Julcynara Teixeira, Larissa Silva e Luciana Costa que representaram a Fribal na solenidade de premiação do TJMA, referente ao Programa Valoriza Mulher.
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) reconheceu e premiou empresas que se dedicam à promoção dos direitos das mulheres e ao enfrentamento da violência doméstica e familiar, entre elas o Grupo Fribal, que se sobressai por sua trajetória de valorização e apoio às mulheres no ambiente corporativo e na comunidade.
Realizado no auditório da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), o evento anual do Programa Valoriza Mulher reuniu representantes do Judiciário e da iniciativa privada para homenagear instituições que desenvolvem ações concretas de prevenção à violência de gênero e promoção da igualdade.
Ao todo, 24 empresas foram reconhecidas em 2025, impactando mais de 21 mil pessoas ao longo do ano com políticas internas e iniciativas sociais transformadoras.
Fribal: Mais do que um reconhecimento, um compromisso com as mulheres
O Grupo Fribal, presente entre as organizações homenageadas, construiu ao longo dos anos uma trajetória de engajamento com causas que ultrapassam os muros da empresa. Parceira da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher/TJMA), a empresa integra o programa Valoriza Mulher desde 2019, estimulando práticas que promovem a igualdade de gênero, a conscientização sobre a Lei Maria da Penha e a criação de ambientes seguros para as colaboradoras.
No Dia das Mães de 2025, por exemplo, a Fribal recebeu ações educativas da Cemulher em várias de suas unidades, alcançando mais de 80 mulheres com debates sobre os tipos de violência, medidas protetivas de urgência e canais de denúncia — reforçando o compromisso institucional com o bem-estar das colaboradoras e da comunidade.
Entre outras iniciativas, a empresa tem promovido rodas de diálogo e atividades em parceria com a Cemulher, no âmbito do programa Maria da Penha no Cotidiano, com foco na disseminação do conhecimento sobre direitos e na mudança de atitudes que contribuam para a erradicação da violência de gênero.
A importância da iniciativa privada no enfrentamento à violência
Ao entregar as placas de reconhecimento, o juiz auxiliar da Cemulher, Pedro Henrique Holanda Pascoal, enfatizou que a participação do setor privado é fundamental para ampliar o alcance das ações de prevenção e transformar mentalidades, destacando que cada empresa possui um papel relevante nas comunidades onde está inserida.
Desde sua criação em 2019, o Programa Valoriza Mulher tem mobilizado empresas de diversos setores a desenvolverem políticas internas e ações sociais voltadas à igualdade de gênero, à prevenção da violência e à conscientização sobre os direitos das mulheres.
Para o Grupo Fribal, o reconhecimento pelo TJMA reflete não apenas o cumprimento de uma obrigação social, mas uma cultura organizacional que valoriza, protege e empodera as mulheres — resultado de parcerias, diálogo contínuo e ações que fortalecem ambientes de trabalho mais justos e humanos e onde a equidade se faz presente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário