terça-feira, 31 de maio de 2016

Governo realiza reunião de articulação e planejamento do I Seminário do Paradesporto no Maranhão

Representantes da Sedel, Sedihpop e entidades na reunião de articulação do I Seminário do Paradesporto no Maranhão. Foto: Divulgação
 
O Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) e de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) realizou a primeira reunião de articulação e planejamento do I Seminário do Paradesporto no Maranhão. A reunião contou com a participação de representantes do Fórum Maranhense das Entidades da Pessoa com Deficiência e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O objetivo da reunião, segundo o secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, foi fazer o levantamento das principais demandas que serão analisadas no evento. “O seminário vai reunir profissionais, professores, acadêmicos, gestores e paratletas para apreciar e debater as atuais manifestações em torno do movimento paradesportivo no Maranhão, a fim de melhor desenvolver políticas públicas para reduzir a carência de atividades de esporte e lazer voltadas para a pessoa com deficiência”, disse Jardim.
Durante o encontro, a secretária adjunta de Esporte Educacional, Joslea Rodrigues, ressaltou a importância da realização do Seminário. “Vai apresentar, também, os elementos-chave para construção da política estadual do esporte e lazer destinada à pessoa com deficiência, por isso queremos ouvir todo público que é envolvido nessa área e, a partir das demandas identificadas no seminário, realizar as intervenções necessárias nas políticas específicas de paradesporto”, ressaltou.
O I Seminário do Paradesporto no Maranhão é uma iniciativa da Sedihpop, em parceria com diversos órgãos do Governo do Estado. “A realização do Seminário é um compromisso do Comitê Gestor Estadual da Política para Pessoa com Deficiência, que reúne todas as secretarias que tem políticas voltadas para esse público estratégico, com a finalidade de, em médio prazo, construir um plano estadual da política para pessoa com deficiência”, falou Beatriz Carvalho, secretária-adjunta dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Ainda segundo a secretária, a parceria com a Sedel se dá pelo trabalho que a secretaria já desenvolve estrategicamente para o desenvolvimento do paradesporto no estado. “Reconhecemos todo trabalho que a Secretaria de Esporte e Lazer já executa em prol do desenvolvimento do paradesporto, bem como a inclusão da pessoa com deficiência em programas sociais”, enfatizou.
Inclusão da pessoa com deficiência
Para fomentar e estimular a participação de estudantes de todo o território maranhense com deficiência física, auditiva, visual e intelectual na prática de atividades esportivas, a Sedel realiza, anualmente, as Paralimpíadas Escolares Maranhenses (ParaJEMs), competição de caráter educacional, que contribui para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.
Em abril deste ano, a Sedel conquistou classificação no projeto Segundo Tempo (em sua vertente paradesporto), programa social do Ministério do Esporte, que visa democratizar o acesso à prática esportiva de pessoas com deficiência, seguindo os princípios do Esporte Educacional, especialmente, os de não seletividade, hipercompetitividade e universalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário