes das redes pública e privada de ensino em todo o país.
A competição conta com diversas etapas, incluindo curso de formação para professores, desafios interativos em formato de games e provas objetivas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por alunos e docentes até o dia 30 de setembro, no site oficial: www.onee.org.br.
João Victor Fonseca Pereira, aluno do 8° ano, acompanhou a Blitz e decidiu se inscrever na Olimpíada: “estou animado para participar da Olimpíada e vou me esforçar para ganhar”, disse o aluno entusiasmado.
Compromisso da Equatorial Maranhão em ampliar a conscientização sobre eficiência energética
Parceira da iniciativa, a Equatorial Maranhão reforça sua atuação em prol da educação e da sustentabilidade: “Essa primeira Blitz foi um sucesso. Iremos percorrer ainda outras escolas públicas e privadas para incentivar a adesão dos alunos e queremos bater a meta de 22 mil alunos inscritos. Vale lembrar que a Olimpíada é uma oportunidade única para estimular nos jovens a consciência sobre eficiência energética. Essa ação educativa certamente vai inspirar novos comportamentos dentro das escolas e nas famílias”, destaca Rosângela Martins, analista de Projetos de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário