Criado e mantido pelo Porto São Luís o projeto está promovendo transformação social pelo esporte
O ano de 2026 chegou com a expectativa de novas conquistas, dentro e fora do tatame, para dezenas de judocas que integram o projeto social “Farol dos Campeões”, que estão animados e literalmente “embalados” pelos bons resultados que vêm sendo alcançados.
Ativo desde 2024, o Farol dos Campeões oferece aulas gratuitas de judô para 60 crianças e jovens, com idades entre 7 e 18 anos, moradores das comunidades do Cajueiro (Praia do Cajueiro, Andirobal, Sol Nascente, Guarimanduba e Rua Principal), Mãe Chica, Vila Maranhão, São Benedito e Vila Tiradentes.
Os treinos acontecem semanalmente, sempre no contraturno escolar, reforçando a proposta de integrar esporte, educação e cidadania
À frente dos treinamentos está o Sensei Witaçuci Bezerra, que resume o impacto positivo do projeto para além da prática esportiva.
“O judô ensina disciplina, respeito e autocontrole. É uma ferramenta poderosa para tirar crianças da ociosidade e ajudá-las a se tornarem bons cidadãos e não apenas atletas medalhados”, afirma.
Saldo de grandes conquistas em 2025
O ano de 2025 ficou marcado como um divisor de águas para todos os que integram o projeto mantido pelo Porto São Luís.
Muito além das diversas medalhas conquistadas nos tatames, o projeto consolidou-se como um exemplo concreto de como o esporte, aliado à iniciativa privada, pode transformar realidades, abrir horizontes e construir futuros mais dignos em comunidades historicamente em situação de vulnerabilidade social da capital maranhense.
Uma história que simboliza a transformação real pelo judô
Entre tantas histórias inspiradoras, a da judoca Rkayara Rocha Ferreira, de apenas 14 anos, tornou-se símbolo do alcance do projeto. Moradora da Prainha, no Cajueiro, a menina ingressou no judô graças à iniciativa do Porto São Luís há menos de dois anos e, em pouco tempo, passou de iniciante a atleta de destaque no cenário estadual e nacional, estreando inclusive sua primeira viagem de avião quando foi competir em outra cidade.
Em 2024, RKayara foi vice-campeã dos Jogos Escolares Ludovicenses (JEL’s), conquistou o bronze nos Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s) e encerrou o ano como a terceira melhor judoca do Maranhão na categoria Sub-15 Infantil. O desempenho lhe garantiu vaga no Campeonato Brasileiro de Judô – Região I, disputado em Manaus (AM), após vencer a seletiva estadual. E, ainda em 2025, ela conquistou o primeiro lugar estadual em sua categoria no JEMS. Agora, está focada em melhorar sua participação nas próximas competições de 2026, incluindo o sonho de buscar a medalha inédita no JEBs e no Brasileiro de Judô.
“O que mais impressiona é a evolução desses atletas em tão pouco tempo, não só no esporte, mas também no comportamento, na escola e na convivência familiar que os pais nos reportam”, destaca o Sensei Witaçuci Bezerra. “Ver uma atleta do projeto que nunca havia saído de São Luís viajar e representar o Maranhão fora do estado como aconteceu com a Rkayara, só reforça que estamos no caminho certo e do futuro de oportunidades que o judô pode criar” completa ele.
Essa evolução pessoal e como atleta não é uma realidade apenas da Rkayara, mas de todo o coletivo de atletas que integram o Projeto Farol dos Campeões. A cozinheira Ely Cristina, que é mãe da judoca Kelly Vitória de 11 anos, também está feliz com os resultados. “Minha filha Kelly já evoluiu em muitos aspectos desde que começou a treinar. Melhorou em casa, está mais organizada com suas coisas, mais dedicada também aos estudos e aos treinos. E toda a família fica feliz em ver como ela está evoluindo. O esporte realmente transforma vidas, sempre acreditei nisso, mas antes não tinha condições financeiras de bancar uma escolinha. Sou muito grata ao Porto e ao Farol dos Campeões por tudo o que eles estão fazendo pelos jovens da nossa comunidade incluindo as minhas filhas” relatou a orgulhosa mãe.
Resultados coletivos que confirmam o sucesso do projeto
Se Rkayara foi o rosto mais visível das conquistas, 2025 também foi um ano de resultados expressivos coletivos para o Farol dos Campeões. Em novembro, atletas do projeto participaram da VII Copa Shiai de Judô, tradicional competição que reuniu diversas escolinhas de judô da cidade.
Dos 35 judocas inscritos pelo projeto, o desempenho foi expressivo: Foram conquistadas 14 medalhas de ouro, 12 de prata, três de bronze e seis participações no festival.
No Campeonato Maranhense de Judô, organizado pela Federação Maranhense de Judô e válido para o ranking estadual, os números reforçaram a evolução técnica dos atletas. Dos 14 judocas federados do projeto, 10 se classificaram, com um saldo de seis primeiros lugares, um segundo, dois terceiros e um quarto lugar. Rkayara, mais uma vez, confirmou o favoritismo ao conquistar o ouro e manter o título estadual na categoria Sub-15 Meio-Leve (até 44 kg).
Além dela, também subiram ao pódio atletas como Ruth Wictória Mendes Lima, Iudy Nunes Póvoas, Wesley Nayron Graça Santos, Milena Marques Nunes, Ian Samuel Nunes Póvoas, Arthur Rocha Ferreira, Larissa Valentim Ferreira, Rebeca Victória Espíndola de Almeida e Lara Gabrielly Valentim Ferreira, consolidando um grupo que sonha alto e que já colhe resultados.
Esporte como eixo de inclusão social
Para a gestão do Porto São Luís, o êxito do Farol dos Campeões está diretamente ligado à visão de que o esporte é um poderoso instrumento de desenvolvimento humano.
“O eixo esporte integra o nosso Programa Social com o objetivo de promover qualidade de vida, saúde, disciplina e incentivo à educação”, explica Lívia Cândice, coordenadora socioambiental do Porto São Luís. “As famílias estão integradas ao nosso Programa Social, participam ativamente e, desse modo, seguimos confiantes de que 2026 trará ainda mais avanços, conquistas e histórias de superação com o Farol dos Campeões”.
2026: novas metas, grandes sonhos e mesmos valores
Com o projeto mantido pelo Porto São Luís para 2026, as expectativas dos atletas e Sensei são altas. Mais competições, mais medalhas e, sobretudo, mais crianças impactadas positivamente pela força transformadora do esporte.
“O saldo do projeto não poderia ser mais positivo. E já estamos colhendo frutos concretos. Enquanto em 2024 participamos dos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) com quatro atletas e dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) com apenas um; em 2025 levamos 11 judocas para o JELs, participamos bem do JEMs e classificamos judocas para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e para o Campeonato Brasileiro; e conseguimos ranquear três judocas no Estadual, sendo que a Rkayara ficou em primeiro lugar na sua categoria. Tudo isso prova que o Farol de Campeões está no caminho certo, e isso é um mérito coletivo – dos judocas, mas também dos pais e familiares, e da equipe do Porto São Luís que segue apoiando incansavelmente o projeto. Temos grandes expectativas de conquistas para esse ano de 2026, com muitas vitórias dentro e fora do tatame” declarou orgulhoso o Sensei Witaçuci Bezerra.
O Farol dos Campeões segue iluminando caminhos onde antes havia poucas oportunidades, mostrando que, quando comunidade e iniciativa privada caminham juntas, o esporte se transforma em um verdadeiro agente de inclusão, prevenção às desigualdades e construção de uma sociedade mais inclusiva.
No tatame e fora dele, o futuro já começou a ser desenhado — com disciplina, respeito, sonhos e muitas histórias de transformação social concretas.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário