O plano reforça equipes de campo e ativa sala integrada para resposta rápida às ocorrências
A Equatorial Maranhão vem monitorando os dados meteorológicos emitidos pela Climatempo e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). De acordo com esses órgãos, os estados do Nordeste devem registrar chuvas acima da média até o final do mês de dezembro.
Em todo o Maranhão o regime chuvoso já começou, especialmente na região sul e deve se intensificar nas próximas semanas. Diante desse cenário marcado pelo aumento das chuvas, ventos e maior incidência de descargas atmosféricas, a Equatorial Maranhão intensificou suas ações preventivas e já ativou seu Plano Operacional.
A estratégia tem como objetivo garantir agilidade no atendimento às ocorrências, com segurança para a população e continuidade do fornecimento de energia elétrica em todo o estado. Só no interior do Maranhão, mais de 2 mil equipes estão mobilizadas. Para São Luís, Rosário e Barreirinhas, o efetivo será de 350 equipes, reunindo mais de 810 técnicos e eletricistas.
Reforço operacional e investimentos em tecnologia
A coordenação das ações ocorre por meio do Centro de Operações Integradas (COI), responsável pelo monitoramento em tempo real da rede elétrica em todos os municípios maranhenses. Este ano, a Equatorial ampliou seus investimentos em tecnologia, adotando sistemas de telemetria, religadores automáticos, monitoramento remoto e plataformas integradas de comunicação. A Equatorial investiu mais de R$ 170 milhões na modernização do gerenciamento da rede de distribuição com a aquisição do sistema ADMS, elevando a inteligência operacional e reduzindo falhas. Também reforçou a comunicação em campo ao disponibilizar conectividade via satélite (Starlink) para 100% das equipes de plantão, garantindo internet estável mesmo em áreas remotas, com mais agilidade e segurança no atendimento.
"Essas ações reforçam o nosso compromisso com a segurança da população, a continuidade do fornecimento e a redução dos impactos causados pelos eventos climáticos na nossa região. Mesmo diante dos desafios do período chuvoso, devemos garantir que nossos clientes tenham energia segura e confiável. Estamos preparados para atuar com a maior agilidade possível", destaca o Superintendente Regional da Equatorial Maranhão, Sergio Carvalho. O Superintendente também comenta os desafios que as equipes de campo enfrentam no restabelecimento do fornecimento neste período, já que, quanto mais intenso o volume de chuvas, maior a dificuldade de acesso em alguns pontos específicos.
Sistema de proteção da rede elétrica
É importante destacar que, em situações de chuva, o sistema automático de proteção e segurança da rede elétrica atua desligando circuitos preventivamente e realizando religamentos automáticos. Nesses casos, o desligamento não configura uma interrupção de energia e não há necessidade de registro, pois o próprio sistema restabelece o fornecimento em poucos minutos.
Além de todas essas medidas, a Equatorial Maranhão atua de forma integrada com a Secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil, mantendo um canal permanente de cooperação. Quando necessário, conta também com o apoio de órgãos municipais e estaduais, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
EQUATORIAL ENERGIA MARANHÃO
www.ma.equatorialenergia.com.br





Nenhum comentário:
Postar um comentário