Confinamento próprio e varejo premium estão entre as práticas de sucesso destacadas
A trajetória da Fribal, empresa maranhense de proteína animal, ganhou essa semana visibilidade nacional graças à matéria veiculada no site nacional Dinheiro Rural, na entrevista com Gustavo Oliveira, vice-presidente do grupo.
A reportagem reitera o pioneirismo da companhia no Matopiba e expõe sua estratégia de verticalização, controle da cadeia produtiva e expansão do varejo premium.
Localizada dentro da região que reúne Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o Matopiba desponta como fronteira agrícola de grande relevância para o agronegócio brasileiro. Nesse cenário, a Fribal emerge como maior empresa de abate de bovinos do Nordeste, respondendo por cerca de 65% dos abates inspecionados no Maranhão.
Do pasto ao prato: excelência e controle total da cadeia
O diferencial da companhia foi destacado por Gustavo Oliveira ao afirmar que a Fribal atua em todas as pontas da cadeia: do confinamento próprio, que permite controle sanitário, de bem-estar animal e qualidade de carcaça, passando pelo processamento, até o ponto de venda ao consumidor final — seja por meio de açougues próprios, empórios ou lojas dentro de supermercados.
Outra inovação marcante foi introduzir no Maranhão a comercialização de carne resfriada, rompendo com o paradigma até então vigente de “carne quente”, consumida logo no dia do abate –e como a Fribal contribuiu para a mudança desse hábito junto aos consumidores com a nova oferta de carne resfriada.
Varejo premium como carro-chefe
A reportagem destacou ainda que, cerca de 30% da produção da Fribal destina-se às lojas próprias, que equivalem também a 30% do faturamento da empresa. São 67 açougues próprios, 7 empórios, 120 unidades em supermercados e 2 mercearias no Maranhão e Ceará.
Os Empórios Fribal — lojas que não vendem somente carne, mas também produtos complementares como vinhos, além de restaurante e padaria — são apontados como peça central no plano de expansão do negócio. O Vice - Presidente aponta esses formatos como “vitrines da marca”, capazes de transmitir ao consumidor o DNA da Fribal.
Importância regional e repercussão nacional
O que torna a Fribal particularmente relevante no contexto estadual e regional é seu protagonismo em um mercado historicamente dominado por grandes frigoríficos nacionais. Apesar disso, a empresa mantém liderança no Maranhão, sem concorrência à altura de players como JBS ou Marfrig em muitos indicadores locais.
Com a matéria nacional, esse case de sucesso regional ganha projeção no país. A repercussão contribui para dar visibilidade ao modelo de negócio integrado da Fribal — controle vertical, foco em qualidade, inovação no varejo —, o que pode atrair parcerias, investimentos ou mesmo políticas públicas de fomento mais alinhadas à cadeia produtiva da carne em regiões como o Matopiba.
A Fribal mostra que pode ser mais do que um produtor local: com visão estratégica e pioneirismo, ela consolida um modelo de governança da produção que vai do pasto ao prato, elevando padrões e oferecendo carne diferenciada e de alta qualidade para a segurança alimentar.
O reconhecimento nacional da Fribal é reflexo desse desempenho, que deve servir de referência para o agronegócio no Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário