Ação resultou na autuação de duas pessoas no município de Lago da Pedra
A Polícia Civil, por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), deflagrou uma operação para combater o furto de energia elétrica nos municípios de Lago da Pedra, Paulo Ramos e Bacabal. A ação resultou na autuação em flagrante de duas pessoas pelo crime de furto de energia.
A operação, conduzida pela Polícia Civil, contou com o apoio da Perícia Oficial do Maranhão e das equipes da Equatorial Maranhão, que foram acionadas para prestar suporte nas inspeções. A ação foi desencadeada a partir de análises de consumo que identificaram indícios de irregularidades em duas residências.
Em Lago da Pedra, os agentes constataram uma ligação clandestina feita com um cabo de telefonia conectado diretamente à rede elétrica, desviando energia para dentro do imóvel sem passar pela medição oficial. Já em outra ocorrência, foi identificado um desvio direto da rede elétrica para a residência.
O furto de energia é um crime previsto no artigo 155 do Código Penal e traz sérias consequências para toda a sociedade. Além de provocar riscos de choques elétricos, incêndios e explosões, a prática sobrecarrega o sistema elétrico, podendo causar quedas de energia e interrupções no fornecimento que afetam serviços essenciais, como escolas, hospitais e abastecimento de água.
É importante reforçar que, ao presenciar ou identificar irregularidades, a população deve denunciar à Polícia Civil e também à Equatorial Maran sexhão, pelo site www.equatorialenergia.com.br ou pela Central de Atendimento 116 (ligação gratuita), sem necessidade de identificação. Após o registro, a Distribuidora encaminha equipes para as inspeções, conforme previsto na legislação do setor elétrico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário