segunda-feira, 29 de setembro de 2025

HU-UFMA sedia evento nacional de apresentação dos profissionais do Programa ‘Mais Médicos Especialistas’, do Ministério da Saúde


Outros quatro Hospitais da Rede Ebserh também sediaram a cerimônia, realizada simultaneamente em instituições de dez estados brasileiros

São Luís (MA) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) teve participação expressiva durante o ato nacional “Agora Tem Especialistas: ações de formação e provimento”, realizado pelo Ministério da Saúde (MS) na tarde desta sexta-feira (26). O evento, que apresentou oficialmente os profissionais do Programa Mais Médicos Especialistas (PMME), aconteceu em dez instituições do país, cinco delas administradas pela Ebserh, incluindo o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA). A cerimônia aconteceu no auditório central da Unidade Presidente Dutra e foi transmitida para o auditório azul.

Além de sediar, a participação da Rede Ebserh neste Programa consiste em promover atividades formativas como supervisão, mentorias e imersão hospitalar.
Os profissionais apresentados serão distribuídos para atuarem em serviços municipais e estaduais, incluindo hospitais, policlínicas, centros especializados e instituições filantrópicas, ampliando o acesso a consultas, exames e cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS). No HU-UFMA, serão 22 médicos, com acompanhamento de 25 tutores em 10 programas.

Em pronunciamento por vídeo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que essa é uma ação inovadora para ajudar os estados e municípios a terem profissionais médicos já especialistas atuando nas regiões que necessitam. “Serão acompanhados e receberão aprimoramento permanente de uma instituição de excelência, sejam dos hospitais universitários, sejam das instituições privadas de excelência, como os que fazem parte do PROADI, atendendo, aprendendo, construindo novos conhecimentos e reduzindo o tempo de espera e ampliando o atendimento especializado”, ressaltou.

Na ocasião, o secretário Adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Jerzley Timóteo destacou que o Programa reforçará a capacidade de atendimento especializado em todo o país, inclusive no interior dos estados. “O SUS só acontece com a colaboração de vários atores. O Ministério da Saúde sempre olhou com muito carinho para a Atenção Primária e agora precisamos olhar também para a Atenção Especializada. Esse projeto vem para dialogar com os diferentes entes para proporcionar um melhor cuidado para a população.”

Neste sentido, o superintendente em exercício do HU-UFMA, José Dyego de Araújo Brito, enfatizou o papel da instituição no processo de formação e acolhimento dos profissionais. “O HU-UFMA é o maior centro formador de recursos humanos para a área da saúde no estado do Maranhão. A nossa missão, além de oferecer uma boa assistência, é garantir a formação profissional de excelência. Entramos nesse projeto como grandes parceiros por meio da Ebserh, contribuindo em mais de 10 programas em áreas estratégicas para a saúde pública”.

A ginecologista Wanine Alencar, destacou sua alegria em estar ingressando no projeto para atuar no município de Pedreiras. “O Mais Médicos Especialistas é muito importante, pois sabemos que é uma realidade as pessoas não terem acesso ao especialista no interior, tendo que se deslocar para São Luís ou estados vizinhos. A proposta do Ministério da Saúde é nos aprimorarmos dentro da nossa área para oferecer um diagnóstico mais seguro para o paciente”, ressaltou.

Também estiveram presentes na cerimônia, o secretário estadual de Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes; a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Raimunda Rudakoff; o deputado estadual, Carlos Lula; a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão, Thais Mesquita; o assessor institucional da UFMA, Natalino Salgado Filho.

Além do HU-UFMA, as instituições da Ebserh que também sediaram o evento foram: o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC); o Complexo Hospitalar Universitário da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA); o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI); e o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG).

Fortalecimento da atenção especializada no SUS

Na ocasião, também foram anunciados os próximos incentivos dentro do projeto “Mais Médicos Especialistas”, entre eles o novo edital do Pró-Residências, a oferta de três mil bolsas para residência médica para 2026 e o fortalecimento da preceptoria em 20 especialidades médicas, além das áreas de Enfermagem Obstétrica e Física Médica.

A Ebserh tem papel estratégico nesse processo porque também tem como missão a formação de profissionais e especialistas em saúde. Além de atuar diretamente no ensino e na pesquisa, a Rede tem ampliado o acesso da população à atenção especializada por meio dos mutirões “Dia E – Ebserh em Ação”, realizados em parceria com o Programa ‘Agora Tem Especialistas’. Na edição mais recente do Dia E, realizada no dia 13 de setembro, os 45 Hospitais Ebserh registraram 34.290 procedimentos em todo o país. No HU-UFMA, foram 4.066 atendimentos, sendo 3920 exames/procedimentos de imagem e 146 cirurgias. (Confira a matéria AQUI).

Foi realizada também a assinatura simbólica da Portaria de 23/09/2025 que autoriza o repasse de recursos financeiros destinados aos municípios do Estado do Maranhão para execução de obras de construção de Unidade de Saúde- UBS e para os centros de Atenção Psicossocial-CAPS, para o fortalecimento do SUS.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por Marília Rêgo e Danielle Morais, com revisão de Danielle Campos

Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh

Nenhum comentário:

Postar um comentário