terça-feira, 2 de setembro de 2025

UNDB INTEGRA PROJETO PIONEIRO DE AUTOAVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E RECEBEU UMA COMISSÃO DE CONSULTORES DO MEC E DE IES DO PAÍS



Prof. Rodrigo Monteiro (Pres. Comissão de Autoavaliação da UNDB), Graciana Cordeiro (Dir. Acadêmica UNDB), Fábio Carvalho (Dir. de Mercado UNDB); César Augusto Oliveira (PUC- PR), Siomara Brandião Basto (FAESA-ES), Rebeca Murad (Dir. Geral de Gestão UNDB), Ester Macedo (INEP/MEC), a Reitora da UNDB Ceres Murad e de forma online Paulo Sérgio Miguel (PUC-PR) e Tauller Matos (Centro Universitário de Valença – RJ).

CENTRO UNIVERSITÁRIO MARANHENSE É MODELO DE MELHORES PRÁTICAS UNIVESITÁRIAS

Desde a sua fundação em 2002, o Centro Universitário UNDB tem como propósito de formar profissionais competentes e socialmente responsáveis, unindo excelência, rigor acadêmico e inovação.

Ao longo de sua trajetória, a UNDB tem comemorado inúmeros selos de qualidade conquistados por meio do desempenho de seus alunos e do trabalho realizado por um corpo docente de alto nível, alicerçado em metodologias ativas inovadoras, além de projetos de pesquisa e extensão consistentes. Mesmo ocupando sempre lugar de destaque nas avaliações nacionais realizadas pelo MEC, a UNDB foi além ao integrar um pioneiro projeto piloto, de cunho nacional, capitaneado pelo SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior), de Autoavaliação Acadêmica, que reúne Instituições de Ensino Superior (IES) de diferentes regiões do Brasil, que se avaliam conjuntamente - em uma rigorosa avaliação interpares – sendo a UNDB a representante do Maranhão.

Essa semana, a UNDB serviu de referência nacional ao receber a visita de um grupo de trabalho que estuda esse projeto de Autovaliação; formado pelos consultores Paulo Sérgio Miguel (PUC-PR) e Tauller Matos (Centro Universitário de Valença – RJ) de forma online; e de forma presencial por Siomara Brandião Basto (FAESA-ES), César Augusto Oliveira (PUC- PR) e Ester Macedo, assessora do Gabinete da Diretoria de Avaliação de Educação Superior do INEP/MEC.

Mais que uma troca de experiências e boas práticas, o encontro foi estratégico para o futuro da educação superior de excelência no país, como resumiu Graciana Cordeiro, Diretora Acadêmica da UNDB: “Esse movimento é muito importante para o desenvolvimento da educação no ensino superior. Nós estamos participando de um processo de autoavaliação institucional, em que várias instituições do Brasil inteiro fazem parte e se avaliam conjuntamente, no formato interpares. E essas instituições que nos visitaram puderam ver todos os nossos processos, nos ajudando a ter uma melhoria contínua, tanto no acadêmico quanto no administrativo”.

Segundo a Reitora Profa. Dra. Ceres Murad “a UNDB está muito orgulhosa por ter sido escolhida por esse grupo de universidades brasileiras de alta performance para servir de vitrine para o MEC (Ministério da Educação) vivenciar aqui, como é que uma instituição de ensino deve se autoavaliar. De fato, nós temos esse compromisso com a Autoavaliação, portanto, é um prazer poder contribuir para futuras políticas públicas com base nessa nossa experiência de sucesso” explicou a Reitora.

A autoavaliação sempre foi um valor na UNDB, que participa há vários anos do projeto piloto de Autoavaliação Institucional do SEMESP.

“O SEMESP nos pediu que recebesse o Ministério da Educação, a comissão de avaliação do INEP aqui, para entender como esse modelo de autoavaliação funciona. Nos sentimos muito orgulhosos e sentimos o peso da responsabilidade, em mostrar um trabalho que é feito entre instituições para uma autoavaliação comprometida. Estamos representando muitas entidades do Brasil inteiro, e orgulhosos de sermos escolhidos entre tantas universidades para ser esta vitrine para o MEC” completou a Dra. Ceres Murad.

AUTOAVALIAÇÃO ACADÊMICA IMPULSIONA MELHORIA CONTÍNUA NAS IES DE EXCELÊNCIA

Segundo a Dra. Ceres Murad “a Autoavaliação serve para que você se modifique a cada dia. O processo autoavaliativo que nós estamos apresentando é um processo que implica em feedback imediato. Avalia e transforma; avalia e melhora. Nós não estamos aqui sentados esperando uma visita futura do avaliador do MEC para melhorar algo; mas seguimos nos autoavaliando dia a dia, junto com o aluno e todo o nosso pacote: Professores, metodologia, comprometimento, garra para juntar elementos e poder entregar para a sociedade um produto de qualidade e sempre melhor a cada dia. E quando a gente vê que essas intenções são reconhecidas como referência pelos órgãos públicos, isso para nós é motivo de orgulho muito grande. Estamos aqui para contribuir e ajudar outras instituições a se enxergarem também, como entidades úteis, que contribuam para a sociedade. A autoavaliação é a mola do desenvolvimento, do aperfeiçoamento, e nós somos muito focados nisso aqui na UNDB” completou Ceres Murad.

Para Ester Macedo, assessora do Gabinete da Diretoria de Avaliação de Educação Superior do INEP/MEC vir a São Luís conhecer a UNDB agregou muito, uma troca que vai contribuir para enriquecer ainda mais as dinâmicas de avaliação e futuras políticas públicas voltadas para fortalecer a qualidade do ensino superior no país:



“Aqui na UNDB vimos uma comunidade tão ativa, e é uma satisfação muito grande quando a gente vê a qualidade da educação. Todas as necessidades que nossa sociedade tem, e ver que temos instituições que estão formando pessoas e profissionais para estarem ativos na comunidade e para trazer uma melhor qualidade de vida para toda a sociedade como vimos na UNDB. Essa autoavaliação, na verdade, é algo que todos precisamos e em todos os níveis. É um momento que a gente consegue se olhar no espelho e ver nossas fortalezas, e nossos espaços de melhoria. Então, todos nós crescemos. Para nós, enquanto governo federal, a gente aprende bastante também como melhorar nossas iniciativas. Ficamos muito agradecidos a toda a comunidade da UNDB por nos receber e permitir, com essa troca, que cresçamos junto com a comunidade também” destacou a representante do Ministério da Educação.

UNDB APONTADO COMO CENTRO UNIVERSITÁRIO PULSANTE, INOVADOR E DE REFERÊNCIA

Após três dias de reuniões, debates, visitas técnicas e vivências das práticas acadêmicas desenvolvidas na UNDB, os cinco consultores foram unânimes em apontar a instituição maranhense como uma IES que é modelo de excelência, de inovação e de comprometimento com o avanço da sociedade através da educação de qualidade.

“As nossas impressões são as melhores possíveis, ficamos muito bem impressionados. Porque é uma instituição relevante pro Estado do Maranhão. E também saímos com um grande aprendizado. São muitas práticas que nós vamos levar para as nossas instituições, num processo de reflexão que só acrescenta. Eu acho que o Ensino Superior do Brasil ganha muito com essa atuação da rede de IES do SEMESP, que integram esse projeto de Autovaliação. Essa visita foi de grande ganho para todos os envolvidos” destacou o representante

da PUCR – PR César Augusto de Oliveira, que participou presencialmente do encontro.

Para Siomara Brandião Basto da FAESA-ES, a UNDB deixou uma impressão mais que positiva: “Foi uma grata surpresa de ver uma instituição extremamente comprometida com a sua missão e com sua entrega social. E como ponto alto da UNDB, eu destacaria a forma como essa instituição é viva, os estudantes extremamente imersos nas atividades. É uma instituição onde está todo mundo envolvido em projetos. Você vê os funcionários com brilho nos olhos, assim como os alunos. E esse brilho, tanto de alunos quanto de professores e funcionários, me encantou. Só temos a agradecer pela oportunidade”.

Mais que uma visita estratégica, a reunião desse Grupo de Trabalho na sede da UNDB em São Luís foi um verdadeiro marco para os futuros rumos da educação superior no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário