quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Valorização da cozinha regional maranhense foi tema durante a aula do programa social Formando e Cozinhando


Rafael Bruno, embaixador da gastronomia maranhense, foi o chef convidado desta vez 

A gastronomia maranhense é muito apreciada e tem um grande potencial turístico. Pensando nisso, o programa social Formando e Cozinhando, do Governo do Maranhão, incluiu em sua grade a disciplina “Cozinha Regional Maranhense I”. O Formando e Cozinhando acontece por meio das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Governo (Segov) e Cultura (Secma), através da Lei de Incentivo à Cultura. O programa oferece bolsa auxilio mensal no valor de R$ 500 para o acesso e permanência dos alunos nas atividades da ação.

A aula sobre “Cozinha Regional Maranhense I” foi ministrada pelo embaixador da gastronomia maranhense, Rafael Bruno, na terça-feira (26), nas dependências do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Gastronomia, localizado na Rua do Egito, no Centro Histórico de São Luís.

Os alunos aprenderam a fazer um menu completo com entrada, prato principal e sobremesa com ingredientes locais. Como entrada, o chef Rafael Bruno ensinou a fazer o catimbó do Codó que é um bolinho de fava recheado com batipuru e vinagrete de manga. O prato principal foi uma galinhada com pequi. Como sobremesa uma panna cotta de leite de coco babaçu com calda de flor de vinagreira.

O chef Rafael Bruno acredita que a aula sobre “Cozinha Regional Maranhense I” foi uma forma dos alunos conhecerem o potencial gastronômico maranhense, além de valorizar ingredientes locais.

“Os alunos aprenderam sobre a valorização da nossa cultura gastronômica. Durante a aula eles puderam perceber que podem se permitir e ousar nos sabores com os ingredientes. Para que exista valorização dos produtos maranhenses temos que conhece-los, além de conhecer o que se tem no quintal de casa ou o que temos ao redor, para despertar um outro olhar e valorizar esses ingredientes”, afirmou o chef Rafael Bruno.

Durante a aula, os alunos estudaram sobre a diversidade da cozinha maranhense e a influência dos árabes, africanos e portugueses na criação do arroz de cuxá, prato que representa o maranhense. O chef ainda apresentou as diversas formas de preparo da vinagreira. A bebida tiquira também foi destacada durante a aula como tradicionalmente maranhense e de influencia indígena. O coco babaçu, que é encontrado com abundância no Maranhão, recebeu um destaque especial, pois a partir dele é feito azeite, óleo, farinha, carvão, dentre outros produtos.

Marlúcia Silva Santos, aluna do Formando e Cozinhando, disse que não conhecia o hibisco, a flor da vinagreira, para ela a experiência de fazer parte do projeto está sendo enriquecedora, pois tem passado a conhecer novos pratos e novas formas de preparo.

“Este programa só veio agregar, porque está sendo gratificante aprender novas receitas e conhecer mais sobre a gastronomia do estado. Aqui tenho aprendido muito, hoje descobri que o hibisco na verdade é a flor da vinagreira. Tive a experiência de experimentar novos pratos, além de ter minha criatividade aflorada”, falou a estudante.

Os ingredientes utilizados durante as aulas do Formando e Cozinhando são frutos da agricultura familiar, por este motivo são orgânicos, agroflorestais e agroecológicos.

Próximas aulas

No sábado (30), os alunos do Formando e Cozinhando terão aula show com a chef Malu Mello. A chef tem como característica a cozinha afetiva e possui como conceito a agricultura familiar. Malu Mello é formada pela faculdade de gastronomia chancelada por Alain Ducasse, aprendeu culinária francesa com Laurent Suadeau e já trabalhou com grandes chefs como Felipe Bronze, Roberta Sudbrack e Bel Coelho. A aula começa às 8h, na sede do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Gastronomia, localizado na Rua do Egito, no Centro Histórico de São Luís.

No dia 12 de novembro, a parte dois da disciplina Cozinha Regional Maranhense será ministrada por Danilo Luiz, chef gourmet premiado com o segundo melhor PF do Brasil de 2014. No prato premiado foi usado característica regional do Maranhão. Também é chef responsável pelo restaurante Feijão de Corda e Flor de Vinagreira, que possui especialidade em cozinha regional maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário