sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Projeto de Judô “Farol dos Campeões” projeta novas conquistas em 2026


A expectativa é de novas conquistas em 2026, dentro e fora do tatame, para dezenas de judocas que integram o projeto social “Farol dos Campeões”, uma iniciativa social do Porto São Luís sob o treinamento do Sensei Witaçuci Bezerra.


Ativo desde 2024, o projeto oferece aulas gratuitas de judô para 60 crianças e jovens, com idades entre 7 e 18 anos, moradores das comunidades do Cajueiro, Mãe Chica, Vila Maranhão, São Benedito e Vila Tiradentes. Os treinos acontecem semanalmente, sempre no contraturno escolar, reforçando a proposta de integrar esporte, educação e cidadania

Em 2025, muito além das diversas medalhas conquistadas nos tatames, o projeto consolidou-se como um exemplo concreto de como o esporte, aliado à iniciativa privada, pode transformar realidades, abrir horizontes e construir futuros mais dignos em comunidades historicamente em situação de vulnerabilidade social da capital maranhense.

Entre tantas histórias inspiradoras , a da judoca Rkayara Rocha Ferreira, de apenas 14 anos, tornou-se símbolo do alcance do projeto. Moradora da Prainha, no Cajueiro, a menina ingressou no judô há menos de dois anos e, em pouco tempo, passou de iniciante a atleta de destaque no cenário estadual e nacional, estreando inclusive sua primeira viagem de avião quando foi competir em outra cidade.

Em 2025, ela conquistou o primeiro lugar estadual em sua categoria no JEMS. Agora, está focada em melhorar sua participação nas próximas competições de 2026, incluindo o sonho de buscar a medalha inédita no JEBs e no Brasileiro de Judô.

Essa evolução pessoal e como atleta não é uma realidade apenas da Rkayara, mas de todo o coletivo de atletas que integram o Projeto Farol dos Campeões. Para a gestão do Porto São Luís, o êxito do Farol dos Campeões está diretamente ligado à visão de que o esporte é um poderoso instrumento de desenvolvimento humano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário