quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Sedes oferece oficina de boas práticas e reaproveitamento de alimentos para o Clube Mães do Turu


Com o objetivo de incentivar o aproveitamento integral e boas práticas na manipulação dos alimentos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), realizou na tarde desta quinta-feira (29), a oficina Sabores e Saberes, no Clube Mães do Turu. A creche faz parte das 58 entidades socioassistenciais cadastradas no Banco de Alimentos.

Márcio Honaiser, titular da Sedes, informou que o banco visa não só arrecadar alimentos, mas também estimular a conscientização do aproveitamento adequado de todos eles.

“Nossos cursos pretendem orientar os participantes de que o não aproveitamento de alguns alimentos que costumamos jogar fora, como cascas, talos e sementes, também é desperdício. É um momento que desperta nos envolvidos a escolha alimentar de forma saudável e nutritiva, com muita troca de aprendizados”, disse o secretário.

O Banco de Alimentos é um equipamento que compõe a política de segurança alimentar do Maranhão. Coordenado pela Sedes, foi inaugurado em junho pelo governador Flávio Dino, em parceria com a Cooperativa dos Hortifrutigranjeiros e com a Central de Abastecimento do Maranhão (Ceasa), com o objetivo de reduzir os índices de insegurança alimentar e fomentar a diminuição do desperdício de alimentos no estado.

Para Maria Lendalva de Sousa, presidente da creche que atende uma média de 125 crianças, a doação de alimentos fora do padrão de comercialização é uma iniciativa louvável.


“Além das crianças, atendemos 50 crianças e adolescentes de 07 a 15 anos, e mais de 100 famílias. Tudo que recebemos, dividimos. É de grande valia a ajuda que recebemos, porque alimentação saudável é algo essencial na vida do ser humano, principalmente na vida de uma criança em fase de desenvolvimento”, disse a presidente.

Durante a oficina, foram abordados temas como Boas Práticas na Manipulação dos Alimentos; Higiene na Manipulação; Alimentação Saudável e Aproveitamento de Alimentos. Após a etapa teórica, as participantes aprenderam receitas com o reaproveitamento de alimentos, como o shake de banana com semente de abobora, farofa nutritiva e biscoito de banana com aveia.


Josélia Pinto, motorista particular, deixa o filho de 03 anos de idade na creche às 07h da manhã e retorna para busca-lo as 17h.

“Fico aliviada em ver que o meu filho se alimenta de forma saudável na creche. Parabenizo aos envolvidos pelo curso oferecido, fiquei maravilhada em como podemos reaproveitar o que culturalmente colocamos no lixo. Já vou usar as receitas para preparar os lanches dele”, contou Josélia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário