terça-feira, 5 de maio de 2020

‘ReSolVi’: Governo promove acesso ao comércio virtual para pequenos negócios durante pandemia



Secretário do Trabalho, Jowberth Alves e o Coordenador Estadual de Economia Solidária, Ricarte Almeida, durante o lançamento do projeto

Com o lançamento da plataforma ‘ReSolVi’ (Rede Solidária de Comércio Virtual) empreendedores de todo território maranhense vão poder vender seus produtos e serviços, mesmo durante este período de isolamento social causado pela pandemia. Na manhã desta segunda-feira (04), o Secretário de Estado do Trabalho, Jowberth Alves e o Coordenador Estadual de Economia Solidária, Ricarte Almeida, fizeram o lançamento online do projeto, através dos canais de rede sociais.

“Pensando no empreendedor que não tem acesso ao mercado virtual, que o Governo do Maranhão lança a ReSolVi. Vamos estreitar a relação entre o consumidor e o empreendedor, fortalecer os comércios de bairro, a dona de casa faz o crochê, o mototaxista, o brechó, as quebradeiras de coco, os produtores da agricultura familiar… Nossa ideia é levar a produção de todos os municípios do nosso estado para o comercio no mundo digital! As inscrições já estão disponíveis. Quanto antes trabalhador se inscrever, mais rápido a loja virtual será inaugurada e ele começa a vender”, ressaltou Jowbweth.

Para participar do processo de comercialização no campo digital é necessário fazer o cadastro no endereço link http://trabalho.ma.gov.br/Resolvi. Através do Instagram @resolvicomerciovirtual, Facebook e Twitter @somosresolvi, as pessoas podem acompanhar o andamento do projeto e obter informações iniciais sobe o assunto.

A iniciativa desenvolvida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do trabalho (Setres), tem o objetivo de promover a inserção de todo tipo de empreendimento maranhense no mercado virtual; e integra as ações desenvolvidas para minimizar os impactos causados pela Covid-19 aos trabalhadores maranhenses.

A plataforma vai permite que os consumidores encontrem os produtos e serviços disponíveis, e façam seus pedidos e compras. Dessa forma, a ‘ReSolVi’ vai fomentar a geração de renda entre os pequenos empreendimentos, e ao mesmo tempo, atender a demanda de consumo da população, principalmente neste momento de pandemia. O processo é totalmente gratuito e os lucros com a venda dos serviços e produtos serão exclusivamente do empreendedor.

Quem pode se inscrever na ReSolVi
Todos tipos de empreendimentos solidários e/ou familiares, microempreendedores, autônomos, prestadores de serviços e demais trabalhadores que atuam no setor formal ou informal da economia, em todo território maranhense podem usufruir da plataforma.

As Inscrições poderão ser feitas com Cadastro de Pessoa Jurídica ou Física – CNPJ ou CPF. A Secretaria do Trabalho vai auxiliar virtualmente o público, em caso dúvidas. Os inscritos serão avaliados para certificar aos consumidores a disposição dos produtos e serviços, e para classificá-los em categorias comerciais.

Depois que for validado, o empreendimento deverá ficar disponível na interface da ReSolVi para recebimento de pedidos e contratações. O projeto visa ainda, capacitações para qualificação da produção e atendimento, assim também como articulação e acesso à uma linha de crédito especial junto às instituições financeiras, para dar mais apoio e oportunidade de desenvolvimento a estes trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário