sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Equatorial Maranhão forma nova turma do programa Escola de Eletricistas em Imperatriz


A formatura de 25 novos profissionais reforça o compromisso da Distribuidora com a capacitação técnica e a geração de oportunidades no setor elétrico

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (22), a Equatorial Maranhão formou mais uma turma do programa Escola de Eletricistas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Ao todo, 25 homens e mulheres receberam o certificado de conclusão do curso de Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica, marcando a terceira turma formada em Imperatriz e a quarta na região sul do estado.

A iniciativa, realizada em parceria com o SENAI, tem como objetivo promover educação técnica gratuita e qualificação profissional. A certificação ocorreu no auditório da Equatorial Maranhão, em Imperatriz, e contou com a presença do Superintendente Regional da Equatorial Maranhão, Filipe Leal; de representantes da Distribuidora; do Gerente do SENAI Imperatriz, Deglisson Xavier; de representantes da DPL Construções; do Promotor de Justiça Sandro Bíscaro; além de representantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Imperatriz (ACII) e Prefeitura Municipal.

Na ocasião, o Superintendente Regional da Equatorial Maranhão, Filipe Leal, agradeceu a presença das autoridades e representantes das instituições presentes e enfatizou que o evento é um momento de prestação de contas à sociedade, destacando a importância das escolhas e parabenizando os 25 formandos por terem decidido continuar o curso de quatro meses, que os levou a uma nova profissão.

“Gostaria de agradecer pela presença de todos aqui reunidos. Este é um momento de prestação de contas à sociedade. Diariamente, somos confrontados com escolhas, tema que abordei na aula inaugural da turma. Ao longo de quatro meses, confrontaram-se com a opção de prosseguir ou desistir, e vocês optaram por continuar e investir no futuro. Essa perseverança lhes confere a capacidade de afirmar que agora possuem uma profissão. Foram capacitados e adquiriram as competências necessárias para serem eletricistas de rede de distribuição. Essa capacidade e coragem não são atributos de qualquer um, pois o que a Equatorial transporta não é meramente energia, mas a força que impulsiona vidas, viabiliza estudos, proporciona lazer e assegura o merecido descanso. Parabéns a todos!”, expressou Leal.

Momento de reconhecimento e emoção

Durante a cerimônia, a Equatorial homenageou o aluno destaque da turma com um presente, em reconhecimento ao seu comprometimento e esforço durante os meses de formação. Na ocasião, foi exibido um vídeo com depoimentos dos pais de Samuel de Moraes, que o parabenizaram pela conquista e destacaram sua dedicação aos estudos. Ao final, os pais surgiram de surpresa no auditório, marcando um momento de grande emoção para o novo eletricista.

Samuel agradeceu pela homenagem e compartilhou sua alegria por receber o certificado que o habilita a atuar na profissão. “Agradeço a oportunidade. A experiência no curso, que durou quatro meses, superou minhas expectativas. Foi um período desafiador e enriquecedor. A convivência com colegas e professores proporcionou aprendizados que levarei para a vida. Fiquei muito emocionado ao ver meus pais, não acreditei! Eles representam tudo para mim. Sou fruto de ambos e é muito bom dar esse orgulho a eles”, disse o jovem, emocionado.

Ao final da certificação, 16 dos 25 alunos formados foram informados de que serão contratados por empresas parceiras da Equatorial Maranhão. A expectativa é que os demais também recebam propostas de emprego ao longo do ano, marcando o início de uma nova etapa profissional para cada um deles.

Conhecimento e prática: preparo técnico e comportamental

O curso da Escola de Eletricistas consiste em uma carga horária semanal de 40 horas, totalizando 520 horas de capacitação técnica, incluindo 112 horas voltadas ao desenvolvimento comportamental. Os participantes aprendem desde eletricidade básica, normas de segurança, poda de vegetação, até medição de energia e operação de redes de distribuição. A seleção para o programa é feita por meio de edital e processo seletivo com etapas eliminatórias e classificatórias. A edição de 2025 iniciou as inscrições em abril, com turmas formadas em vários estados onde o Grupo Equatorial atua.

Saiba mais sobre a Escola de Eletricistas

A Escola de Eletricistas faz parte do E+ Profissional, projeto que compõe a Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Equatorial Energia e conta com o apoio do Programa de Eficiência Energética do Grupo (PEE), regulado pela ANEEL, com objetivo de qualificar pessoas para o mercado de trabalho no setor elétrico. Desde sua criação em 2022, o programa do Grupo Equatorial já formou mais de 1.600 profissionais em todo o país, dos quais 992 foram contratados, segundo o último mapeamento realizado em setembro de 2025. No Maranhão, o impacto é direto e transformador: 193 alunos já se formaram, e 100 deles foram contratados, impulsionando a empregabilidade local.

A Escola de Eletricistas vem se consolidando como uma importante iniciativa, impulsionando a empregabilidade e se destacando, desde 2022, como um projeto de relevância social e profissional. A nova turma de Imperatriz foi formada após um processo seletivo que contou com mais de 300 inscritos, demonstrando o interesse da população pela qualificação profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário