Ação de enfrentamento à Covid foi implementada nas regiões Norte e Nordeste;
Companhia foi reconhecida na etapa regional do Prêmio Aberje 2021, promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
Dois cases de comunicação realizados pela VLI – companha logística que opera ferrovias, portos e terminais – foram vencedores na etapa regional do Prêmio Aberje 2021, considerado um dos maiores reconhecimentos do setor de Comunicação Empresarial do país. Entre as ações implementadas no Norte e Nordeste, na categoria Multipúblicos, que contempla cases focados tanto em público interno quanto externo, a VLI foi reconhecida pelo projeto “Cuidado com todos os públicos: enfrentando a Covid-19 em um setor que não pode parar”. Entre as ações realizadas em Minas Gerais e no Centro-Oeste, na categoria Ética, Integridade e Compliance, foi premiado o plano de ação da VLI denominado “Seja seu exemplo: uma reflexão sobre ética para todos”. Ambos os projetos laureados participam agora do Painel de Cases, que acontece entre 8 e 12 de novembro, para concorrer na fase nacional do Prêmio Aberje.
“Receber este duplo reconhecimento é muito gratificante para a VLI, pois ele trata de aspectos que são muito importantes para a companhia. O primeiro deles é em relação ao cuidado genuíno com as pessoas. O segundo, que a companhia segue comprometida com uma postura íntegra e correta. Nós nos alegramos por constatar que, durante todo esse período desafiador, fomos capazes de nos adaptar e nos reinventar, mas mantendo conosco os valores e o nosso desejo de transformar a logística do país”, afirma Rute Melo Araújo, diretora de Gente, Inovação e Sustentabilidade da VLI.
Suporte em meio à pandemia
Um grande plano de ações focado no cuidado das pessoas, segurança das operações e no apoio às comunidades e parceiros. O case “Cuidado com todos os públicos: enfrentando a Covid-19 em um setor que não pode parar” exemplifica como a companhia, que realiza um trabalho essencial transportando cargas gerais, orienta todos empregados e seus familiares, clientes, fornecedores, parceiros e a sociedade, desde o início da pandemia, até o momento
presente. Nas regiões Norte e Nordeste, foco da ação, a VLI opera três portos, dois terminais multimodais, mais de 1 mil km de ferrovias e conta com mais de 1.600 profissionais. De todos os planos contingenciais e preventivos implementados na história da empresa, estas regiões configuraram a operação de maior amplitude devido à urgência, uma vez que as Regiões Metropolitanas de Fortaleza e São Luís se tornaram algumas das primeiras localidades a decretarem lockdown de todo território nacional.
As operações portuárias no Complexo do Pecém, no Ceará, e no Terminal Portuário São Luís, no Maranhão, tornaram-se palco de um regime de trabalho especial criado pela VLI para proteger os profissionais e manter as atividades. As ações adotadas junto ao público externo complementaram uma comunicação 360º a fim de que uma mensagem única fosse ecoada por toda a sociedade demonstrando unidade e comprometimento com a manutenção de suas operações devido à sua importância como transporte de bens essenciais e seu compromisso com a superação de uma crise internacional.
Ética e transparência nos negócios
Em 22 de abril de 2021, a VLI assinou o Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção junto ao Instituto Ethos como forma de ter seu trabalho chancelado por uma referência nacional no assunto. Este importante passo integra uma jornada iniciada em 2014, quando a companhia passou a acelerar o desenvolvimento de ações e programas com o objetivo de consolidar a ética na rotina – não apenas no campo teórico – e ainda promover espaços de diálogo e reflexão que não ficassem restritos aos colaboradores da VLI.
A trajetória de implementação desta cultura é o foco do plano de ação “Seja seu exemplo: uma reflexão sobre ética para todos”, vencedor na etapa regional Minas Gerais e Centro-Oeste, na categoria Ética, Conformidade e Compliance, do Prêmio Aberje 2021. O objetivo primário da campanha foi despertar a atenção do público interno e ainda incluir outros interlocutores neste debate, com o intuito de gerar relevância e interesse, contando também com a participação externa.
O lançamento da campanha se deu em paralelo à apresentação do novo Código de Conduta da VLI, seguido por uma extensa programação de conteúdo e parcerias durante o Mês da Ética, celebrado em maio. Entre todos os impactos gerados por meio dos canais de comunicação, destaca-se a ativação de um ecossistema de clientes e parceiros em torno da esfera ética.
Para alcançar estes objetivos, a área de Comunicação Corporativa se dedicou à criação de uma campanha ampla capaz de aumentar a conscientização sobre a importância do comportamento ético entre todas as partes que se relacionam neste ecossistema, com visibilidade interna, externa e documental.
Sobre a VLI A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150
melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
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