quinta-feira, 25 de setembro de 2025

EMPRESA MARANHENSE NO ENCONTRO+B AMAZÔNIA 2025 QUE ANTECEDEU A COP30




Os representantes da agência marítima Shipping Protection no encontro Encontro+B Amazônia 2025 no Pará: A Ger. Adm. Franciane Mendes, o sócio fundador Kledilton Cutrim Pinto e o Coordenador de ESG Renato Lemos.

Agência Marítima Shipping Protection quer implantar uma reserva particular de proteção ambiental em Alcântara


Em sua sexta edição, o Encontro+B Amazônia 2025 realizado nesse mês de setembro em Belém (PA), na Universidade Federal do Pará (UFPA), foi muito mais do que um evento, e sim uma verdadeira união de forças para repensar o planeta em busca de novos caminhos e soluções mais sustentáveis. Ao final, foi assinada uma carta coletiva, fruto da colaboração entre os participantes, a ser entregue ao presidente da COP30, com diretrizes estratégicas para enfrentamento da crise climática e garantia de justiça socioambiental.

Sob o lema “A raiz do futuro”, esta edição antecedeu a COP30, ativando vozes, saberes e ações que impulsionam uma transição socioambiental mais justa. O evento também mandou um recado ao mundo: Sem Amazônia não há clima. E sem clima, não há futuro.

O Encontro+B reuniu empresários, gestores, representantes de povos tradicionais, ativistas, acadêmicos e membros da sociedade civil de mais de 20 países. O objetivo foi repensar o futuro, e contribuir com ideias e projetos para acelerar a transição para uma economia equitativa, inclusiva e regenerativa. E mais, conectar saberes científicos e ancestrais, reforçar narrativas amazônicas e projetar compromissos concretos para a agenda climática global.

PROTAGONISMO MARANHENSE E PROJETO AMBIENTAL

Entre os presentes ao encontro, estava o time de líderes da agência marítima Shipping Protection, com sede em São Luís e atuação global em diversos países. Além do sócio fundador Kledilton Pinto, participaram do evento a Gerente Administrativa – Financeira Franciane Mendes e o Coordenador de ESG Paulo Renato Lemos.

“O Encontro+B foi uma experiência transformadora, tivemos acesso a debates inspiradores, conexão com outras lideranças globais e envolvimento em soluções concretas por meio da ação coletiva. Voltamos ainda mais inspirados e motivados a trabalhar em prol de uma sociedade mais inclusiva e sustentável. E com a certeza de que estamos no caminho certo, com nosso projeto de implantação da RPPN Shipping Protection em Alcântara (MA), onde teremos uma área de preservação ambiental que incluirá florestas e demais biomas importantes, além de projetos sociais e de educação ambiental priorizando oportunidades de desenvolvimento para pessoas em situação de vulnerabilidade social da região” declarou o empresário Kledilton Cutrim Pinto, cuja empresa Shipping Protection já é signatária do Pacto Global.

Vale ressaltar que o projeto de implantação da RPPN Shipping Protection – atualmente em processo de licenciamento pelo ICMBio – veio de encontro ao que foi debatido no painel “Empresas B pelo Clima”, que discutiu como integrar justiça climática nas estratégias empresariais. A criação dessa RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) em Alcântara é mais que urgente, uma vez que a área conhecida como Terras de Timbotuba, onde a reserva será implantada, sofre atualmente com a degradação, o desmatamento e a caça ilegal. Ecossistemas importantes, como manguezais, córregos, brejos, lagos e nascentes, além de animais nativos, estão sendo ameaçados com os crimes ambientais em curso no local.

Fazer parte do Encontro+B Amazônia 2025 é mais do que apoiar um evento: é apostar em uma comunidade que inova, colabora e age por um futuro mais inclusivo, equitativo e regenerativo.

SOBRE O SISTEMA B

O Sistema B é um movimento global que busca redefinir o papel das empresas na sociedade, alinhando lucro e propósito com a criação de valor compartilhado para todos os stakeholders; e promovendo um modelo econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo. Presente em mais de 80 países, a rede reúne companhias certificadas como Empresas B, que se comprometem a gerar impacto socioambiental positivo, além de lucro.

Para conquistar a certificação, as organizações passam por um rigoroso processo de avaliação, chamado B Impact Assessment (BIA), que mensura seu desempenho em cinco áreas principais: governança, colaboradores, comunidade, meio ambiente e clientes. A certificação é revisada a cada três anos, garantindo atualização constante das práticas e metas de sustentabilidade.

Especialistas destacam que o Sistema B funciona também como uma plataforma de inovação, estimulando negócios a adotarem métricas claras e auditáveis de impacto, o que aumenta a atratividade para investidores de fundos ESG e reforça a reputação corporativa em mercados cada vez mais exigentes.

No Brasil, o Sistema B atua desde 2013 e hoje conta com centenas de empresas certificadas em diversos setores, de tecnologia a agronegócio. Para especialistas, o movimento vem ganhando relevância à medida que investidores e consumidores pressionam por negócios mais transparentes e responsáveis. As empresas B mostram que é possível competir de forma saudável, entregando valor não apenas para acionistas, mas para todos a sociedade.

SOBRE A AGÊNCIA MARÍTIMA SHIPPING PROTECTION

Fundada há 16 anos a Shipping Protection Serviços Marítimos Ltda. é uma agência marítima que atua no setor de serviços portuários e marítimos, com sede principal em São Luís (MA) e operação global, oferecendo serviços para diversos tipos de embarcações nos portos da América Latina e Caribe, com forte presença operacional no Brasil, Colômbia e Panamá.

A empresa também enfatiza seu compromisso com sustentabilidade, governança e responsabilidade social, e desenvolve projetos de ESG e iniciativas sociais e ambientais, a exemplo de projeto que prevê auxílio logístico a pacientes em tratamento de saúde, fornecendo hospedagem gratuita e alimentação em parceria com entidades sociais na capital maranhense, assim como apoio à agricultura familiar em Alcântara (MA).

Tendo como Missão “proteger pessoas, clientes e o meio ambiente por meio de serviços de agência marítima responsáveis e sustentáveis”, a empresa tem como principal projeto de ESG a implantação da RPPN Shipping Protection em Alcântara (MA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário