quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Pesquisa de profissionais do HU-UFMA é destaque em revista internacional de saúde

 


Estudo publicado na revista Educación Médica mostra a relação entre a formação médica especializada e a melhoria da qualidade do cuidado oncológico no Sistema Único de Saúde (SUS)

 

São Luís (MA) - O estudo “Da mastectomia à reconstrução: programas de residência médica transformando o tratamento do câncer de mama” foi publicado na “Educación Médica”, revista internacional voltada à divulgação de iniciativas que contribuem para o progresso científico e para a qualidade da educação médica. O trabalho analisa o papel dos programas de residência médica na evolução das práticas cirúrgicas e reconstrutivas no tratamento do câncer de mama, destacando avanços que impactam diretamente a qualidade de vida das pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).


 

A pesquisa inédita, liderada pelo discente do doutorado do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-graduação do HU-UFMA/Ebserh, o médico mastologista José Pereira Guará, contou com a participação das pesquisadoras Alcione Miranda dos Santos e Rosângela Fernandes Lucena Batista, também da Universidade Federal do Maranhão.

 

No Brasil, a residência médica em mastologia tem duração de dois anos e prepara os profissionais para todas as etapas do cuidado, abrangendo desde o diagnóstico por imagem até as técnicas mais avançadas de cirurgia oncológica e reconstrutiva. O modelo brasileiro se diferencia das formações oferecidas nos Estados Unidos e em países da Europa por sua abordagem mais abrangente, desde diagnóstico por imagem, diagnóstico clínico e a mais variada abordagem cirúrgica das mamas, de acordo com José Guará.

 

O pesquisador observou, ainda, que hospitais com residência médica em mastologia representam 5% das unidades que fazem cirurgia do câncer de mama. “A partir de 2018, mesmo com a pandemia de Covid 19, hospitais com residência realizaram, pelo menos, 80% de cirurgias reconstrutivas a mais do que os hospitais sem residência”, destaca. Guará ressaltou que, com a pesquisa, é possível mostrar que os programas de residência têm impacto na garantia de acesso a melhores cuidados e desfechos mais favoráveis no tratamento cirúrgico do câncer de mama no Brasil.

 

O artigo pode ser conferido no link da revista  https://sl1nk.com/YbkR9 e  ressalta como a formação especializada tem sido determinante para ampliar o acesso a procedimentos reconstrutivos e promover abordagens mais humanizadas no cuidado oncológico. A publicação em um periódico internacional reforça a relevância científica da pesquisa e a contribuição da UFMA para a melhoria contínua da assistência em saúde.

 

Educación Médica

Educación Médica é uma revista científica internacional publicada trimestralmente, com artigos em espanhol e inglês. Aborda diversos aspectos da educação em ciências da saúde, desde planejamento e desenvolvimento docente, recursos e metodologias educacionais, avaliação e estilos de aprendizagem, acreditação docente até resultados educacionais.

 

Sobre a Ebserh

 

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário