quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Instituto Equatorial incentiva projetos sociais na região central do Maranhão

 


Ações promovem empregabilidade, renda, autonomia e qualidade de vida

 

O Instituto Equatorial, iniciativa de investimento social do Grupo Equatorial, segue fortalecendo sua atuação no Maranhão com o apoio a iniciativas voltadas para a transformação social. Por meio do Edital Diálogos Equatorial, foram contemplados quatro projetos na região central do estado, com um investimento de mais de R$ 79 mil, beneficiando diretamente 345 pessoas.


Criada para fortalecer organizações da sociedade civil que atuam em parceria com comunidades locais, a iniciativa amplia oportunidades, fomenta a cidadania e contribui para a redução das desigualdades. Além do aporte financeiro, os projetos recebem suporte institucional que potencializa seus resultados e amplia o alcance das ações. 


“O Edital Diálogos reflete o nosso compromisso em fortalecer iniciativas que nascem nos territórios e que são conduzidas por organizações da própria comunidade. Cada projeto apoiado contribui para ampliar a cidadania, a inclusão e a autonomia das pessoas, sempre com um olhar para a sustentabilidade e para a transformação social”, informou Janaína Ali, Coordenadora do Instituto Equatorial.


Entre os projetos contemplados está o “Wyrahwaw: Educação Cultural e Saberes Ancestrais”, realizado em Barra do Corda, que oferece oficinas voltadas para o significado e a execução do Moqueado, marcando a transição das meninas para a vida adulta e representando o compromisso com os valores comunitários e a continuidade dos saberes, alcançando 100 pessoas. Em Bacabal, o projeto “Semeando oportunidades e habilidades com enfoque educacional inclusivo” beneficia 115 pessoas atendidas pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado Larissa Ides, promovendo uma educação inclusiva que valoriza as potencialidades de cada indivíduo.


Já em Itapecuru-Mirim, o projeto “Comunica Quilombo: Vozes e Lideranças em Ação” capacita jovens quilombolas para se tornarem líderes comunitários e protagonistas na preservação e valorização de suas tradições culturais, impactando diretamente 30 pessoas. Em Alto Alegre do Pindaré, o projeto “Babaçu Vivo: Empoderamento e Sustentabilidade” fortalece a atuação de 100 quebradeiras de coco babaçu, promovendo educação sobre direitos legais, práticas de manejo sustentável e oportunidades de mercado para os produtos derivados.

 

O incentivo aos projetos fortalece a atuação nacional do Instituto Equatorial e reforça também o compromisso da Equatorial Maranhão, que tem investido em ações sociais e educativas no estado, ampliando as oportunidades para a população maranhense que tem interesse em desenvolver projetos sociais, contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado. “Nosso compromisso vai além da energia elétrica. Acreditamos no poder da transformação social por meio de projetos que fortalecem as comunidades. A partir de parcerias como essas, conseguimos nos aproximar das demandas locais e contribuir para o desenvolvimento sustentável no centro do estado”, destacou a Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Laise Rabelo.

 

Com a missão de contribuir para a redução das desigualdades sociais nos territórios onde atua, o Instituto Equatorial desenvolve parcerias estratégicas aliadas à sustentabilidade, conectando diferentes setores para ampliar o impacto positivo nas comunidades. A iniciativa promove ainda a integração entre desenvolvimento social e econômico, tendo a equidade e a inclusão como pilares fundamentais para o bem-estar coletivo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário