Primeira emissora universitária do Maranhão, a TV UFMA, celebrou seu aniversário de dez anos, na noite da última sexta-feira, 5. A celebração trouxe uma programação que incluiu exposição interativa sobre a trajetória da emissora, exibição de um documentário comemorativo e o lançamento do livro "TV UFMA: Uma década de imagens, um futuro de ideias". Realizado no Palacete Gentil Braga, em São Luís, o evento contou com a presença de profissionais da emissora, discentes e docentes da Universidade, representantes da gestão superior da UFMA, jornalistas e comunidade em geral.
Com patrocínio do Banco do Nordeste, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Governo Federal, os produtos culturais integram o Projeto Acervo 10 anos TV UFMA, uma realização do Ministério da Cultura (MinC), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU). Tem apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), Serviço Social do Comércio (Sesc-MA) e da Rádio Universidade FM.
Em seu pronunciamento, o Gerente de Escritório da Superintendência Regional do Banco do Nordeste, Marcelo Teixeira, afirmou que é uma honra e uma satisfação estar em mais uma parceria com a Universidade Federal do Maranhão. “Podem contar com o Banco do Nordeste. Nós recebemos essa missão do Governo Federal de não ser apenas uma Instituição de crédito. O Governo Federal determinou que o Banco do Nordeste precisa estar junto da sociedade!”, afirmou o gerente.
A diretora-geral da TV UFMA, Cecília Leite, destacou a consolidação da emissora no cenário nacional como referência entre as TVs universitárias brasileiras. “A TV UFMA se consolida cada vez mais como uma emissora pública que tem o compromisso de educar, formar e transformar vidas. Estamos muito felizes comemorando os dez anos, porque temos uma trajetória de constante crescimento e amadurecimento. Chegamos hoje ao patamar de TV de referência para outras TVs universitárias do país. Estamos entre as cinco televisões públicas mais assistidas do Brasil na plataforma Eduplay, graças a uma equipe de profissionais, de alunos, de professores, uma equipe que trabalha unida para a comunicação pública de qualidade”, ressaltou.
Segundo o superintendente de Comunicação Social da UFMA, Pablo Monteiro, a TV UFMA se firma como um canal público educativo com uma programação plural e de qualidade. “Ao completar dez anos, a TV UFMA se consolida não apenas como veículo de comunicação pública, mas, sobretudo, como veículo de comunicação pública educativa, capaz de transformar a vida dos maranhenses com sua programação de qualidade, sua programação diversa e plural. É uma TV informativa, educativa e formativa também. Por nós, já passaram diversos e excelentes profissionais que atuam tanto no mercado local quanto no mercado nacional”, frisou.
Projeto Acervo 10 anos TV UFMA - Ao entrar no local da cerimônia, o público se deparou com a exposição interativa. A exposição, que posteriormente circulará por escolas e outras instituições, apresenta registros que documentam a evolução da emissora ao longo dos anos. Já o documentário reúne depoimentos de gestores, professores, colaboradores e parceiros que narraram os avanços, as conquistas e inovações realizadas pela TV UFMA nesta primeira década. Todo o projeto conta ainda com um hotsite dedicado a preservar e difundir a memória da emissora, principal objetivo do Projeto Acervo 10 anos TV UFMA.
A noite de festa contou também com o lançamento de um livro comemorativo, seguido por uma sessão de autógrafos com os autores: Cecília Leite, diretora da TV; Pablo Monteiro, superintendente de Comunicação Social da UFMA; e os coordenadores de núcleos Asmynne Barbosa (Mídias Sociais) e Rafael Batista (Programação). A obra traça a trajetória da emissora desde sua inauguração, apresenta os protagonistas e profissionais envolvidos na construção dessa história, destaca as principais produções e premiações recebidas, além de analisar os impactos da TV na UFMA, no cenário midiático e nas comunidades maranhenses. (Com SCOM-UFMA)






Nenhum comentário:
Postar um comentário